PV de Marabá prepara programa de Governo

Publicado em 11 de janeiro de 2012

 

 

Em Marabá, a executiva municipal do Partido Verde formou comissão  para trabalhar uma proposta de Governo a ser discutida no seio da sociedade, destinada a orientar a candidatura a prefeito da legenda.

A proposta é estabelecer uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável de Marabá a partir da elaboração do plano de governo do pré-candidato Jorge Bichaara, médico e presidente da Fundação Zoobotânica de Marabá.”Nossa prioridade é estimular a sociedade, bem como os pré-candidatos a prefeito e a vereador praticar um novo modelo de desenvolvimento, que deve passar por dentro da cidade e dos distritos rurais. Afinal, é na cidade que se consome e que se cria”, explica Bichara.

A plataforma do PV deverá abordar diferentes áreas da gestão pública, em eixos temáticos, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

Jorge Bichara entende que o programa de governo deve disponibilizar espaço para a discussão do tipo de gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano. “Não é mais possível administrar Marabá sem concebê-la com o mínimo de organização urbana, priorizando a mobilidade,  segurança de pedestres e ciclistas, além de tornar menos violento e desorganizado o trànsito ”, explica.

Uma das ferramentas sugeridas para auxiliar o futuro candidato a prefeito do PV, é a criação de indicadores gerais que revelem se as ações, em um eventual governo, estarão gerando bons ou maus resultados. “Já existem cidades brasileiras administradas pelo PV que criaram esse sistema de indicadores para auxiliar no planejamento municipal, que constataram, anualmente, acidentes de moto gerando despesa de R$ 4 milhões aos cofres públicos. A partir deste levantamento, as prefeituras estão criando políticas públicas para reduzir este custo” -, explica Jorge Bichara.

Após a apresentação do programa, o PV solicitará aos pré-candidatos a vereador e aos representantes de entidades populares e lideranças comunitárias, assinatura de uma espécie de carta compromisso, para incluir a proposta no plano de governo municipal nas eleições de 2012. “É fundamental o planejamento, a consciência política, o cuidado com a natureza, o respeito pelas pessoas e começar a agir localmente visando o avanço global. É um compromisso que deve ser assumido por todos”, enfatiza Jorge Bichara.

Caso seja eleito, a carta compromisso exigirá do prefeito do PV a ampliação das áreas verdes, a erradicação da miséria e da pobreza na cidade e zona rural, além do avanço na participação da sociedade para que o município se torne uma das referências de cidade sustentável.

 

Haroldo Junior, presidente da OAB-Marabá e Jorge Bichara: ele integra a comissão que elabora Programa de Governo do PV.