Nessa segunda-feira, 22, prefeito João Salame esteve em Goiânia, acompanhando de a comissão de vereadores e sindicalistas, para verificar como se deu e quais o resultado do processo de terceirização do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).
Comitiva do prefeito conversou com autoridades, médicos, enfermeiros, usuários e sindicalistas, buscando entender como se deu a melhora no atendimento e o custo dos benefícios conquistados.
Em Goiânia, conforme conta o próprio prefeito em seus perfis das redes sociais, “colhemos importantes informações da gestão hospitalar a partir de Organizações Sociais”.
Blog reproduz as postagens de Salame, agora há pouco no Facebook e Twitter:
“O Hospital de Urgências de Goiânia, que visitamos, sofreu uma impressionante transformação para melhor. Com aumento de leitos e UTIs.
O mais importante, no entanto, é a aprovação da população. Mais de 75% de aprovação em pesquisa feita ppr instituto sério.
Para quem não sabe, o HUGO estava à beira da falência. Os funcionários desestimulados e a população descontente. A mudança foi pra melhor.
Hoje estivemos em Senador Canedo, a convite do prefeito Misael. Lá se pratica a melhor saúde pública de Goiás, com foco na atenção básica.
Fiquei muito impressionado em Sen. Canedo com a organização do almoxarifado, a UPA e o serviço de entrega de medicamentos nos domicílios.
Vamos.mandar técnicos da nossa secretaria de Saúde para Senador Canedo para adaptarmos o que vimos de melhor à nossa realidade.
Um dos projetos que vamos trabalhar para implantar logo é a de entrega de medicamentos em casa para usuários cadastrados.
Devemos visitar ainda Paragominas, Salvador e a baixada Santista, onde existem experiências positivas de saúde pública. Temos que aprender.
Não vamos medir esforços para melhorar a saúde pública em Marabá. Vamos atrás de todas as experiências positivas. Sem preconceitos.
Hoje a tarde eu, os vereadores e secretários visitamos também o Terminal de Passageiros de Anápolis. Ideia que pretendemos levar para Marabá
O Terminal de Integração diminuiu o percurso dos ônibus, facilitou a vida da população e diminuiu custo da passagem. Ideia que vamos abraçar.
Nesse momento participo em Brasília do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável promovido pela Frente Nacional de Prefeitos.
A presidente Dilma Roussef está presente e vai falar daqui a pouco.
A presidente Dilma Roussef está presente e vai falar daqui a pouco. Acabou de falar o presidente da FNP, o prefeito de Vitória João Coser
O plenário está lotado de prefeitos e ministros. Amanhã vou participar de duas mesas como debatedor. Uma honra ter sido escolhido pela FNP.
No Encontro de prefeitos encontrei com o ministro da Saúde Alexandre Padilha. Me abraçou efusivamente e mandou marcar uma audiência pra nós.
Depois dessa peregrinação vamos conversar com o ministro Padilha pra obter apoio para as mudanças que vamos fazer na saúde pública de Marabá.
Amanhã à noite (quarta-feira) já marquei audiência com Olavo Noleto,dos assuntos federativos,o ministro dos prefeitos. Vamos atrás de recursos para Marabá.
Na sexta, com lideranças indígenas, estaremos reunidos com o presidente da Eletronorte para tratar da implantação da hidrelétrica de Marabá.
Com o ex-dep. Paulo Rocha, estarei fazendo gestão no Dnit para liberar recursos para manutenção da Transamazônica no trecho urbano de Marabá”
Func.HMM
24 de abril de 2013 - 18:50Em Senador Canedo,a atenção básica funciona e existem as UPAS que funcionam 24 horas ai fica fácil administrar um Hospital que só atende casos que requer internação.Aqui em Marabá não tem nada disso e tudo vai para o HMM,os postos além de só funcionar de segunda a sexta,difícilmente tem Médico e a atenção básica praticamente nem existe,mais vamos ver no que isso vai dar,e torcer para que isso não se torne um fracasso de sua gestão,eu sinceramente espero que resolva o problema,porém a terceirização é o mesmo que assumir que a administração pública não tem competência de prestar um bom serviço a população.
Adevaldo Araujo
24 de abril de 2013 - 16:54Bela iniciativa..
essa comitiva não ta muito grande não?
pedrolima
24 de abril de 2013 - 13:26Boa tarde gostei da informação de terceirização. Agora tenho duvida, como fica o pessoal concursado? porque eles vão ter que sair. Podem ser removido para outras secretarias?