Qual o melhor projeto para a VP-8?

Publicado em 11 de abril de 2011

 

Leitor Hudson Junior escreve fazendo a seguinte colocação:

Gostaria de sua opinião e dos leitores referente a “urnabização” de uma das avenidas mais nobres de Marabá, a VP08. Que obra mais mal feita, você já observou as placas de ENTRADA E SAÍDA que estão colocando nos “estacionamentos” centrais? Uma avenida tão oportuna para ser feita uma obra ao estilo Duque (Belém), fica o registro.

 

Abraços e parabéns pelo portal/blog!

 

Nota do Blog: a VP8, desde a gestão de Sebastião Miranda na prefeitura, tem merecido  críticas  por parte do blog.

Quando o ex-prefeito iniciou ao que chamou de “repaginação” da principal avenida da cidade, batizando-a de “Avenida Paulista de Marabá” cidade (obra que Tião deixou  resumida à colocação de uma horrorosa sequencia de barrotes de ferro para proteger a calçada da pista de pedestre da invasão de veículos)  , o blogger não se cansou de chamar a atenção à necessidade de fazer leitora inovadora da importância social e urbanística do corredor de tráfego.

Num dos posts produzidos em 2007, havia a seguinte observação:

“O blog sentiu falta da obra mais importante em sua repaginagem: o alargamento das duas pistas. Sem esse serviço, o poder público estará torrando dinheiro já que o Tião sabe muito bem da magnitude da VP-8 como espaço urbano de atração de negócios. Hoje, em determinado trecho dela, principalmente no horário do rush, a avenida é um inferno.

Não é engraçado engabelar a fé pública passando cosméticos pra inglês ver. É preciso dar conforto aos motoristas, usuários de ônibus, ciclistas e aos pedestres que transitam pela VP, e esse conforto chegará ali somente através do alargamento das pistas, com pavimentação e sinalização. O resto é perfumaria.

 

A gestão Maurino Magalhães avançou na concepção do projeto, disponibilizando áreas para estacionamento, sem, no entanto, produzir o que mais exige aquele eixo de intenso tráfego: o alargamento das duas pistas, como ocorreu na Duque, em Belém. 

Dentro de um ano,  principalmente diante da colocação mensal de cerca de 500 novos carros nas ruas da cidade (dados oficiais das concessionárias locais),  o crescimento de Marabá exigirá nova “repaginação”.

E, de repaginação em repaginação, os recursos públicos estão sendo torrados, sem planejamento racional.