Centenas de indígenas de aldeias localizadas no Sul e Sudeste do Pará (Gavião, Kayapó, Suruí, etc)  já se encontram em Brasília(foto) para participar do Acampamento Terra Livre (ATL) a ser realizado  no período de 23 a 27 de abril, objetivando unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena.

De Marabá, à noite de domingo, 23, dezenas de ônibus  saíram da cidade com destino ao Distrito Federal lotados de representantes das comunidades indígenas.

O ATL prevê discutir e definir posicionamentos sobre a situação dos direitos fundamentais dos povos indígenas no âmbito dos distintos poderes do Estado, principalmente o territorial (demarcação, proteção e sustentabilidade) e sobre as políticas públicas específicas e diferenciadas conquistadas nos últimos anos (saúde, educação, PNGATI, CNPI etc.) bem como sobre o crescente clima de criminalização, violência e racismo institucional contra os nossos povos, comunidades e lideranças indígenas.

Isso implicará em nos mobilizarmos e manifestarmos junto aos órgãos e instancias do poder público envolvidos em principio com a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas e a implementação das políticas públicas que nos dizem respeito.

As delegações  estão sendo recepcionadas neste momento, no local do Acampamento.