Prefeito saúda trabalhadores marabaenses

Publicado em 1 de maio de 2014

 

 

O prefeito de Marabá, João Salame Neto, divulgou  nota oficial na qual parabeniza os trabalhadores marabaenses pelo dia 1º de Maio.

 

A seguir a íntegra da nota de João Salame.

 

Nota Oficial – Dia do Trabalhador

 

É com grande satisfação que saúdo os trabalhadores e trabalhadoras de Marabá neste 1º de Maio, um dia muito especial para todos aqueles que fazem parte das lutas sociais e que acreditam que a transformação da sociedade será sempre o resultado de nosso engajamento nessas lutas.

Muita coisa mudou desde o dia 1º de Maio de 1886, em Chicago, quando milhares de trabalhadores ocuparam ruas e praças para protestar contra as precárias condições de trabalho a que eram submetidos. Os ousados manifestantes de então, mesmo diante de violenta reação, lançaram a semente da mudança que se espalhou por muitos países, incluindo o Brasil.

Hoje, o Brasil respira democracia e a relação Capital-Trabalho evoluiu muito. Através de negociações os trabalhadores tentam garantir e ampliar seus direitos. Para nós, que vivemos sob a asa negra da Ditadura Militar e que a derrotamos, é recompensador presenciar esta evolução.

Aqui em Marabá, apesar das grandes dificuldades que enfrentei no aspecto das finanças públicas fortemente abaladas, desde o primeiro dia de governo determinei que a relação entre a Administração Municipal e os sindicatos que representam os servidores públicos fosse baseada na negociação permanente e no respeito recíproco.

Nem poderia ser diferente. Minha história na política começou no movimento sindical, atuando na Central Única dos Trabalhadores e aprendi a fazer política na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores. Por muitas vezes estive nas passeatas e comícios do 1º de Maio nos quais pedíamos por democracia e liberdade.

Enquanto prefeito de Marabá, com diálogo ininterrupto, consegui garantir o pagamento de salários e vantagens que foram deixados atrasados pela gestão anterior, além de oferecer reajustes para diversas categorias. Marabá receberá também novas escolas e creches e muitas outras estão sendo reformadas, uma forma de melhorar as condições de trabalho e garantir serviços mais eficientes à população.

A infraestrutura da cidade vai melhorar muito com as obras de saneamento e asfalto, entre elas as Grotas Criminosa e do Aeroporto. Essas ações, além de gerarem empregos diretos, tornam Marabá ainda mais atraente para diversas empresas que pretendem se instalar aqui.

Entendo que, mesmo diante dos grandes desafios que temos pela frente, muito há para comemorar neste Dia do Trabalhador em Marabá. Sei que o rumo escolhido é o correto, sendo criterioso na aplicação dos recursos públicos e respeitando os movimentos sociais buscando, através da negociação, apontar soluções capazes de atender aos interesses da Administração Municipal e dos servidores, estando sempre disposto a mediar com prudência eventuais conflitos de interesses. Sou otimista por natureza e confio que havendo parceria verdadeira entre Governo e Sociedade será possível a construção de uma cidade melhor, mais bonita, mais humana, que cuide cada vez mais daqueles mais humildes e necessitados.

Assim, desejo a todos os trabalhadores e trabalhadoras de Marabá, um feliz 1º de Maio e muitas vitórias nas lutas que, juntos, haveremos de travar.

 

Marabá (PA), 1º de maio de 2014

João Salame Neto