Pré-assembleias da Coomigasp no Maranhão e Pará

Publicado em 1 de dezembro de 2011

Imperatriz – Cerca de cinco mil pessoas participaram da  pré-Assembleia Geral da Coomigasp na cidade de Imperatriz (foto), que discutiu a pauta agendada para a Assembleia Geral do dia 29 de janeiro de 2012, em Serra  Pelada: prestação de contas da atual diretoria da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, eleição da nova diretoria da Coomigasp, e ações sociais relativas às condicionantes impostas para compensação às perdas ambientais na implantação do projeto de mineração mecanizada.

A pré-Assembleia Geral segue programação de similares ocorridas em outros municípios onde existem delegacias regionais da Coomigasp,  destinadas a gerar discussões sobre os temas a serem votados na grande assembleia de Serra Pelada.

É através das delegacias regionais que a cooperativa aplica seu programa social atendendo famílias de garimpeiros, seja através de assistência à saúde, doação de benefícios financeiros a quem mais necessita e concedendo passagens para o deslocamento de associados.

Durante a pré-assembleia de Imperatriz, o presidente da Coomigasp, Gessé Simão, fez exposição sobre o projeto de criação da holding, empresa em fase de gestação destinada a administrar todos os programas sociais e até mesmo assessoras a cooperatina em sua gestão geral. O assunto, aliás, foi tratado em recente entrevista concedido pelo presidente da entidade a este blog de Marabá.

No próximo final de semana, as pré-assembleia da Coomigasp passarão a ser realizadas os municípios paraenses onde a associação criou delegacias regionais.

No sábado, pela manhã, reunião será em Marabá. À tarde, a diretoria se desloca até São Domingos do Araguaia, onde realizará também a pré-assembleia.

No domingo, será a vez de Xinguara promover sua grande reunião. (Romullo Athias, Especial para o Blog Hiroshi Bogéa On Line)

——————–
NB – A foto é do arquivo de Romulo Athias, não retratando com fidelidade o encontro de Imperatriz