Pesquisas iVeiga e Ibope dão vantagem a Helder

Publicado em 18 de outubro de 2014

 

Com  1.200 entrevistas em 24 municípios, o iVeiga aponta vantagem de Helder Barbalho (PMDB) na disputa pelo governo do Estado, contra Simão Jatene (PSDB).

Na pesquisa, Helder vence com 53,7% das intenções de voto contra 46,3% do candidato Simão Jatene, que concorre à reeleição. Na pesquisa estimulada – onde o nome do candidato é apresentado aos eleitores – Helder lidera com 49,1% das intenções de voto contra 42,3% de Jatene. Os eleitores que disseram votar branco e nulo somam 5,4% e os que não sabem/não opinaram, 3,3%.

Pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17/10/2014 nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Breves, Portel, Afuá, Muaná, Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Cametá, Bragança, Capanema, Moju, Igarapé-Miri, Tomé-Açu, Acará, Viseu, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Paragominas, Redenção, Itaituba e Altamira.

O intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O IVeiga também aponta o favoritismo da candidata Dilma Rousseff na disputa presidencial: na pesquisa espontânea, ela aparece com 48,4% contra 43,8% do candidato Aécio Neves (PSDB), com 3,7% de brancos/nulos e 4,1% de não sabe/não opinou. Na medição estimulada, Dilma também aparece na frente, com 49,3% contra 44% de Aécio Neves, com 3,8% de brancos e nulos e 3% de não sabe/não opinou.

iVEIGA

———————

PESQUISA IBOPE

 

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (18) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida para o governo do Pará:
– Helder Barbalho (PMDB): 52%
– Simão Jatene (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal.

É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do PA.  Segundo o Ibope, os candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de três pontos.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
– Helder Barbalho (PMDB): 48%
– Simão Jatene (PSDB): 45%
– Branco/nulo: 3%
– Não sabe/não respondeu: 4%

O Ibope ouviu 812 eleitores em 43 municípios do estado de 14 a 16 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob registro PA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo no BR-001121/2014.

Rejeição
O Ibope perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:
Simão Jatene – 40%
Helder Barbalho – 37%
Poderia votar em ambos – 16%
Não sabe/não respondeu – 8%