Hiroshi Bogéa On line

Povo volta às ruas

Depois de doze anos marginalizadas em seus municípios como se o papel delas fosse apenas de agentes passivos de sua própria história, as comunidades voltaram a ser chamadas para decidir o futuro das cidades. Neste momento, 11h45, mais de 1.200 pessoas se concentram na Escola São Francisco Xavier participando dos debates da primeira plenária pública do Planejamento Territorial Participativo (PTP), em Abaetetuba. Quando chegou ao município, minutos atrás, a governadora Ana Julia foi cercada pelo carinho da população.
Pelo celular, o poster conseguiu falar agora com Josenildo Lima Castro, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba. É dele a seguinte manifestação:

– Os movimentos organizados estão se sentindo recompensados de participar deste momento histórico, após tantos anos de sofrimento nos quais fomos submetidos ao autoritarismo dos governos de Almir Gabriel e Jatene. Agora é a nossa vez de decidirmos o que serve ao não serve para nossa gente.

Josenildo diz que a plenária conta com representantes de associações dos municípios de Oeiras do Pará, Moju, Tailândia, Acará, Barcarena, Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Igarapé-Miri, além de Abaetetuba. Até o dia 12 de maio, mais onze plenárias serão realizados em municípios pólos. Como se sabe, das discussões sairão o Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 e os subsídios para os projetos das leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA).

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *