População de Canaã dos Carajás se reúne em praça pública para denunciar o prefeito Anuar Alves da Silva (PDT) por tentativa de venda dos créditos da CEFEM (royalties), pagos pela Vale à prefeitura, pela exploração de jazidas de cobre no território municipal. Mais de três mil pessoas engrossaram o berro contra o desastrado prefeito.
Manifestação ocorreu à noite desse domingo, 30.
Pressão dos oradores, de cima de um palanque, foi para que a Câmara Municipal revogue o ato de autorização de venda dos créditos aprovado pelos vereadores, cuja licitação foi marcada para o dia 8 de setembro.
A Associação Comercial de Canaã realiza nesta quinta-feira, 3, ato de protesto, com a convocação de fechamento dos estabelecimentos comericiais. Em outra frente, a população acompanhará as sessões da Câmara Municipal e um grupo foi encarregado de organizar a interdição da estrada que liga a sede do município ao Projeto Sossego, da Vale.
Durante o ato público de ontem, o ex-deputado Paulo Dutra foi agredido, supostamente, por seguranças do prefeito Anuar Silva, o popular “Sô”.
Pela agressão, são acusados um sub-tenente conhecido por Gonçalves, Durval Negão, João do Clodoaldo,além de um segurança do diretor do Serviço Autônomo de Água de Canaã, Dermivaldo Pingo.
Anonymous
25 de setembro de 2009 - 21:34Ainda bem que vim embora pra São Felix do Xingu, aqui o prefeito só quer vender uma praça por R$5.000.000.00 ele é mais modesto o pobrezinho!!!!!!
Anonymous
6 de setembro de 2009 - 22:44É VERDADE QUE NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ACONTECE DE UM PREFEITO QUERER EMPRESTIMO OU PRIVATIZAR ALGUMA COISA, MAS O INCOMUM NESTE CASO É QUE O ANUAR ESTÁ PARA PERDER O MANDATO A QUALQUER MOMENTO DEVIDO A UM PROCESSO QUE CORRE NO TSE, QUE JA TEVE ATÉ PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO FAVORÁVEL À CASSASSÃO DO MESMO. SERÁ Q NAO É MELHOR ESPERAR PREFEITO?
Anonymous
4 de setembro de 2009 - 02:32Caro, HB!
Canaã dos Carajás parou na tarde desta quinta-feira (3). O comércio fechou, o policiamento foi reforçado com policiais de Parauapebas, tudo isso, para que a população podesse acompanhar a sessão da Câmara Municipal, que votava a revogação da Lei Municipal 212/2009, que autorizava a prefeito Anuar Alves da Silva (PDT), vender os créditos da CEFEM (royaltes). Após duas horas de acalorados debates, os nobres edis canaenses, revogaram por unanimidade a referida lei. Agora, já se comenta na cidade, que a nova investida da turma do Anuarinho, será a privatização do Sistema de Agua e Esgoto Municipal, que teve toda sua infra-estrutura implantada pela empresa Vale, algo em torno de R$50.000.000,00 (cinquenta milhoes de reias)e sem nenhum centavo de contra partida da prefeitura. É, Bogea, essa gente não toma jeito.
Anonymous
2 de setembro de 2009 - 11:42Se os capangas do Coronel SÔ bateram no Paulo Dutra que é ex Deputado estadual e pai de Juiz, imagine do eles são capazes de fazer com o povo mais humilde. Acho que vou voltar pro meu Goias.
Arimateia
Anonymous
1 de setembro de 2009 - 19:13Então o capangas do Coronel Anuar são brabo mesmo, porque bater em um chefe de pistolagem é muito arriscado. ou esse comentário que o homem era chefe de pistolagem é para mascarar o verdadeiro ato de covardia desse governo que bate em professor.
Ei, coronelismo já era venha pro dialogo que a população de Canaa é de PAZ os unicos violentoss são os asseclas do AnuaReizinho.
Solon.
Anonymous
1 de setembro de 2009 - 10:26Paulo Dutra é o mesmo Paulinho,ex-deputado estadual, que comandava pistolagem em Xinguara na década de oitenta.
Anonymous
1 de setembro de 2009 - 02:22Canaa ta uma verdadeira cidade sem lei,os capangas do coronel Anuar comentam que os proximos levarem uma sova será Joatan (secretario do PMDB), Emerson proprietario da farmacia borges e Furica proprietario da Carajas Celular os mesmos estão marcados por serem partidario do ex prefeito Ribita.
Observador
Hiroshi Bogéa
31 de agosto de 2009 - 21:56Manda para hiroshyb@gmail.com
Anonymous
31 de agosto de 2009 - 21:01prefeito manda agredir empresários manifestantes
Paulo Dutra, empresário 54 anos, estava fazendo parte da manifestação na praça da bíblia em Canaã neste ultimo domingo e no termino do protesto saiu em direção ao seu carro que estava estacionando em uma rua próxima a praça, quando quatros homens o cercaram e dois começaram a bater. Soco e pontapés principalmente nas costas e nos braços.
Segundo a vitima, os quatro homens trabalham para o prefeito do município, Paulo também afirmou ter certeza que o próprio prefeito é o mandante da agressão “eu tenho certeza que foi Anuar quem mandou fazerem isso comigo” relatou Paulo.
Paulo Dutra foi registrar ocorrência, mas não foi possível adiando o registro para segunda feira, ele apenas recebeu o documento para realizar exame de corpo de delito, o qual o médico Vitor Macedo Soares, preencheu afirmando que Paulo sofreu escoriação na região cervical posterior e escoriação na face anterior do antebraço esquerdo.
Outro empresário também seria alvo da agressão, no momento que viu o amigo sendo espancado ele correu para pedir ajuda e quando retornou o suspeito estavam fugindo do local, Paulo Cripa, conhecido como Viola, empresário, viu tudo e também afirmou conhecer os dois homens que estavam agredindo Paulo Dutra: “um era o Negão, segurança do Anuar e o outro o João também trabalha com o prefeito”. afirmou o Viola.
As providencias legais e judiciais serão tomadas segundo a vitima e a testemunha, o caso será investigado pelo delegado de policia de Canaã Paulo Mascarenhas.
Anonymous
31 de agosto de 2009 - 15:11Sucupira é pouco.
Odorico Paraguaçu deve estar rolando em seu caixão.
Somente com uma reforma política urgente, poderemos afastar os Sarneys e Anuares da vida pública.