Hiroshi Bogéa On line

Rios como ruas

A barcaça da foto fará primeira viagem experimental da
hidrovia do Tocantins agora em julho.

A consolidação da Hidrovia do Rio Tocantins até o final de 2008 é a meta do senador Carlos Patrocínio, secretário de Representação do Estado do Tocantins, que tem agendada para o final do mês de julho próximo a primeira viagem experimental de barcaça transportando grãos. Por e-mail, Patrocínio trocou figurinhas com o blog.

Autor de um projeto que obriga a construção de eclusas e escadas para peixes em rios navegáveis, o senador considera “crime” interromper o fluxo de navegação do rio Tocantins. O PL 3009/97, atualmente, tramita na Câmara Federal, com aprovação referendada pela Comissão de Viação e Transportes.

Duas secretarias (Representação e da Infra-Estrutura) criadas pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), especialmente pare este fim, dedicam-se a viabilizar a hidrovia. A viagem experimental de barcaças transportando grãos fará o trecho que vai de Miracema a Aguiarnópolis, numa extensão de 420 km naturalmente navegáveis. “Essa viagem tem o objetivo de fomentar um fato político para comprovarmos que a hidrovia é viável e necessária”, explica.

Sobre a evolução de construção de eclusas no Tocantins, o secretário de Representação constata a existencia de uma equipe de técnicos altamente preparados articulando a construção de passagens de níveis em seis usinas hidrelétricas, com recursos previstos no PAC. Uma delas, a de Lajeado, está com suas obras em execução, com dinheiro empenhado para 2008 da ordem de R$ 50 milhões.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *