Pará: Plano de vacinação contra Covid-19 para profissionais da Educação ainda não foi liberado

Publicado em 21 de maio de 2021

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, na noite desta quinta-feira (20), que o plano de vacinação contra a covid-19 para profissionais da educação “está sendo concluído em discussões entre a Sespa, Seduc [Secretaria de Estado de Educação], MPE [Ministério Público do Estado do Pará] e sindicatos envolvidos”.

A nota da secretaria afirma que, em breve, esse plano de imunização será divulgado com o detalhamento.

Na quarta-feira (19), o governador Helder Barbalho anunciou, por meio de vídeo na redes sociais, que o governo do Estado começaria a distribuir, a partir desta quinta-feira, 50 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que os municípios pudessem iniciar a vacinação das primeiras categorias de profissionais da educação, começando pelas áreas do ensino infantil e fundamental.

Entretanto, a Sespa não confirmou se a distribuição realmente já começou.

Segundo o governador, em comentário no Twitter, “a vacinação será para profissionais da educação de todo o Estado, de instituições públicas e privadas”. E o detalhamento sobre esse calendário bem como a execução dele ficarão sob a responsabilidade de cada prefeitura.

Após mais de um ano com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, o Pará deve começar a planejar o retorno dessas atividades a partir do início da imunização desses profissionais. A expectativa, ainda segundo o vídeo do governador, é que o planejamento de retorno deve ser estabelecido com 15 dias após a aplicação da primeira dose.