Hiroshi Bogéa On line

Quer emagrecer sem exercícios?

 

 

O sonho dos sedentários ganhou novo aliado. Um estudo publicado na revista científica Nature, em janeiro, sugere que é possível modificar a gordura corporal sem fazer exercício. Pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, isolaram em laboratório a irisina, hormônio naturalmente produzido pelas células musculares durante os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou pedalada. A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado, inclusive com efeito protetor contra o diabetes.

O segredo foi a conversão de gordura branca — aquela que estoca energia inerte e estraga nossa silhueta — em marrom. Mais comum em bebês, e praticamente inexistente em adultos, esse tipo de gordura serve para nos aquecer. E, nesse processo, gasta uma energia tremenda. Como efeito colateral, afinaria nossa silhueta.

A expectativa é que, se o hormônio funcionar da mesma forma em humanos, surja em breve um novo medicamento para emagrecer. Mas ele estaria longe de substituir por completo os benefícios da atividade física. “Possivelmente, existem muitos outros hormônios musculares liberados durante o exercício e ainda não descobertos”, diz o fisiologista Paul Coen, professor assistente da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. A irisina não fortalece os músculos, por exemplo. E para ficar com aquele tríceps de fazer inveja só o levantamento de controle remoto não daria conta.

Post de 

3 Comentários

  1. manoel veloso

    23 de abril de 2012 - 17:03 - 17:03
    Reply

    Caro Hiroshi,
    Nada substitui a atividade física e regramento alimentar para a perda de peso saudável. Toda vez que lançam medicações revolucionárias temos que ter cuidado. Em 2006-7 a febre era o rimonabanto ( Accomplia) que prometia acabar com a gordura abdominal: resultou em vários casos de depressão e até suicídios e acabou sendo retirado do mercado um ano depois. Toda a evolução é bem vinda, mas vamos ter cuidado com as promessas milagrosas, ok?

    • Hiroshi Bogéa

      23 de abril de 2012 - 21:10 - 21:10
      Reply

      Querido Manoel Veloso, palavra de quem entende do riscado. Cardiologista com uma série de especializações, é sempre aconselhável seguir sua orientação. Abs, amigo.

  2. Abigail

    21 de abril de 2012 - 20:37 - 20:37
    Reply

    Surpreenda-me…
    Todos os dias!!!
    Por favor!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *