Terceira ponte sobre o Itacaiúnas: Governo do Pará deposita R$ 25 milhões na conta da prefeitura de Marabá para início da obra

Publicado em 12 de agosto de 2021

Com informação da jornalista Carol Menezes:

 

Governador Helder Barbalho assinou convênio com a Prefeitura de Marabá, nesta quarta-feira (11), para a construção de uma terceira ponte, com 518,5 metros de extensão, sobre o Rio Itacaiúnas, para ser uma alternativa ao trânsito pela única via existente.

O projeto prevê o prolongamento e pavimentação da Avenida 2000 e de ruas do entorno, beneficiando e valorizando casas e lotes de mais de 50 mil moradores dos bairros Filadélfia, São Miguel da Conquista, Folha 33 e Folha 35.

Marabá tem a terceira maior frota de carros do Pará e recebe, em média, 35 mil veículos por dia em trânsito. Todo esse tráfego acaba sobrecarregando as duas pontes sobre o Itacaiúnas, principal elo entre a Cidade Nova e a BR-230 (Transamazônica).

Ao assinar o documento que formalizou a parceria, Helder Barbalho confirmou o depósito de R$ 25 milhões para garantir o início das obras. O projeto executivo da ponte está em fase de elaboração, e assim que estiver pronto será iniciado o processo licitatório, exigido para a execução das intervenções.

“Marabá cresceu; cresce todos os dias, e nós temos que trabalhar unidos para fazer com que as obras viárias, com que a estrutura do município, possa acompanhar este crescimento. Nesta parceria, a prefeitura vai demonstrando que isto é uma obra fundamental para a cidade”, destacou o governador.

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto, frisou que o momento é histórico para o município. “Vamos continuar construindo pontes de concreto, de diálogo, de desenvolvimento, para que tenhamos mais pontes e menos muros”, frisou.

lano de infraestrutura – O titular da Secretaria de Estado de Transportes, Adler Silveira, ressaltou que o Pará vivencia o maior plano de infraestrutura já posto em prática. “Estamos nesse momento já com várias obras em andamento, e a determinação de capilarizar essas obras por todo o Estado, para garantir mais conforto e segurança no direito de ir. Que a gente possa caminhar rápido, entregar rápido e usufruir de mais esse equipamento que vai transformar Marabá”, reiterou o secretário.

O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, agradeceu pelo trabalho em conjunto com o Governo do Pará. “Para andar mil quilômetros é preciso dar o primeiro passo. E só de já termos os recursos são muitos passos dados”, disse o gestor municipal. (Foto: Pedro Guerreiro)