Hiroshi Bogéa On line

Ribeirinhos de Almerim recebem capacitação

 

 

Com o objetivo de melhorar o uso dos recursos naturais com foco na preservação do meio ambiente, 30 ribeirinhos da comunidade Nova Arananduba, em Almeirim, receberam capacitação em gestão ambiental, em curso oferecido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

A capacitação é uma das metas previstas em convênio estabelecido com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Formada principalmente por extrativistas, a Nova Aramanduba, organizada em associação, é referência no município em produção de castanha-do-pará e açaí. As duas atividades, que constituem a base de renda das famílias, foram as principais abordagens da equipe técnica, com destaque para o manejo dos açaizais nativos e as boas práticas na coleta da castanha.

Mesmo com mercado garantido, a produção ainda depende em parte do atravessador para ser comercializada, o que provoca perda de até 30% no faturamento dos produtos. Na comunidade, a Emater incentiva ainda o uso dos sistemas agroflorestais, a captura de abelha nativa sem ferrão e o aproveitamento de outros recursos florestais não madeireiros, como óleo de copaíba, óleo de andiroba, coleta de sementes de cumaru, além do aproveitamento racional dos recursos de várzea, principalmente os campos naturais e os recursos pesqueiros.

Apesar da abundância dos produtos, os extrativistas usam recursos como os óleos apenas para o consumo próprio.

A ideia  é trabalhar projetos de financiamentos para a industrialização da produção, favorecendo a agregação de valor.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *