Prefeitura implanta ciclofaixa na Velha Marabá

Publicado em 17 de abril de 2014

 

Ciclovia

Após processo de revitalização e recapeamento na entrada do núcleo Marabá Pioneira, chegou a vez da sinalização entrar em ação. Pensando na segurança do ciclistas, a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Viação e Obras Públicas (Sevop) e Segurança Institucional (SMSI), entrega esta semana a primeira ciclofaixa de Marabá.

A separação e demarcação de parte da pista de rolamento foi destinada à circulação exclusiva de bicicletas, que tem como objetivo proteger o ciclista do tráfego rápido e intenso de veículos automotores.

“A ciclofaixa ainda não está pronta, necessitamos apenas sinalizar e regulamentar o local adequadamente. Com a revitalização da Marabá Pioneira, ainda fazer várias adequações, como modificações de calcadas, por exemplo”, disse Wender Morais, responsável pela sinalização do local.

Bambuzal 2

Morais ainda ressaltou que os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores conforme art. 29 parágrafo 2 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como o condutor deverá atentar-se à Lei que exige distância mínima de 1,5m na ultrapassagem de bicicleta, no qual recaí infração média, além da penalidade de multa.

Os condutores de veículos deverão obedecer ao art. 193 do CTB onde é expressamente proibido “Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos”, quem desrespeitar as regras cometerá infração gravíssima, além da aplicação da multa correspondente à R$ 574, 62.

Texto: Andréia Melo – Ascom/SMSI