Prefeitura esclarece falta de energia no HMM

Publicado em 3 de setembro de 2014

 

Nota  Esclarecimento, enviado pela Secretaria de Saúde de Marabá,  com pedido de publicação, esclarece os motivos da falta de energia no Hospital Municipal:

———————–

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Sobre a falta de energia no Hospital Municipal de Marabá, na tarde de segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

1. Ao contrário do que foi noticiado, o HMM possui um gerador para suprir o fornecimento de eletricidade quando o sistema da Celpa apresenta alguma falha.

2. A suspensão da eletricidade, que perdurou duas horas, ocorreu por causa da troca dos cabos do gerador. A manutenção era extremamente necessária, já que o cabeamento antigo não suportava a carga necessária ao funcionamento do Hospital.

3. Como os cabos são interligados nas caixas de eletricidade do Hospital, havia a necessidade de desligar também a energia fornecida pela Celpa, por questões de segurança.

4. Todas as cirurgias e demais procedimentos que dependiam diretamente do sistema elétrico foram feitos antes do desligamento, de forma que a falta de eletricidade não trouxe risco algum para os pacientes daquela unidade.

5. A Secretaria tem ciência dos transtornos causados pela manutenção do gerador, mas reafirma que isso era necessário, justamente para evitar que o sistema pudesse falhar de forma inesperada e, aí sim, trazer riscos desnecessários para as pessoas.

 

Marabá (PA), 2 de setembro de 2014.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARABÁ