Hiroshi Bogéa On line

“PT Pra Valer” ameaçado de implosão

 

Na noite de sexta-feira, 1,  comentarista anônimo acessou a caixinha de comentários do blog dando a dica: a corrente do “PT Pra Valer” de Marabá estaria em crise, envolvendo confronto direto da vereadora Toinha Carvalho (PT) com o ex-presidente da legenda no município, Luiz Carlos Pies, marido da deputada estadual Bernadete Caten (PT).

Durante todo o sábado, o poster procurou diversas pessoas ligadas a corrente petista, inclusive a própria vereadora.

Resultado: o blog descobriu que a tendência vive momentos de intensa efervescência, tendo como personagem principal dos descontentamentos, Luiz Carlos.

Toinha ainda não saiu do PT Pra Valer, como diz texto do comentarista, mas está se preparando para formalizar seu desligamento da tendência a qual ela ajudou a fundar.

Ainda hoje, aqui no blog, amplo post contado tudo o que está ocorrendo na corrente petista, onde Luiz Pies é descrito, pela maioria das pessoas ouvidas, como “ditador stalinsta”.

A coisa está feia.

Post de 

27 Comentários

  1. Anônimo

    9 de abril de 2011 - 06:53 - 6:53
    Reply

    Gostei da análise do anônimo das 22:58. Concordo em quase sua totalidade, não fosse a afirmação de que a família ten caten apoiou o Bressan, é sabido por todos do empenho, mesmo não podendo fazer abertamente por força da candidatura majoritária, da deputada Bernadete em favor da Toinha, sem falar da liberação, liberações, nomeações que somaram no processo por indicação da Toinha. Não fosse isso, assinaria vossa análise.
    Abçs.

  2. Anônimo

    6 de abril de 2011 - 01:31 - 1:31
    Reply

    Pela o amor de Deus… se nao fosse o grupo dos Jovens do PT que tem como um dos seus dirigentes o José Soares, a reunião do PT só teria dado Bresam e Luiz Carlos. E cade o grupo da ARCA??? só calados e com poucos participantes que so falaram quando ameaçado tirar suas morarias no terreno do incra onde ocupam indevidamente. A unica coisa que posso dizer é, Toinha força estou com vc e valeu quizomba…

  3. Anônimo

    6 de abril de 2011 - 01:20 - 1:20
    Reply

    Claro eles so querem dinheiro, todos os postes que falam da Arca grupo que pertence Marcelo e companhia so falam de dinheiro, falam que faltou dinheiro na campanha do Jandir em 2008, faltou dinheiro em 2010 na campanha do raimundo oliveira e agora so precisa de dinheiro para fazer vereador. claro que com 75mil reais eles compram 1500votos no dias das eleições e se elegem. Mas essa nao e a pratica do PT, ou e essa e nois não sabe? quero ver essa liderança na liberdade, pois o raimundo oliveira so teve 800votos em toda marabá e foi coordenado por esse grupo…

  4. Antonio Farias

    5 de abril de 2011 - 23:02 - 23:02
    Reply

    É isso ai Toinha, você está certa alguém precisa dar um basta nessas coisas do grupinho do Luis Carlos e dos puxa sacos dele. Ele tá fazendo muita besteira, se achando demais tá na hora do PT ter alguem de força e muita garra para recuperar a força do PT, estou com você…

  5. anonimo

    5 de abril de 2011 - 22:58 - 22:58
    Reply

    Analisando os comentários postados, o que eu vejo é que as pessoas ao fazer uma avaliação para um debate politico não pode ser tendencioso, mas sim coerente analisando as coisas corretamente para não falar besteiras como o comentarista anônimo das 15h22m, pois conhece a Toinha vê claramente sua postura responsável como militante de um partido politico de esquerda e agora no parlamento, o que ocorre não é um ATAQUE DE CONSCIENCIA, e sim uma postura ética com ideais partidários os quais defende. Já em relação ao que disse o anônimo das 20h17m, a Toinha conquistou sua vaga no parlamento, pela sua história politica e principalmente por um grupo que é formado por pessoas que comungam do pensamento socialista ético, pois é sabido que fortemente a família Ten Caten apoiou foi o Bressan. Então para finalizar, quem conhece a Toinha sabe que ela agrega as pessoas ao seu entorno pela sua ética e pela sua forma de trabalhar, não sou filiado do PT, mas quero só pedir um coisa, que a Toinha continue assim sendo esta mulher firme e trabalhadora que até hoje sempre deu valor aos seus ideais políticos.

  6. olhao

    5 de abril de 2011 - 14:20 - 14:20
    Reply

    concordo com o pardal muitos sao coeficiente eleitoral, mais na cabeça deles pessam q vao ser eleitos.
    sou do nucleo cidade nova, e nao sou do PT nao mais se este tal de marcelo sair candidato aqui ele faz muito voto, eu lembro q ele levou a campanha do jandir do incra nas costas em 2008 e o cara fez mais de 800 votos, muitos aqui na liberdade disem q se fosse ele o candidato teria fazido mais de 1000 votos, a familia dele e muito grande aqui e ele parece q e filho de marabá e da laranjeiras tem muitos amigos. e com tudo o povo da qui da baixada ja cansou de adelmo, ademar chefinho etc. se ele tiver um pouquinho de dinheiro pode chegar sim.

  7. pardal

    5 de abril de 2011 - 14:12 - 14:12
    Reply

    o anonino esta equivocado, na liberdade so via este pesoal fazendo campanha para o puty e raimundo oliveira. e esta lia e uma pessoa de associaçao de moradores, quem disse q isso da votos. e uma coitada politicamente, na hora os caras tiram os votos todos desse povo assim nao tem articulaçao politica algunha e so bla,bla,bla e nada mais, e o jose soares coitado deixa ele confiar em voto de pm, vai sair desepicionado a pm nao considera nem a familia deles.
    rapais quem disputa e este povo miquelito, vanda, ronaldos, adelmo, ademar de alencar etc. este caras compra os votos todos desses coitados ai como a lia, jose da ds, etc do PT OS QUE PODEM DISPUTAR COM ELES PELO PODER DE ARTICULAÇOES E FINANCEIRO QUE OS GRUPOS DELE PODEM CONSEQUIR SAO A TONINHA, BRESSAN, MARCELO, CIDINEY E VOU COLOCAR AQYUI O ZUCA TAMBEM, o resto e so coeficiente eleitoral.

  8. Anônimo

    5 de abril de 2011 - 13:23 - 13:23
    Reply

    Já avisaram para os eleitores e os partidos políticos que o PT vai eleger três?
    acorda alice………

  9. Anônimo

    5 de abril de 2011 - 11:55 - 11:55
    Reply

    creio que as eleições para vereadores do PT já esta definida. a toninha reeleita. O PT pra vale faz o Bressan e a terceira vaga fica com a democracia socialista (DS).

  10. Anônimo

    5 de abril de 2011 - 11:39 - 11:39
    Reply

    Acho o comentário do anomino acima e bastante coerrente, mas algumas coisas tem que se deixar claro. A expectativas de votos dessas novas lideranças estao bem inferiores da realidade. Ex. a do Ze Soares que tem o apoio da PM em Marabá, com isso conseguiu vários votos para o Poty e Ferreirinha junto com o apoio dos seus jovens. Já o pessoal dessa nova tendência acho que na verdade nao tem chance pois são poucos, e nao tem trabalho nenhum onde dizem que tem, como na liberdade e cidade nova pois sou desse bairro e so sei o que a Lia como liderança faz e nada mais.

  11. pardal

    5 de abril de 2011 - 10:34 - 10:34
    Reply

    olha vou diser uma coisa, o tempo do luiz carlos ja passou, ele consequi criar um monte de cobrinha agora vao engolir ele. rs rs, toninha tinha tudo para ser a nova liderança do pt em marabá mais acho q nao se afirma, estes outros candidatos ai q um anonimo cita poucos tem chances exemplos chavier nao passa de 800 votos e olhe la, tiao branco este vai cair em vista da eleiçao anterior por q nao tem mais o apoio da fetagri e mesmo assim iria ser um pessimo vereador nao sabe nem falar 500 votos para ele, o jose soares da ds vai suar muito com esta turma de meninos dele faz ums 400 votos, bressam ou diceu filho da bernadete um se elegem e um fica por q e a mesma base e o mesmo dinheiro da deputada e suas articulaçoes, cindy 200 votos, sidiney pode chegar ? , marcelo da turma do raimundo oliveira criaro mais uma tendencia interna no pt chamada (arca) este tem um estenço campo para correr atraz de votos a liberdade e nucleo cidade nova e se o grupo do raimundo arrumar dinheiro para campanha este tem chances de se eleger tambem, na logica do pt fazer 3 vereadores, o resto da turma, joao brasil, dorimar, zuca, etc este so para ajudar no coeficiente eleitoral. abraços de um bom analizador politico marabaense.

  12. bressan

    5 de abril de 2011 - 08:28 - 8:28
    Reply

    Caros leitores do animado Blog do hiroschi. Não se assustem com os boatos de inimigos do PT sobre implosões de tendências e do PT. O PT faz o debate dentro de suas instâncias e respeita as decisões de militantes optarem por mudar de tendência. O que deve ser respeitado são os princípios do PT, pois temos uma estatuto e um código de ética.

    Temos uma história junto a sociedade de Marabá na defesa da vida e dos direitos dos cidadãos. Vamos continuar fazendo a defesa deste município e respeitando a vontade do povo. Vamos continuar discutindo alianças conforme as resuluções do PT permitem. Não somos fechados como algumas pessoas querem. Sabemos das nossas forças e fraquezas. Neste sentido estamos buscando o melhor caminho para fortalecer o PT e nossa relação com a sociedade. As nossas brigas podem deixar com a gente. Continuaremos unidos buscando o melhor para o Partido e para a sociedade de Marabá. Abraços. Bressan
    .

  13. Anônimo

    5 de abril de 2011 - 04:11 - 4:11
    Reply

    Babado o Dorimar saiu da DS???? Mas… quem e Dorimar mesmo? e Tiao Branco? Zuca, bressan, Sindileia e outros mais??? O PT tem que mudar mesmo pois esses nomes nao tem chance nenhuma.

  14. Anônimo

    5 de abril de 2011 - 04:05 - 4:05
    Reply

    Se esse Zé Soares for do grupo que pedia voto para o Puty em Marabá, ele tem chance. Pois quem era Puty mesmo antes da campanha???? E o cara ainda conseguiu quase 2000 votos em Marabá. Ou foi muito dinheiro ou mutio suor na cara, pois isso nao tem condição.

  15. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 21:24 - 21:24
    Reply

    Geraldo? Você acha mesmo que o Luiz Carlos vai perder tempo em fazer auto-defesa, ainda mais para explicar o que? Prá quem?
    Realmente você é um tolo. Não conhece mesmo o LUIZ CARLOS PIES. Faço a defesa do Luiz e da Bernadete sem a permissão deles, mas simplesmente pelo fato de não aceitar injustiças, principalmente de quem jamais colaborou para construir um partido e um grupo político forte e enraizado socialmente nas lutas do povo como tem sido o PT PRA VALER no Sul e Sudeste do Pará.
    Falo anonimamente por que posso fazer afirmações que conheço sem precisar me identificar-se.
    Em relação a decisão do vereadora Toinha, ainda acho que deva ser refletida melhor. O problema é que todos tem muitos interesses, portanto não existe anjos nesse debate. Principalmente em relação ao INCRA de Marabá. Quem é a pessoa que a Toinha defende de unhas e dentes para a Superintendência do Órgão? Não vou dizer quem, mas vale a pena refletir…….
    Abraços.

  16. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 17:03 - 17:03
    Reply

    Eu voto na renovação do PT por isso estou com os jovens da DS, Vai Zé Soares… a Câmara de vereadores te espera…

  17. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 13:43 - 13:43
    Reply

    concordo. Canonização ao Luis Carlos, Igreja, altar… Que tal um feriado!

    De santo nessa história só a minha paciência!

  18. Geraldo Abicail

    4 de abril de 2011 - 02:21 - 2:21
    Reply

    Vendo o anonimo (LC) falar, me ocorreu uma ideia: vamos propor a canonizaçao do homem? É um dissimulado esse cara, até onde vai a maldade dessa cobra peconhenta?

  19. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 01:40 - 1:40
    Reply

    Dos citados, acho que o PT faz tres vereadores, a Toninha se reelege, o Bressan pelo o apoio da Bernadete e do Luiz Carlos, e a terceira vaga fica com a DS que se souber fazer os trabalho certo fica com a terceira vaga.

  20. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 01:36 - 1:36
    Reply

    Já foi dada a largada do partidos dos trabalhadores de marabá para as eleições municipais de 2012. As tendências estão se reunindo para que no dia 05 de abril na cabanagem às 15 horas, seja discutido o rumo do PT em Marabá.
    Na ocasião, os dirigentes do partido terão, entre outros temas, definir ou não o apoio ao governo Maurino Magalhães. Este sendo o tema principal do encontro e que poderá mudar os rumos da disputa eleitoral de 2012. ( só para esclarecer, esse foi o tema que afastou a Vereadora Toninha da Tendência PT/pra valer).
    Vão ser indicados também, os nomes dos pré-candidatos a vereadores de suas respectivas tendências. Alguns já podemos citar:
    Bressan PT/Pra valer ( Presidente do Partido em Marabá, e com um Bom numero de votos nas eleições municipal passada).
    Luiz Carlos PT/Pra valer( o atual administrador do INCRA de Marabá e Marido da deputada Bernadete)
    Demerval Bento, DS ( Sindicato da Saúde de Marabá e vice presidente do PT em Marabá).
    José Soares, Juventude da DS (Dirigente do Kizomba em marabá, grupo que deu mais de 1800votos para o Puty na cidade, e é a grande esperança da policia militar em ter um representante na câmara legislativa).
    Tião Branco PT/Pra Valer( Bem votado nas eleições passadas pela AS e agora se aventura pelo PT/Pra Valer).
    Dorimar, AS ( decepcionado com o pouco mais de 300 votos nas eleições passada pela DS, tenta um lugar na câmara outra vez agora pela Articulação Socialista).
    Marcelo ARCA ( grupo dissidente do PT/Pra Valer articulador da campanha do Raimundo Oliveira em Marabá que teve vários problemas de organização).
    Toninha, Sem tendência ( Vereadora eleita nas ultimas eleições, vai tentar a reeleição sem o apoio do PT/Pra Valer).
    ZuCa, AS ( Futuro coordenador do IBAMA de Marabá , com o apoio do Deputado Federal Miriquinho).
    Sidiney, Unidade ( Mesmo com o grande numero de votos nas eleições passadas vem tendo muito problemas na gestão do sindicato dos transporte que preside).
    Sindileia PT/Pra Valer ( Assessora do Dep. Zé Geraldo em Marabá, e tem expectativa de ser bem votada nessa eleições).
    Ademir Martins DS ( Ex- vereador em Marabá e tenta retornar a cidade para ocupar uma vaga na câmara municipal).
    A reunião também discutirá a data para comemoração dos 31 anos do PT, que ocorrerá no dia 30 de abril de 2011 na UFPA Campus I.

  21. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 01:31 - 1:31
    Reply

    O problema do PT de Marabá, foi a centralização do poder ocorrido nos últimos anos. e hoje tá ai… O PT nao tem nome para lança a vereador e muito menos a prefeito… Na minha opinião o Pt deve construir novos quadros, para que o povo Marabaense possa voltar a acreditar nesse partido.
    No PT pra Valer temos o Bressan, Na DS uma juventude boa, na AS um grupo sindical bastante forte. Entao e trabalhar e não se perder como fez Bernadete e Luiz Carlos.

  22. Anônimo

    4 de abril de 2011 - 01:28 - 1:28
    Reply

    Pauliha!!! Como são as coisas!!

    Bem! Que o Luiz não tem o carisma popular que a Bernate tem, não é novidade para ninguém! Que o Luiz é trator para encaminhar definições políticas, muitas vezes arcando com as consequências por acertos e erros, também não é novidade nem para o menos avisado. Mas imbecil, oportunista e grosso,´pra mim é novidade e muitos outros que conviveram ou convivem com ele. Luiz na verdade é uma pessoa de fácil acesso, articulador e um excelente estrategista político. É daqueles que visualiza 20 anos a frente nos encaminhamentos do dia-a-dia.

    Se ser imbecil é ter tido a capacidade de construir, juntamente com tantos outros militantes históricos, um partido num município com características antagônicas ao seu projeto, como no caso de Marabá; É ter se dedicado quando não mais de 100% do seu tempo para construir o pt em todo o sul e sudeste do Pará para alcançar os níveis que chegou com grandes dirigentes forjados nas lutas por mais políticas públicas na região; É ter sido, “sem carisma”, vereador em Marabá, candidato a vice prefeito em 1988 e 2004; É ter eleito a mulher, claro essa com muito carisma, Bernadete Vereadora de Marabá, deputada eleita e reeleita, sempre entre os mais votados do pt – na primeira a mais votada – e, ainda foi candidata a deputada em 2006 ficando na primeira suplência e candidata a prefeita de Marabá em 2008. Se tudo isso e ,uito mais for sinônimo de imbecilidade, pra onde vamos?

    O “PT PRA VALER” ´vai continuar muito forte enquanto tendência interno no PT, em especial no sudeste e sul do Pará, mesmo com algumas baixas inevitáveis. Espero que a companheira Toinha reflita um pouco sobre seu posicionamento e decida continuar no grupo, também é peça fndamental e importante pro pt pra valer em Marabá e região. É só não se deixar contaminar por discursos radicais e direcionados a achar culpado a todo custo.

    Um abraço.

  23. Paula Rodrigues

    3 de abril de 2011 - 20:46 - 20:46
    Reply

    Esse Luis Carlos é um oportunista imbecil, que vive na sombra da mulher. Trata mal os eleitores e quem trabalha na campanha eleitoral de Bernadete. É mal educado, grosso e nunca vai ganhar eleição, pois, não tem carisma e a aprovação da população de Marabá.

  24. Anonimo

    3 de abril de 2011 - 20:17 - 20:17
    Reply

    O grande problema do PT em Marabá é a falta de unidade interna. No entanto, até o momento, a liderança que ainda consegue agregar a maioria das lideranças é a Bernadete.
    Agora, quando conseguir acertar com uma liderança que consiga agregar as lideranças do partido e de fora do partido, vai ser muito dificil perder o poder pois o PT faz a diferença onde governa, exceto com o governo da Ana Julia, que o proprio partido ja reconheceu publicamente que nunca servira de exemplo.

  25. Anonimo

    3 de abril de 2011 - 20:13 - 20:13
    Reply

    A toinha sem o apoio da Bernadete tem grande chance de não se reeleger nas proximas eleições.
    Acho que o PT faz dois vereadores nas proximas eleições. Um, provavelmente ligado ao grupo da bernadete, talvez o Bressan. O Tião da fetagre tem um pouco de chance. O outro deve ser ligado ao grupo da AS, Zuca ou outro. A toinha além ser queimada com o caso da Elka e de ser muito polemica, perderá agora o apoio da Bernadete e do Zé Geraldo.

  26. Anônimo

    3 de abril de 2011 - 17:36 - 17:36
    Reply

    O anônimo das 15:22, realmente tem que continuar no anonimato pois não fala coisa com coisa, além do mais se refere a fatos ocorridos analisando-os equivocadamente opostos.

    Quem não conhece a história da tendência interna no PT chamada de “PT PRA VALER”, não pode opinar sobre seu funcionamento e seus dirigentes, principalmente históricos como o Luiz Carlos e a Bernadete. Pelo contrário, o PT PRA VALER está mais fortalecido na região, principalmente em torno dos mandatos da dep. Bernadete e Zé Geraldo.

    Aos que questionam a postura desses companheiros, onde estavam no início da década de 80 e décadas posteriores? Muitos, talvez alguns, ainda não tinham sequer nascidos pra vida, quanto mais politicamente. Aos que questionam internamente, o que tem feito para colaborar com o crescimento e fortalecimento do PT em Marabá e região? Estão preocupados com a estruturação, organicidade e viabilidade política do partido ou estão preocupados com projetos pessoais usando o partido como trampolim?

    Além da candidatura a reeleição ou prefeita da companheira Toinha, quais são as outras candidaturas a vereadores (as) ou majoritárias que o grupo aliado da vereadora está construindo para viabilizar a eleição proporcional do partido ao legislativo municipal? Qual é memo a estratégia política do grupo para fortalecer o partido e tirar do marasmo tão questionado?

    Pelo contrário do exposto, imagino que os questionadores estão mesmo é preocupados com o reforço político ganho pela região e o pt somente com o retorno do Luiz Carlos ao debate local. Quem questiona tem que mostrar o que tem feito para ser melhorar ou apresentar alternativas, não basta reclamar e achar que o outro manipula, é preciso agir e fazer algo mais concreto para se tornar dirigente e liderança.

    Essa história de que o Luiz Carlos é ditador é conversa fiada! A diferença é a seguindo: O que deve ser feito urgente, para muitos, principalmente os que reclamam, pode ser feito depois. Para o Luiz Carlos tem que ser feito hoje, não pode ficar para amanhã, como os demais não tem essa preocupação, o Luiz encaminha e toca o debate, os demais vem a reboque, acabam não gostando, muitos até gostam, pois assim não assumem o que dar errado, apenas o que der certo.

    Que m… foram espalhadas na gestão do INCRA no período em que a Bernadete esteve a frente do órgão? Ter criado o maior número de assentamentos na região? Ter descentralizado as gestões regionais do INCRA? Ter democratizado a discussão do orçamento do INCRA, permitindo a participação do movimento social através de suas representações: federações, sindicatos, cooperativas e associações, garantindo a transparências necessária para uma grande gestão? Ter lutado incansavelmente junto ao INCRA nacional para ampliar recursos orçamentários para cumprir metas estabelecidas para atender a tamanha demanda reprimenta e exigida pelos trabalhadores e compromissos de LULA?
    Só quem não conhece ou tem inveja, fechar os olhos para tantos avanços. Mas, para alguns, a preferência são os por menores, e em análise equivocada pode ser prioridade no debate!

    Parabéns pelo debate.

  27. Anônimo

    3 de abril de 2011 - 15:22 - 15:22
    Reply

    O PT em Marabá.

    Nem mesmo quando o partido era avaliado como grande portador de esperança para gestões públicas mais participativas e democráticas… o PT em Marabá teve a aprovação da população. Quais seriam as causas dessa regeição? Afirmo que é o modo de gestão interna impresso por Luis Carlos e Bernadete é resultado disso. É lamentável pois ambos e seus seguidores entre eles TOINHA (que agora deu pra ter publicamente um ataque de consciência. Me poupe) sempre estiveram envolvidos em episódios que boa parte da população desaprova (é bom lembrar que entre essa população estão até mesmo filiados e simpatizantes do PT) Pode se confirmar isso lembrando como se comportaram Luis carlos e Bernadete em muitos momentos da história recente de Marabá:
    i) Na disputa pela coordenação do campus da UFPA a uns 10 anos e depois disso o PT perdeu o apoio de professores dessa instituição que todos sabemos são formadores de opiniões;
    ii) Na definição de quem ocuparia o cargo de gestor do INCRA no início do governo Lula (ah nessa Luis carlos aprontou mesmo e declarou a perda do apoio de praticamente todas as lideranças dos agricultores..)
    iii) Na campanha com Asdrubal (ixe dessa eles sairam acabados…)
    iv) E a gestão da Bernadete frente ao INCRA (Muita gente sabe das M que foram espalhadas nesse periodo em toda a área de abrangencia da SR 27).

    Que um partido não é uma legião de anjos. Todo mundo tem certeza, mas dai a mante-lo no poder desse grupo do PT pra valer é uma escolha sem futuro…

    E então é isso. Esse grupo se explodir seria um ganho e tanto. Claro que ver o PT na prefeitura de Marabá é algo pra daqui sei lá 20 anos. Mas enquanto esse grupo de manter no poder nem mesmo pode-se ter essa previsão para a o proximo século. É simples Luis carlos e Bernadete não agregam ninguém. Então como explicar os votos da bernadete para deputada. Simples acesse o portal uol que prova que ela abusa do poder economico.

    Equação simples …. compra de voto, favores, cargos públicos…
    É essa a politica desse grupo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *