“Poema dos Olhos da Amada” faz temporada

Publicado em 1 de fevereiro de 2012

 

 

Estreia nesta quarta-feira (01) e segue até sábado (04) o espetáculo teatral “Poema dos Olhos da Amada”. O texto queinspirou a peça de teatro é de Heiner Muller, dramaturgo e escritor alemão considerado seguidor da obra de Bertolt Brecht. O drama encenado tem como foco as relaçõesde poder entre os gêneros, no entanto o espetáculo aborda delicadas outrasrelações como a homoafetividade.

Com quatro atore -cantores, um guitarrista, um percussionista e o dj Profex em cena,a concepção estéticada peça teatral é definida como um “espetáculo instalação”. Pois, além derealizar essa mistura de elementos improváveis ainda há jogo com sombras e projeçõesde imagens.

Para o diretor, Edielson Goiano, que também comandou adireção dos espetáculos “Severino de Maria” (2007) e “Godot” (98), Poema dos olhos da Amadaé um espetáculo de construção e desconstrução, que em certos momentos reforça odiscurso do autor e em outros até o questiona.

A escolha desta identidade estética do espetáculo foiopcionada por ser uma linguagem contemporânea, como o “set list”do Dj e assim como as relações de poder eo papel dos gêneros que se reinventaram durante o passar dos tempos. É o caso das mulheres que nesta obra elucidam de formaclara os polos do bem e do mal criados pela igreja católica para o gênero feminino. Para a atriz Gabriela Maurity, grávida de 7 meses e no palco, “a sociedade atual é hipócrita. Já existiu uma distinção mais cruel entre os gêneros, mas hoje por muitascircunstância e por muitas evoluções de comportamento isso mudou, entretanto ainda existem muitas pessoas que fingem ver assim por medo de retaliações d asociedade. O problema é que os desejos tolhidos uma hora ou outra vem à tona”,provoca a atriz.

O espetáculo foi construído coletivamente em um processo que durou 5 meses e contou com o apoio do Sindicato dos Auditores da Receita Federal(Sindifisco- DS/PA) que disponibilizou espaço para ensaio e de vários parceiros da cena teatral da cidade que apoiaram com doações. Poema dos Olhos daAmada estreia na próxima quarta-feira, às 20h, no teatro Universitário Claudio Barradas.

Serviço: Espetáculo Poema dos Olhos da Amada. Local:Teatro Claudio Barradas (Jerônimo Pimentel). Hora: 20h. Ingresso: R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).