Hiroshi Bogéa On line

Pesquisa confirma tendências, mas traz graves distorções

 

Conforme prometi, a seguir análise que faço sobre os números da pesquisa para a prefeitura de Marabá divulgada no CT:

———————–

 

A pesquisa publicada pelo Jornal Correio do Tocantins nesta quinta-feira sobre as eleições em Marabá confirma as tendências registradas por esse blog: liderança do ex-prefeito e deputado Tião Miranda (PTB) e consolidação do nome do deputado João Salame (PPS) em segundo lugar. Mas traz duas graves distorções em relação às duas pesquisas que o blog teve acesso, realizadas nos últimos dias de março por institutos que conhecem a realidade marabaense, e já trabalham há muitos anos no município, com seus números tendo sido confirmados nas últimas eleições.

 

O Instituto de Mato Grosso contratado pelo CT entrevistou apenas 370 pessoas contra 600 pessoas entrevistadas pelos dois outros institutos, o que já faz aumentar a margem de erro, estranhamente estabelecida em apenas 3,5%. A distorção mais grave, no entanto, é que a pesquisa foi realizada apenas na sede do município, deixando de lado toda a zona rural, que responde hoje por cerca de 20% dos votos dos marabaenses.

 

Ora, é senso comum no meio político marabaense que é justamente na zona rural que Tião Miranda tem maiores dificuldades. Quando prefeito ele raramente ia ao meio rural e pouco investia nessas comunidades. Comenta-se que ele afirma aos seus correligionários que não vale à pena investir na zona rural porque o retorno político é muito pequeno.

 

Nas duas pesquisas que tive acesso, realizada com 600 entrevistados, as principais comunidades da zona rural foram pesquisadas. E nelas Tião Miranda não tem o mesmo desempenho que registra na sede do município. Quando esses votos são computados a média geral do ex-prefeito cai.

 

Não por acaso os seus índices e de seu principal concorrente são ligeiramente diferentes. Na pesquisa do CT Tião emplaca 56% na estimulada. Nas outras duas pesquisas a que tive acesso ele tem um pouco menos que 50%. Já seu principal concorrente, o deputado João Salame, que na pesquisa do CT aparece com 18% na estimulada, nas outras duas tem um pouco mais que 20%. O que diminui significativamente a diferença entre ambos, ainda que Miranda continue liderando de maneira confortável, mas já olhando o crescimento de seu principal concorrente no retrovisor.

 

Por razões óbvias não posso divulgar os números das duas pesquisas, que foram feitas pra consumo interno de empresários e políticos (que não apoiam a candidatura do deputado do PPS, registre-se) e não foram registradas no TRE para divulgação.

 

Nas outras duas pesquisas, no confronto direto entre Miranda e Salame, a diferença é de pouco menos de 20%. Na do CT sequer é colocado o confronto entre o candidato do PTB e o deputado do PPS. No que se refere ao prefeito Maurino Magalhães a pesquisa do CT repete os índices de aprovação e rejeição do prefeito das outras duas, da mesma forma que os demais candidatos, sendo que na do CT há um pequeno crescimento do candidato do PT, Luiz Carlos, em relação às outras duas.

 

Respeitando os critérios adotados pelo contratante da pesquisa, é estranho que essa pesquisa tenha sido realizada apenas com 370 entrevistados e apenas na sede do município, num momento em que a candidatura do deputado Tião Miranda (PTB) dá claras mostras de desgaste (ele já teve 72% das intenções de voto o ano passado em outras pesquisas), ao mesmo tempo em que a candidatura do deputado Salame mostra vigor e crescimento visível em diversas pesquisas. Com o significativo detalhe de que um razoável número de fortes partidos se articula em busca de uma terceira via.

 

Tem a pesquisa o condão de deter a queda de Tião e impedir o crescimento e a fortificação da terceira via? Não acredito. O próprio deputado Salame, na disputa que teve com Maurino nas eleições passadas para prefeito, sentiu na própria carne que pesquisas publicadas com outros intuitos que não sejam o de retratar fielmente a realidade de nada adiantam. À época, uma pesquisa foi divulgada afirmando que existia um empate técnico entre Maurino e Salame, que tinha candidatura patrocinada por Tião Miranda. As urnas demonstraram o contrário. Agora, parece que o deputado do PPS está sofrendo do mesmo mal, ao contrário. Sorte dele, dessa vez, que a vida é mais rica que as engenhosidades praticadas nos bastidores por quem pretende manipular o eleitor de uma ou de outra forma.

 

A pesquisa do CT cumpre um importante papel, por ser a primeira e confirmar a tendência que esse blog antecipou. Mas da mesma forma como procuramos, no limite das determinações legais, informar nosso leitor de forma isenta do que ocorre nos bastidores da política marabaense, cumpre fazer uma leitura crítica dessa primeira amostra publicada sobre o humor do eleitorado da maior cidade do Sul do Pará.

Post de 

50 Comentários

  1. Fernando Ribeiro

    11 de abril de 2012 - 12:32 - 12:32
    Reply

    Quanta bobagem escrita por aqui hein. Besteira contestar essa pesquisa por aqui e besteira o jornal responder também.
    Entendi o que o sr. Patrick disse e comprovei vendo o vídeo pelo youtube do jornal nacional informando que em uma pesquisa de caráter nacional, avaliando a presidente Dilma, foram entrevistadas pouco mais de 1000 pessoas.
    Pesquisando no site do TSE sobre pesquisas da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, vi que institutos como o DataFolha, Ibope e Vox Populi entrevistam também pouco mais de mil pessoas.
    Por que uma pesquisa em Marabá, num universo de 130 mil eleitores não pode entrevistar 370? Não sei se nesses casos funciona proporção, mas se for esse o cálculo, entrevistaram foi muitas pessoas.
    Mas voltando a besteira que falei no início, se os senhores estão incomodados, porque não contestam a pesquisa nos locais de direito, ou seja, na justiça?
    E o jornal não precisa ficar se explicando. Deve se explicar só se for contestado pela justiça. Acredito na idoneidade do jornal e acho que não precisa descer ao nível desses “entendidos” que escondem a própria identidade.
    Por que só o jornal expõe sua cara a tapa? Se os senhores que contestam são tão entendidos mesmo, desafio que coloquem aqui o nome completo, e-mail e CPF para sabermos se existem mesmo. Acho que o jornal ou deveria responder só na justiça, ou se ao menos soubesse com quem está falando. Esses aí devem ser mais uns dos muitos “Zé Manés” que aparecem só pra agitar…
    …e fazer a gente rir muito.

  2. anonimo

    10 de abril de 2012 - 23:00 - 23:00
    Reply

    Publiquei uma mensagem e não foi postada grande credibilidade que o blog ta tendo!!!!

    • Hiroshi Bogéa

      10 de abril de 2012 - 23:19 - 23:19
      Reply

      Das 23:00, se o comentário não foi publicado é porque deve ter vindo acompanhado de alguma malversação linguística. Entendeu? Hein?!!

  3. anonimo

    10 de abril de 2012 - 22:11 - 22:11
    Reply

    Respondendo ao anonimo das 22,07h. Amigo os guardas do DMTU, tem que elogiar mesmo o Maurino pos eles não organizam mais o Tramsito e ficam aonde bem lis comvem, o transito de Maraba só é comparado ao da INDIA, antes se via ate o coronel Araujo de apito na boca organizando o transito no trevo e esses guardas reclamando que o sol era quente de mais pra eles estarem ali, so esqueceram que quando eles fizeram o comcurso não foi pra trabalhar na siberia e sim aqui em Maraba.
    Quem diz sim pra tudo, perde o comtrole da situação.

  4. Antonio Rosa

    10 de abril de 2012 - 02:27 - 2:27
    Reply

    O jornal Correio do Tocantins tem prestigiado o povo marabaense ao longo de vários anos. Mas foi com profunda decepção que li na capa de sua edição do dia 04 de abril a publicação de uma pesquisa feita por um instituto (IBRAPE) que demonstrou total falta de conhecimento estatístico para fazer um simples calculo de amostra, vejamos os erros:
    Erro grosseiro no calculo de amostra, não precisa ser nenhum doutor em estatística para saber que uma amostra com nível de confiabilidade de 96% e margem de erro de 3,5%, são necessários 1.087 entrevistas. Quanto maior o nível de confiança, maior a amostra;
    A pesquisa não apresenta o Plano Amostral, nem as ponderações quanto as variáveis: Sexo, escolaridade, renda e idade, o que é um absurdo.
    O IBRAPE não respeitou o prazo de 05 dias (caput) após o pedido de registro para poder divulgar a pesquisa, o que torna um crime eleitoral. Neste caso em particular a multa estipulada pelo TSE é de R$ 53.205,00.
    A área física de realização do trabalho é muito falha, além, de não ser especificada, deixou de fora uma parte muito significante do eleitorado marabaense, já que foram excluídas a zona rural e os bairros São Felix I,II,III e Morada Nova (aproximadamente 21% dos eleitores de Marabá/Fonte TRE-PA 2012).

    É por causa de todos esses erros que fico pensando: Por que um Jornal prestigiado pela população de Marabá se deixaria levar por um Instituto que aparentemente demonstrou pouco se não nenhum conhecimento na área de pesquisa?
    Fica meu registro e minha humilde observação. Só espero que nenhum partido politico recorra a Justiça Eleitoral por se sentir prejudicado, pois a multa não é barata.

  5. Anônimo

    9 de abril de 2012 - 22:07 - 22:07
    Reply

    Os elogios a Maurino não vem só da Educação.Vem dos guardas do D.M.T.U,Guarda Municipal,Guarda patrimonial,esportistas,motoxistas,taxi-lotação,Associações,moradores de ocupação urbana,moradores da zona rural,Lideranças evangêlicas,do povo que sempre foram excluidos de apoio.Fazer pesquisa com empresários,comérciantes e mesmo que fazer com fazendeiros,que odeiam politicos que dão apoio a moradia e legalização fundiária.os dois candidatos que a mídia é empresários criam, juntos foram derrotadas por Maurino que tinha um grupo inferior ao de hoje que é três vezes mais forte.sabemos que o nome de Maurino não está como era antes,mais tem a Maquina na Mão e irá mostrar e comparar os seus 4 anos com os 16 anos de sec.de obras e de prefeito do Tião. os calados também votam.

  6. anonimo

    9 de abril de 2012 - 21:04 - 21:04
    Reply

    Hiroschi estamos convidando os defensores do prefeito Maurino, aqueles que sempre falam que o Maurino so fas obras de qualidade zelando pelo saneamento e pelo serviço de terra plenaje de qualidade, sou morador aque do Bairro Belo Horizonte e hoje pela manhâ sai para o trabalho voltei ao meio dia e sai as duas horas da tarde quando voltei as seis da tarde fique supreso a rua Salvado foi asfaltada.

  7. anonimo

    9 de abril de 2012 - 19:01 - 19:01
    Reply

    Carlos Maia porque tu foste demitido aqui sec. de finanças?

  8. Ibope

    9 de abril de 2012 - 18:44 - 18:44
    Reply

    Hiroshi,
    A publicação da pesquisa não obedeceu os criterios do TSE, e onde se lê registro de pesquisa é apenas o protocolo.
    Vai dar uma mer…com multa e tudo.
    Cade a metodologia?
    Cade as amostras?
    Escuta esta….fiquem atentos…a multa é alta.

  9. anonimo

    9 de abril de 2012 - 12:14 - 12:14
    Reply

    Aurismar Queiroz vc que fas parte da diretoria do sintepp em Maraba, sabe me explicar por onde anda aquele sindicato aguerrido que sempre batia de frente com os prefeitos, em defesa da educação.

  10. Carlos Maia

    9 de abril de 2012 - 10:39 - 10:39
    Reply

    Precisamos de mudança. E mudança pra melhor. essa mudança, hoje, atende pelo nome de João salame. O Tião é um gestor mais ou menos, melhor que Maurino é verdade, mas mais ou menos. E não gosta de conversar com ninguém, não respeita ninguém. Do ponto de vista de obras, o Veloso era melhor do que ele. A arrogancia dele é tão grande que passa pros seguidores dele, que dizem que a eleição já tá ganha. Eu já vi caia dágua pegar fogo. E pelo que as pesquisas tão mostrando tá mais fácil o Tião perder do que caixa dágua pegar fogo

  11. anonimo

    9 de abril de 2012 - 08:47 - 8:47
    Reply

    Independente de qualquer pesquisa, eu voto é Tião.
    Ja é hora de deichar de lado politico que onde te ver tem uma boa promessa, pega na tua mão comfundi tua familia, sai por ai espalhando aute-dor anuciando seu anivessario, ou o da esposa, vive tambem espalhando placas com anuncios de obras mirabolantes.

  12. Anônimo

    8 de abril de 2012 - 21:19 - 21:19
    Reply

    Podem gritar, reclamar, falar, fazer barulho ou o que quiserem…podem ir pela pesquisa do ct ou pela pesquisa dos empresários que não quiserem registrar pois sabiam que ela não os favoreciam.. A eleição já ta ganha, é Tião Miranda, e é pelo simples fato do maurino ter sido um grande cabo eleitoral e pelo fato de Tião não ter nenhum concorrente que de a cara a tapas para concorrer a prefeitura.

  13. anonimo

    8 de abril de 2012 - 19:49 - 19:49
    Reply

    Respondendo ao anonimo das 7,39h não sou nem um fanatico de Tião, e nem me considero um cego politico como morador aque do Bairro do Amapa tenho a te dizer da costrução do colegio Basilio Miguel, quando o Tião era prefeito aque no posto medico Pedro Cavalquantes nunca faltava o material basico, como: siringa gesso, gase, alcol tinha ate agua no bebedouro, não quero nem falar de passarela pois antes aagente passava sem ela, agora sem assistencia medica é duido meu amigo.

  14. Pedro Paulo

    8 de abril de 2012 - 13:18 - 13:18
    Reply

    Meu caro João Tavares, se vc é adepto da terceira via não desanime. Pesquisas manipuladas, ainda mais faltando tanto tempo pras eleições, não tem o dom de determinar o rumo das eleições. Tá claro que o Tião tá bem por causa do Maurino que é ruim demais, porque a maioria do povo não vê outra opção. Quem sabe se essa pesquisa manipulada não mostrou pro povo que existe a opção

  15. Anônimo

    8 de abril de 2012 - 10:14 - 10:14
    Reply

    Como sabemos o maior cabo eleitoral do Tião Miranda é o atual prefeito. O Tião não foi é nem será o melhor prefeito para Marabá, mas a atual gestão mostrou como um prefeito não deve administrar. O Tião é inacessivel, não negocia, tem q ser tudo do jeito dele. Ele se achar é a ARROGANCIA em pessoa. A diferença dele para o Maurino é q este não manda nada e Tião é um ditador. “Estamos bem sevidos”

  16. João Tavares Firmo

    8 de abril de 2012 - 09:13 - 9:13
    Reply

    Meu caro blogueiro,
    Já que havia outras pesquisas – e se vc diz que elas existiam não se deve duvidar – é estranho que os encomendantes não tenham se apressado em publicá-las, mesmo usando outrem para fazê-lo sem que seu nome aparecesse, como imagino ter feito o deputado Tião Miranda. Agora, qualquer outra que venha a ser publicada não mudará muito o panorama visto pelo eleitor, sobretudo da grande massa desavisada. O efeito já foi devastador, já está de boca em boca do povão. Acho que os interessados agora devem trabalhar dobrado para que essa tão sonhada – inclusive por mim – terceira via seja realmente concretizada e possa varrer a velha ameaça que tenta se apossar novamente do poder municipal.

  17. Betânia

    8 de abril de 2012 - 07:43 - 7:43
    Reply

    Um comentário de quem sabe de coisas e o do “ana maria
    abril 6th, 2012 at 11:35”, tem algo de errado e de estranho com essas pessoas citadas por ela, principalmente a nova Secretária de Obras. Mistéééééério!!!!!!, vai fundo que nessa cartola tem coelho(a)s!

  18. anonimo

    8 de abril de 2012 - 07:39 - 7:39
    Reply

    Gostaria mesmo de perguntar aos fanaticos de TM quais foram mesmo as grandes obras realizada por TM durante sete 8 anos de governo sem contar os outros como vice e secretario de obras.talvez consigam me convecer que TM é melhor pra marabá.

  19. lamentavel

    8 de abril de 2012 - 07:12 - 7:12
    Reply

    Caro Hiroshi dscp mas existem comentarios que ei sei que você posta por respeito ao colega, sinceramente alguem que apanhou de cinta durante no minimo 8 anos de Governo TM vem dizer que os avanços na educação e graças a fraqueza do governo “meu Deus onde nos chegamos”?…lamentavel….

  20. Andreadson Oliveira

    7 de abril de 2012 - 22:36 - 22:36
    Reply

    Tião e Maurino não servem para governar Marabá. Lembro-me que o Tião Miranda executou várias obras eleitoreiras em seu último mandato, por exemplo, o asfaltamento da rua Goiás que divide os bairros Laranjeiras e Liberdade. Em alguns trechos, rapidamente, o asfalto se deteriorou. Já sobre o atual gestor nada é preciso dizer. Estamos experimentando diariamente a sua não-adminstração.

  21. anonimo

    7 de abril de 2012 - 21:04 - 21:04
    Reply

    Bressan tu calado proteje o pt.

  22. Marabaense tinindo

    7 de abril de 2012 - 15:29 - 15:29
    Reply

    Hiroshi, eu concordo plenamente com o Bressan, o povo quer mudanças já, mas para melhorar, para piorar com o pt, jamais!

  23. Aurismar L. Queiroz

    7 de abril de 2012 - 11:30 - 11:30
    Reply

    “Anônimo
    abril 6th, 2012 at 10:01
    Aurismar,em sua classe ouve mais ganhos e comquistas importante do que nesta gestão.”
    Permita-me, caro Hiroshi, comentar essa afirmação do anônimo. Sim, camarada anônimo, tivemos grandes avanços na atual gestão. Mas isso não se deve a nenhuma benevolência de quem está no poder público municipal, pelo contrário, tudo não passa de ardeiloso plano do Murino e sua turma com a finalidade de se fortalecer. Essa é minha opinião pessoal e não a do sindicato. O governo, sentindo a sua fraqueza, negociou com o sindicato na tentava de ganhar espaço com a categoria. Aprovou e implementou o Plano de Cargos Carreira e Remuneração-PCCR, está pagando o piso nacional. Mas tudo isso nós sabemos que é jogada política que não deu certo. Um dos grandes avanços diz respeito as gratificações por formação. Um especialista no estado ganha 10% a mais, na prefeitura é 20%; um mestre no estado ganha 20% , na prefeitura é 100% para o mestre e 150% para o doutor, nem a UFPA paga tanto. Temos hoje um PCCR modelo para todo Brasil, no entanto isso é fruto da luta sindical e da fraqueza do governo.

  24. Paulo Pereira

    7 de abril de 2012 - 11:23 - 11:23
    Reply

    Impressionantes a insensibilidade e a insensatez do Prefeito Maurino Magalhães que reluta em aceitar a rouca voz das ruas que não mais o suporta.Cercado por incompetentes, mudos pela conveniencia de continuarem a mamar nas gordas tetas da “viuva”, formam um cinturão de áulicos que o mantem na doce ilusão de que ainda pode reverter a sua insustentável situação.Soube que ao tomar conhecimento da pesquisa, aproveitou, como sempre, na forma e na hora errada, a oportunidade do discurso matinal do aniversário do Município, para desencá-la e inquinar de falsa, mentirosa e perseguidora.Aliás, impressionante, também é a sua mania de perseguição e a sua implicância com “satanaz” que diz ser o grande culpado pelo seu desgovêrno.Aliás estranha é também esta intimidade de quem se diz coberto pelo sangue de Jesus, com o senhor das trevas, que não tem acesso aos que comungam com a luz eterna. Espero que o Deputado João Salame realmente tenha coragem de assumir a posição de terceira via, para que possamos ter outra alternativa.Outra revelação importantissima desta pesquisa é que o povo não se deixou enganar pela distribuição de títulos de terrenos urbanos (distribuição não, venda, isso sim) e os 2% do Miguelito certamente acenderam a luz vermelha para ele, que deve logo ir reservando dinheiro para tocar a campanha do seu velho jeito, pois este percentual não o garante sequer como vereador.

  25. Jogador

    7 de abril de 2012 - 09:50 - 9:50
    Reply

    Ontem eu fui num jogo de futebol do outro lado da ponte do Tocantins. E tive a curiosidade de perguntar pra 20 jogadores em quem eles votariam para prefeito. Vejam o resultado: 8 Tião Miranda; 5 João Salame; 1 Maurino; 1 Luiz Carlos e 5 indecisos. Já fiz essa pergunta em outros lugares e o resultado foi parecido.

  26. neutro

    7 de abril de 2012 - 07:03 - 7:03
    Reply

    Nunca vi tanta angustia com uma pesquisa meus caros colegas calma não briguem com os numeros deixa o barco navegar tem tanta gente que vai ficar pelo caminho…. so uma alerta não sonhem muito com a terceira via vocês podem se decepicionar nem achem que maurino esta morto ou que ele pode ganhar um aviso é melhor calado ficar rimo né….rss

  27. Anônimo

    7 de abril de 2012 - 06:52 - 6:52
    Reply

    Sé o Povo quer mudança.e que venha administrar a nossa cidade sem estes acostumados com a viúva de Marabá.Só Luis Carlos é o PT,Ai estarão fora estes sugadores.

  28. deleted

    6 de abril de 2012 - 23:35 - 23:35
    Reply

    Hei anonimo das 18:16, vc esqueceu de citar a Aurea a irma do aurismar, que participou do governo Tião.Não podemos esquecer de ressaltar que é uma grande profissional.Para ser justo eu prefiro a vera froz ao orlando com toda aquelas frescuras.
    Companheiros todos nos sabemos as preferencia desta diretoria, que se aliou com o patrão, fechou os olhos para todos os desmandos, as perseguições .
    Sinto lhes informar o relógio começou a rodar, não é so pro maurino…a categoria estar alerta

  29. Anônimo

    6 de abril de 2012 - 23:21 - 23:21
    Reply

    Todos nos sabemos porque o sintepp gosta tanto do maurino , da Rosicleide e do Disney.
    São tantas as benécias, que tem hora que se confunde sindicato e patrão.
    Nas reuniões são tantos elogios ao governo, que a turma que não faz parte da panelinha ficam se olhando sem entender nada.para esta diretoria realmente é melhor o maurino ficar.

  30. Peterson

    6 de abril de 2012 - 21:06 - 21:06
    Reply

    Boas análises. Só discordo do Bressan. O povo de Marabá já sabe que o Luiz Carlos é o candidato do PT, pois foi muito divulgado na mídia. E ele só aparece com 5%. O PT geralmente tem mais que isso em Marabá e ele não consegue nem chegar perto dos índices do partido, geralmente em torno de 10%. E pelo que o Hiroshi disse nas outras duas pesquisas ele tem menos ainda. A melhor candidata do PT seria a deputada Bernadete. Não entendi porque o partido não escolheu o nome dela. Acho que ao escolher o Luiz Carlos o partido mostrou que não entrou na disputa pra valer.

  31. Josefino

    6 de abril de 2012 - 19:04 - 19:04
    Reply

    Só sei de uma coisa, muitas pessoas não gostam do Tião Miranda.Eu mesmo sou um destes, lutarei firmemente por uma 3 candidatura, pelo visto a 3 via q agora é 2 via é a candidatura do dep. João Salame.Honestamente acho que uma pessoa que esteve na maquina do executivo por 8 anos tem que dar lugar para os outros, corre risco de um grupo político ganhar tanto poder e fazer uma mini ditadura perseguindo seus adversários. Como já foi prometido por um candidato

  32. Ao Observador

    6 de abril de 2012 - 18:16 - 18:16
    Reply

    Concordo Ninguem merece ver a Katia e Vanda comandar a educação desse municipio nessas ora ja devem estar fazendo plano meu Deus nos guarde de ver de volta essa turma comandar nossa Educação;
    Vanda Americo
    Katia Americo
    Graciete
    Vera Froz
    Natacilda
    Valmir
    etc…
    Eu dei foi rizada quando vir no ct que a vanda é contra a forma de nomeação de diretor de escola parece que ela não morava aqui a quatros anos atras.

    etc….

  33. Veja...

    6 de abril de 2012 - 18:00 - 18:00
    Reply

    So vi nessa região um candidato com a mesma rejeição do MM virar o jogo o DUCIOMAR mas teve segundo turno…… tambem ainda não vi um ex-prefeito depois de dois mandatos voltar ao cargo a Bel ja tentou e não conseguiu o Edimilson rodrigues ainda não conseguiu o Manuel Pioneiro tambem não, assim como outros casos no Brasil como o da Marta(SP) espero sinceramente não ver o Maurino virar o jogo e Nem o TM voltar a prefeitura se bem que prefiro contra gosto mais quatro de Maurino do que a possibilidade de oito de TM. saravar

  34. Pessimismo.

    6 de abril de 2012 - 17:48 - 17:48
    Reply

    Se eu fosse um maurino como ja disseram arrumava a casa e deixava pra pensa em candidatura em outra oportunidade,mas como ele é “cabeça dura”, não vai fazer isso é um direito que lhe cabe fazer oq em?

  35. prévias

    6 de abril de 2012 - 17:46 - 17:46
    Reply

    E o pré cadidato do PT, nem aparece?

    Já sei!
    A fadinha, o coelhinho da Páscoa e o papai noel não foram entrevistados!

  36. reflexo

    6 de abril de 2012 - 17:42 - 17:42
    Reply

    Acho possivel que o maurino tem até condições de recupera uma vantagem razoavel durante a campanha mais vira jogo é muito dificil,pois mesmo com tantas criticas seu governo realizou muitas obras no municipio como tambem preciso reconhecer que os investimento na area da educação foram siguinificativos não soube foi explorar positivamente por falta de publicidade.Quanto ao deputado João não acredito que tenha condições de crescer durante a campanha lhe falta uma coisa “QUEM NÃO TEM DINHEIRO NÃO SE METE COM POLITICA”so lamento de ver TM de volta a prefeitura esse ninguem merece….

  37. Tese de Dr..

    6 de abril de 2012 - 17:25 - 17:25
    Reply

    Rapaz o Maurino é um caso a ser estudado como que um cara convida um vice(PEDRO) que foi contra ele pra assumir um cargo importante na SEVOP sabe o q ele dizia quem manda aqui é o LUCIDIO e ainda dava risada do maurino Bem feito não foi falta de aviso…

  38. observador

    6 de abril de 2012 - 17:19 - 17:19
    Reply

    So não consigo entender uma coisa do cenario politico de marabá, veja que um dos motivos inicialmente da grande rejeição do atual prefeito foi a manutenção de 60% dos secretarios do governo anterior sendo o proprio maurino o maior cabo eleitoral de TM.E agora a pesquisa diz que 50% da população quer governo tirano e arrogante de TM de volta vai entender o povo?. So lamento pela minha classe(PROFESSORES) que corre o serio risco de ver de volta KATIA AMERICO E VANDA Comanda a educação do nosso municipio ninguem merece isso.

  39. anonimo

    6 de abril de 2012 - 16:24 - 16:24
    Reply

    Bressan o povo quer Tião, ouve a voz das ruas, mudança mesmo o povo quis foi no PT, mais vai continuar tudo como era antes Luiz Carlos e Familia.

  40. anônimo

    6 de abril de 2012 - 15:55 - 15:55
    Reply

    Hiroshi,
    À, terrinha, de Francisco Coêlho, completou ontem 05, Noventa e Nove Anos de Emancipação Politica e Administrativa. Que, pena pra todos nós, Marabenses da Gema ou por Adoção, não podermos, ter tido o privilêgio de comemorarmos, em meio a festas, porque, o momento proporcionado por esse desgoverno não nos permite,apenas, nos obriga a serrar fileiras, no sentido de tirarmos do Poder, este elemento que quebrou nosso Municipio, não tendo, protanto, por parte dos vereadores ( todos coniventes ) , de Marabá, uma atitude, no sentido de cassa-lo, enquanto, se podia impedir que muita coisa que aconteceu, tivesse sido evitada. Fica, meu profundo sentimento, por tudo que este canalha e sua Gang, promoveu contra o POVO de Marabá. Amigos, dia, 07 de Outubro, será uma data impar, para mandarmos de volta pra suas casas, os maufeitores dos PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO. Desejo,que no proximo ano, quando iremos comemorar o CENTENÁRIO, de nossa MAGESTOSA MARABÁ, esteja no seu comando, uma pessoa, com o perfil, do Dep. Salame.

  41. Bressan

    6 de abril de 2012 - 14:53 - 14:53
    Reply

    Muito importante ás análises sobre os pré-candidatos que estão na frente e as comparações com o desempenho do Prefeito Maurino. Porém tem um fato novo. O nome do pré-candidato Luiz Carlos aprovado recentemente na Prévia do PT já aparece com 5%, a frente de Italo, Jorge Bichara e Miguelito. Até o início da campanha oficial os números podem variar muito. A sociedade está querendo mudança.

  42. ana maria

    6 de abril de 2012 - 11:35 - 11:35
    Reply

    olha caro hiroschi tiao ou salame , os dois sao bom para maraba menos o sr maurino esse nao , pois ele nao manda mas na cidade quem manda é uma tal de comissao gestora, sr. lucia mendes, dona roscilcleide uma senhora de adriana q é a secretaria de obras q nao entedi nada , esse ai nao meu povo vamos trocar urgente……no dia 07.10 vamos torcar as mulheres

  43. Pedro Paulo

    6 de abril de 2012 - 10:52 - 10:52
    Reply

    Meu caro anônimo das 9h35, creio que você não leu direito a análise do Hiroshi. Ele disse que nas outras duas pesquisas, mesmo incluindo a zona rural, o Maurino tem a mesma pontuação registrada nessa última pesquisa do CT. Ou seja, não tem remédio pra ele.

  44. Pedro Paulo

    6 de abril de 2012 - 10:20 - 10:20
    Reply

    Hiroshi

    Parabéns mais uma vez pela maneira com que você informa o leitor do blog. O que você está dizendo a gente tá vendo nas ruas da cidade. Em qualquer grupo de pessoas que se reúne a gente vê que o Tião Miranda tem a maioria dos votos mas está crescendo muito a adesão ao nome do deputado João Salame.
    A pesquisa do Correio do Tocantins é boa e as pessoas não devem se impressionar com os números do ex-prefeito Miranda que já teve muito melhor. E eu já vi mudanças muito maiores. Em Goiás, por exemplo, o ex-governador Iris Rezende tinha 82% das intenções de voto e perdeu a eleição para o deputado Marconi perillo.
    Em Marabá todo mundo sabe também que o Correio do Tocantins não tem muita simpatia pelo deputado Salame. Eles nunca divulgam matéria dele, apesar de ser um deputado muito atuante. Não seria de estranhar que a pesquisa tenha tido o objetivo de prejudicar o crescimento do nome do deputado do PPS.
    Mais duas coisas ficam clara: Miranda lidera e Salame é o único que pode ameaçar sua volta ao poder. Miranda é o candidato do Jatene. Como vão agir as forças que são oposição ao governo estadual? Vão se unir em torno do Salame, que até um dia desses era firme aliado do governador e após o plebiscito do Carajás passou a ter atritos com o governo do Estado? Ou vai se dividir e facilitar a volta ao poder de quem já esteve lá por longos 14 anos e vai fazer o jogo do Jatene em 2014? Como vai ficar o Maurino, que a essa altura do campeonato não tem mais como reverter sua situação? Desiste da candidatura ou facilita a vida de seu grande inimigo?
    Não vamos nos iludir com qualquer manipulação de pesquisa. Os partidos tem as suas pesquisas interna para tomarem decisão. E muito tempo antes das eleições a maioria do povo não se liga em política. Portanto essa pesquisa do CT como você diz, ajuda mas não interfere nas frente de batalha que estão se montando para as eleições.

  45. Anônimo

    6 de abril de 2012 - 10:01 - 10:01
    Reply

    Aurismar,em sua classe ouve mais ganhos e comquistas importante do que nesta gestão.

  46. Michael Souza

    6 de abril de 2012 - 09:53 - 9:53
    Reply

    TOSTÃO Miranda nunca mais ta bom, e o processo que ele responde na justiça pelo desvio de verba do fundeb em 2005 como está essa situaçao ?

  47. Anônimo

    6 de abril de 2012 - 09:35 - 9:35
    Reply

    Concordo com Hirosni,não foi feito esta pesquisa na zona Rural,porque sabem que Maurino é muito forte por lá.diminuiria a percentagem do Tião e prejudicaria a tentativa da 3º querer passar para o povo que Maurino está derrotado.

  48. anônimo

    6 de abril de 2012 - 07:42 - 7:42
    Reply

    Hiroshi,
    Venho, acompanhado o seu sensato comentário, a respeito do processo eleitoral que se avizinha, pela disputa de nossa prefeitura. Além, do mais tive acesso, a ultima pesquisa realizada na semana que passou, e pude ver, e comprovar que vc, é muito bem informado. Também, me causa estraneza, o resultado dessa pesquisa encomendada pelo CT: Antes de qualquer avaliação precipitada do que digo, por parte do CT, nutro um profundo respeito de muita cridibilidade ao CT e seus diretores. Porém, é notório, aqui em Marabá, a queda acentuada do conceito do ex-prefeito Tião, e o crescimento ( ascenção meteorica ) do Dep. Salame. Quanto, ao atual gestor, a rejeição é tamanha, que, se fosse seu auxialar direto ( não puxa saco ), pediria ao mesmo que tentasse ao menos colocar as finanças do nosso Municipio em ordens, e esquecer candidatura a reeleição. Hiroshi, seria interessante para nós, que as proximas pesquisas feitas pelos institutos lembrados por vc, fossem registradas no TRE, para posterior conhecimento do publico. Acho, se fizerem, vai inibir outras com numeros distorcidos. Abs,

  49. Aurismar L. Queiroz

    6 de abril de 2012 - 00:05 - 0:05
    Reply

    Lembro-me bem do então profeito Tião Miranda recebendo a coordenação do Sintepp na Secretaria de obras, durante a última greve que enfrentamos no seu mandato. Quando lhe apresentávamos os números do Fundeb mostrando que era possível um aumento salárial acima dos 6,5% que ele estava propondo, ele girava na cadeira do secretário e sorria dizendo: “Vocês estão patinando na maionese”. Era assim que ele sempre recebia a coordenação do sindicato, com deboche e arrogância. Por isso sou bem categórico em dizer: Tião nunca mais!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *