Procurador-geral do Estado toma posse em sessão solene transmitida virtualmente

Publicado em 12 de abril de 2021

O  promotor de justiça César Bechara Nader Mattar Júnior assumirá nesta segunda-feira, 12, o cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Pará (MPPA) pelos próximos dois anos.

Ele foi o candidato mais votado pela classe, com 201 votos, na eleição interna ocorrida no dia 4 de dezembro de 2020, para formação de lista tríplice encaminhada ao governador.

César Mattar Jr. tem 52 anos, é casado e tem dois filhos

Uma das propostas de gestão do procurador-geral Cesar Mattar Jr é fortalecer as Promotorias Agrárias e Fundiárias do MPPA. Isso vai ocorrer por meio da instalação das Câmaras de Resolução de Conflitos Agrários já existentes e a implementação das Promotorias de Justiça Regionais Ambientais.

Outro foco da gestão é a estruturação das Promotorias localizadas no interior do estado. Apesar das limitações orçamentárias impostas pela pandemia de covid-19, o objetivo é continuar trabalhando na estruturação das mesmas a fim de manter o serviço de excelência institucional.

Cesar Mattar Jr também tem como plano de gestão fomentar a autocomposição no Ministério Público do Pará, que consiste num método de resolução de conflitos cujo foco é a tentativa de acordos antes de optar pela judicialização. A instituição já possui um Núcleo Permanente de Incentivo a Autocomposição (Nupeia) e a ideia é expandir as ações desse núcleo para outras regiões do estado.

Cesar Mattar também está ampliando a presença feminina em cargos de liderança no MPPA. Pela primeira vez, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) será comandado por uma mulher, a promotora de Justiça Ana Maria Magalhães de Carvalho que atualmente é promotora de Mosqueiro.

A cerimônia virtual ocorreu na manhã desta segunda-feira, 12, em razão da pandemia do novo coronavírus com transmissão ao vivo pelo canal do MPPA no Youtube.