Pesquisa Ibrape já encontra Salame na liderança

Publicado em 24 de setembro de 2012

 

 

Realizada  há dez dias, pesquisa do Ibrape, mesmo instituto que trabalha pesquisas para o jornal Correio do Tocantins, encontrou o candidato João Salame na liderança da corrida eleitoral, no mesmo período de realização da terceira pesquisa Doxa Comunicação.

Registrada no TRE sob protocolo  PA 00128/2012, pesquisa fez 488 entrevistas com margem de erro de 5%, para mais ou para menos.

Como a pesquisa está registrada e disponibilizada a conhecimento público, o blog libera seus números – com a ressalva de que a mesma foi feita há dez dias – portanto, sujeira a  defasada pelo dinamismo da atual campanha.

A pesquisa nao pegou os efeitos da fala de Lula nem as consequências do debate da RBA.

Entre coordenadores da campanha de João Salame, o otimismo é geral, depois de conhecerem números de pesquisa interna realizada entre sábado e domingo.

 

PESQUISA ESTIMULADA

 

Observem, a seguir, no gráfico comparativo das pesquisas realizadas pelo Ibrape, duas delas publicadas no Correio do Tocantins, como o candidato João Salame subiu vertiginosamente, e seu adversário principal, Tião Miranda, caiu na mesma proporção.

É uma avalanche de migração de intenção de votos jamais vista. A chamada virada na corrida pela disputa da prefeitura, com Salame assumindo a liderança, e, neste momento, consolidando-a.

 

Dados da Pesquisa:

 PA-00128/2012

 13/09/2012
 Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública
 Eleições Municipais 2012
 Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
 Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
 Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
 12.440,00
 Luciano Henrique Matos
 9168-A
 5932/08

Pesquisa de Opinião Pública Modalidade Quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais junto ao eleitorado em estudo, com aplicação de questionários estruturados em um universo amostral dos eleitores residentes na sede do município de Marabá/PA, no período de 16 e 17 de Setembro de 2012.

As entrevistas serão realizadas somente com eleitores que votam na sede do município de Marabá/PA, sendo todos com idade igual e superior a 16 anos, que se por tratar de amostragem representativa, as variáveis de sexo, faixa etária, formação escolar, rendimento mensal e localização domiciliar, a pesquisa é auto-ponderada, isto é, as proporções estão contidas na amostra conforme critério técnicos por amostragem aleatória. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Após a conclusão do trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização e crítica técnica, que consiste na conferência de aplicação das “cotas amostrais” com adequação aos parâmetros estruturais e retorno, para “rechecagem”, de parte dos questionários. Agentes pesquisadores (entrevistadores de campo) especificamente treinados para o caso, são responsáveis pelas entrevistas pessoais e preenchimento de cotas amostrais. Todos os respectivos questionários são codificados e processados em modernos sistemas de computação.

——————————-

Atualização às 12:37

 

Poster recebeu telefonema do Diretor de Redação do Correio do Tocantins, Patrick Roberto,  esclarecendo que a pesquisa do Ibrape não foi encomendada pelo jornal.