Pesquisa Doxa: Pina (PT) é favorito para vencer eleição em Igarapé-Miri

No próximo domingo, 17, os eleitores do município de Igarapé Miri, na região Guajarina, voltam às urnas na eleição suplementar para eleger prefeito e vice. A Doxa realizou pesquisa de intenção de voto nos dias 12 e 13 de maio.

Quatro candidatos disputam o pleito. O ex-prefeito Roberto Pina, da Coligação “Igarapé Miri no Rumo Certo” (PT, PV, PCdoB e PROS) é apontado na pesquisa como o favorito nesta corrida eleitoral. Pina aparece em primeiro lugar, na pesquisa espontânea, com 35,5% da intenção de votos, seguido de Joca Pantoja, da Coligação “Resgatar Igarapé Miri é nosso Compromisso” (PPS, PDT, PCS, PEN e PTdoB), com 24,3%. E

m terceiro, está o candidato Ronélio Antônio Rodrigues Quaresma (Peso Pesado), Coligação “Unidos para reconstruir” (PMDB, PR e PSB), com 19,3%. Em quarto, aparece a candidata Darlene Pantoja, Coligação “Todos por Igarapé Miri” (PSDB, PSD e PTB), com 4,5%.

Na pesquisa estimulada, Roberto Pina continua na liderança, subindo para 38%. Em segundo lugar vem o candidato Joca Pantoja, com 25,3%, seguido de Ronélio Antônio, com o índice de 21% e Darlene Pantoja, que aparece com 5,5%. Tem ainda 7,3% que não sabem ou não responderam à pesquisa e 3% de brancos e nulos.

Em se tratando de expectativa de vitória, que é medido através da pergunta “quem você acha que vai ganhar essa eleição?”, 36,3% dos eleitores mirienses acreditam que Roberto Pina será eleito no próximo. Para 25,5% o eleito será Joca Pantoja, para 22,8% será Ronélio Antonio (Peso Pesado) e apenas 3,8% acreditam que a eleita será Darlene Pantoja.

O levantamento, realizado nos dias 12 e 13 de maio, na cidade e na zona rural, entrevistou 400 eleitores. A margem de erro é de 3% e o intervalo de segurança é 95%. A pesquisa do Instituto Doxa registrada no TRE sob o número 00350/2012, estratificou a amostra em quotas de sexo, idade e áreas geográficas.

A nova eleição em Igarapé Miri se dá em função da cassação do mandato do prefeito Ailson Santa Maria do Amaral (Pé de Boto) e do vice (Edir Correa) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por crimes de abuso de poder econômico cometidos em 2012, quando foi eleito para o cargo.

“Pé de Boto” responde ainda a processo criminal por suspeita de envolvimento com grupo de extermínio responsável pela morte de pelo menos 13 pessoas nos últimos dois anos. A prefeitura, temporariamente, foi entregue nas mãos do Presidente da Câmara Municipal  de Vereadores (Ver. Ronélio Antonio) até a realização das novas eleições municipais que acontece no próximo domingo, 17.

Pesquisa Espontânea

 

Espontânea

 

Intenção de Voto Estimulada

 

Estimulada

 

Quem você acha que vai ganhar a eleição (Estimulada)

 

quem ganha