A data final da campanha contra a gripe foi prorrogada para dia 23 de maio, quem informa, em nota,  é a prefeitura de Marabá, a partir dos dados apurados até a manhã desta segunda-feira (19), dando conta queo Município já conseguiu ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, no que se refere à cobertura vacinal.

Ao todo foram aplicadas 39.655 doses da vacina, incluindo aquelas oferecidas aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Entre os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários, a cobertura vacinal ultrapassou a meta de 80%. Foram imunizadas 16.257 crianças maiores de 2 meses e menores de 4 anos; 3.089 trabalhadores da saúde; 3.110 gestantes; 725 puérperas; 2 indígenas e 12.497 idosos, totalizando 35.680 doses, equivalente a 81,64% do público-alvo estimado em 43.704 pessoas.

Além disso, foram vacinadas 3.975 pessoas portadoras de doenças crônicas, o que eleva o número de doses aplicadas para 39.655. Apesar de não integrarem, inicialmente, os grupos preferenciais estabelecidos, a vacinação desse pessoal obedece à recomendação do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Marabá informa que esses números podem sofrer alterações, uma vez que ainda estão sendo inseridos os relatórios de diversos pontos de vacinação estabelecidos em todo o Município, em especial, na área rural.

A Prefeitura de Marabá reitera o apelo para que todos aqueles que integram os grupos preferenciais para receber a vacina procurem as Unidades Básicas de Saúde do Município para que possam ser imunizados. A vacina é gratuita e não tem contra-indicações.