PPS verticalizado

Faltou complemento à nota de terça-feira, 14, da coluna do pôster no Diário do Pará sobre o bom desempenho do PPS no Sul e Sudeste do Pará, exatamente onde o partido mais cresceu no Estado em número de votos para prefeito e vereador, fato que encheu de entusiasmo o deputado João Salame. A vitória maior foi em Tucuruí, com a conquista da prefeitura por Sancler Ferreira.

Em 2004 o PPS lançou candidatos a prefeito nos municípios de Cumaru do Norte, Goianésia do Pará e São João do Araguaia, somando apenas 1.692. Agora em 2008, a legenda apresentou candidaturas nos municípios de Marabá (João Salame), Tucuruí (Sancler Ferreira), Itupiranga (Neguinho Arruda), Piçarra (Professor Valcemor) e Canaã dos Carajás (Jeová Andrade), totalizando 55.078 votos.

Na disputa por vagas nas câmaras municipais o PPS também se saiu bem na região sul e sudeste do Estado. Em 2004 o partido estava presente nas câmaras de 10 municípios, com 15 vereadores. E saiu do último pleito com 22 vereadores em 18 municípios, com destaque para Marabá, Tucuruí, Redenção, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Tucumã, Goianésia, Itupiranga e Eldorado -, entre outros. Os vereadores eleitos pelo PPS na região totalizaram 5.648 votos em 2004 e 11.265 este ano.

Para o deputado, além dos números demonstrarem inegável crescimento, o mais importante é o salto de qualidade dado pelo partido. “Apresentamos candidaturas a prefeito identificadas com o ideário partidário, que souberam se conduzir com dignidade e correção, levando as propostas do partido para a avaliação popular, obtendo excelentes votações, o que nos indica que estamos no rumo certo”, avalia Salame, apostando também no instituto da fidelidade partidária para que esse crescimento seja sólido. “Acabou a farra do troca-troca de partidos, isso vai fortalecer o trabalho partidário e diminuir sensivelmente a promiscuidade que existia anteriormente”, acredita o deputado.