Hiroshi Bogéa On line

Plantio de nova variedade de banana em Medicilândia

 

 

A Emater em Medicilândia, na Transamazônica, implantará, agora em janeiro, a primeira unidade de observação de banana no município.

 

Na experiência, que se localizará na comunidade da Vicinal do Km 85 sul, serão plantadas 200 mudas da variedade BRS Conquista – desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e  doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

 

Proposta é acompanhar a adaptação da variedade, que é tolerante às doenças endêmicas sigatoka negra e mal-do-Panamá e apresenta mais produtividade do que a espécie comum, à realidade de solo, clima e mão-de-obra de Medicilândia e ao consórcio com lavouras de cacau, principal atividade rural da região.

Objetivo  é multiplicar as mudas, de modo que elas possam, paulatinamente, ser distribuídas entre cada vez mais agricultores, que, com o apoio da Emater, continuarão reproduzindo o material genético.

Atualmente, existem cerca de 500 produtores de banana, sobretudo do tipo “maçã”, em Medicilândia, que tem muito mais fama por ser um pólo cacaueiro.

O cultivo de banana tem prosperado no município não só pelo valor de segurança alimentar para as próprias famílias e pela facilidade de comercialização, mas também porque a árvore costuma ser usada como sombreamento provisório justamente das lavouras de cacau.

Os resíduos da atividade e mesmo a própria fruta ainda complementam a nutrição de pequenos animais, como suínos.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *