Hiroshi Bogéa On line

Pescadores contestam diretoria “perpétua”

 

 

Alcançado pelo celular fora de Marabá, o poster teve posicionamento do blog cobrado por alguns pescadores associados a Colônia Z-30  quanto a eleição para escolha da nova diretoria da entidade, que vem sendo presidida há várias décadas por  Antônio Rodrigues, mais conhecido por “Bibi”.

Duas pessoas dizendo-se pescadores –  Aluísio e  Zezinho – narraram, em demorados telefonemas, conflitos existentes dentro da Colônia gerados a partir da “administração ditatorial do “Bibi”, que não permite a participação dos associados e ainda não quer que haja chapa oposicionista registrada para competir com ele”.  Ambos garantem que Antonio Rodrigues está “fazendo de tudo” para impedir o registro de uma chapa liderada pelo pescador Raimundo Nonato Miranda Viana, que  contaria com apoio de dezenas de colegas, insatisfeitos com a gestão da atual diretoria.

Como algumas ligações de celular feitas pelo blog para pessoas ligadas a Bibi não tiveram sucesso, ficou difícil checar as informações dos dois supostos pescadores.

Em todo caso, já passa muito tempo da necessidade de Bibi deixar a Colônia Z-30 passar por um processo de renovação. Provavelmente, o controle de tempo que ele  detém sobre a gestão administrativa da entidade bate todos os recordes. Para alguns pescadores,  “a Z-30 passou a ser uma casa do Bibi, onde ele faz o que quer e não aceita a ingerência de nenhuma outra pessoa para contestar suas ações”.

A briga promete, já que os oposicionistas se apegarão a algum promotor de Justiça, buscando garantias ao registro da chapa que pretende encarar Antonio Rodrigues numa disputa direta.

Post de 

15 Comentários

  1. Romeu

    12 de julho de 2015 - 23:06 - 23:06
    Reply

    Boa noite Sr. Hiroshi Bogéa! Gostaria de saber o resultado dessa eleição que aconteceu ai na colônia de marabá, aqui em nosso municipio esta ocorrendo a mesma situação mais grave, o presidente da colonia aqui é um ditador ele com apoio da federação dos pescadores querem continuar comandando a colonia de qualquer preço fazendo ameaças colocando dificuldade para nehum pescador formar diretoria para não lança chapa, queremos saber para que aqui nessa colonia nós termos uma base do que podemos fazer para apresentar essa chapa e ganhar essa eleição que os pescadores tanto quer,
    aguardo respostas como sem falta do amigo Romeu Linhares

    • Hiroshi Bogéa

      13 de julho de 2015 - 08:48 - 8:48
      Reply

      Romeu, esclareça qual é o município da colônia de pescadores citada por você. Não ficou bem esclarecido isso. Abs

      • Paulo Cezar

        15 de julho de 2015 - 22:34 - 22:34
        Reply

        BOA NOITE Hiroshi Bogéa, SOU AMIGO DO ROMEU E ESTAMOS SE REFERINDO É SOBRE O RESULTADO DA ELEIÇÃO DA COLÔNIA DE MARABÁ ESSA COLÔNIA QUE O SR. PUBLICOU ESSA MATÉRIA DA BRIGA PELA PRESIDÊNCIA, EU ESTAMOS QUERENDO ESSAS INFORMAÇÕES PARA NOS ORIENTAR COM A SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA AQUI EM NOSSO MUNICÍPIO EM CONDE BAHIA. QUEREMOS O RESULTADO COMO ACONTECEU A ELEIÇÃO SE A OPOSIÇÃO GANHO ESSA BRIGA NA JUSTIÇA OU NÃO, OBRIGADO MAIS UMA VEZ PELA SUA ATENÇÃO. AGUARDAMOS RESPOSTA.

        • Hiroshi Bogéa

          29 de julho de 2015 - 09:06 - 9:06
          Reply

          Paulo, a antiga diretoria foi derrotada, depois de mais de 40 anos à frente da entidade. O resultado da eleição foi consequência da luta que pescadores travaram para acabar com a condição perpétua dos antigos diretores. Não sei como se desentrolou a organização da disputa para que a oposição saissev vitoriosa. Abs

      • Paulo Cezar

        28 de julho de 2015 - 16:06 - 16:06
        Reply

        BOA TARDE CARO AMIGO JORNALISTA SE É JORNALISTA POR QUE AS PESSOAS PEQUENA PEQUENA INFORMAÇÃO E O SR. DEIXA AS PESSOAS ESPERANDO NÃO SEI ATÉ QUANDO,

        OBRIGADO PELA SUA BELÍSSIMA ATENÇÃO.

      • Paulo Cezar

        28 de julho de 2015 - 16:10 - 16:10
        Reply

        BOA TARDE, EU SOU AMIGO DE ROMEU O MUNICÍPIO CITADO É CONDE NA BAHIA FICA NO LITORAL NORTE.

  2. ALOISIO XISTO FILHO

    2 de março de 2013 - 00:24 - 0:24
    Reply

    Prezado Sres.

    Esmaos fundando uma Colonia de Pescvadores do Centro Oeste Mineiro e temos unas duvidas referente a aetatuto, solicito se possivel enviarme cópia do estatuto de sua Colonia para que possamos adaptalo à minha região.

    Desde Já Abtecipo Agradeciemntos.

    Aloisio

  3. renata

    22 de maio de 2012 - 20:22 - 20:22
    Reply

    Uma vergonha essa panelinha vim querer atingir da forma mais baixa o senhor antonio(bibi) ele nesse tempo todo a frente da colonia de pescadores lutou pela classe, e sempre teve apoio da classe, mais infelismente surgiram pessoas como a senhora samara e poucos outros com um unico proposito, benefiico proprio. Sendo que a senhora samara nunca foi pescadora na vida dela, outra tudo esta ocorrendo de acordo com o Estatuto da colonia des pescadores.. Acho que todos devem conhecer realmente a verdade dos fatos, uma vez que seu bibi sempre lutou pela classe com honestinade.

  4. Pedro Só

    16 de maio de 2012 - 18:09 - 18:09
    Reply

    O nome para esse tipo de sindicalista e diretoria é PELEGOS.
    Com certeza, esse PESCADOR de VOTOS, não sabe nem mais distinguir uma piranha de um mandi. Se embarcar na canoa ela vira.

    Não lembro, mas faz alguns anos, um pescador calejado do remo, da linha, do espinhel, da tarrafa – me procurou pra saber como poderia participar do processo eleitoral dos pescadores. Perguntei se ele tinha o ESTATUTO da Colônia. O coitado e muito desinformado, não sabia o que era estatuto.

    Recomendei que procurasse a Colônia e pedisse um exemplar para conhecer as regras estatutárias e, assim, formar chapa e tentar concorrer às eleições.

    Como órgão representativo da Classe dos Pescadores, a Colônia possui um Estatuto que, dentre outras previsões, deve estabelecer:

    – O que é a Instituição;
    – Os fins ou finalidade;
    – A Organização;
    – A diretoria executiva;
    – O Conselho Fiscal;
    – As Assembleias;
    – As Eleições;
    – O Patrimônio;
    – O Orçamento;
    – A sindicalização;
    – As Matrículas;
    – Direitos e Deveres dos sócios ou sindicalizados;
    – Infrações e Penalidades a serem aplicadas;
    – Outras.

    É dever da Colônia fornecer a todos os seus associados um exemplar do Estatuto.

    Dias depois, me informou que o estatuto precisava vir de Belém, pois ficava na sede da Federação dos Pescadores. O certo é que até hoje o presidente da colônia é o mesmo e virou um palco político, onde pescando tudo dá, menos pescador e peixe.

  5. Antonio Carlos Pereira

    15 de maio de 2012 - 19:44 - 19:44
    Reply

    Ô Fanny às 17:41 hs., mas durante todos esse anos não mostrou resultados positivos, se os projetos existem, e como dizes estão em andamento, me parece muita lentidão, são muitos anos. Se o governo do estado não nutre simpatia por nossa região, é outra estoria, seu Bibí, em sendo assim, poderia então denunciar o porquê da demora ou da não aprovação e/ou efetivação dos seus projetos; coisa que acho pouco ou nada provavel, por parte de Bibí, que políticamente é subalterno de Jatene e outros do tucanato de alta plumagem parauara. Em 15.05.12, MARABÁ-pa.

  6. quem planta chuva, colhe tempestade...

    15 de maio de 2012 - 18:01 - 18:01
    Reply

    sindicato com mandato eterno??!! grande novidade, vc já ouviu falar de rotatividade no Sindecomar ou qualquer outro sindicato? sindicalista é aquele cara que gosta de democracia enquanto ele está fora, depois…

  7. Fanny

    15 de maio de 2012 - 17:41 - 17:41
    Reply

    Caro Hiroshi,

    Tenho visto de perto as lutas do Sr. Antonio Rodrigues Dias (Bibi) em favor dos pescadores e da Colonia Z-30, uma vez que somos vizinhos há 3 anos.
    Sei dos projetos: Centro de Produção de Alevinos; Centro de Beneficiamento de Pescado; Criação de Peixes em tanque rede e tanque terra e Qualificação dos Pescadores para gerir a própria atividade, todos já com proposta em andamento junto ao Governo do Estado.
    Quanto ao Processo Eleitoral, tomei conhecimento de que até hoje nenhuma chapa se inscreveu.
    Assim sendo, considero injustas as acusações feitas a atual diretoria, e sugiro que este respeitado Blog procure o atual Diretor (Sr. Bibi) para somente assim a reportagem demonstrar imparcialidade nas informações repassadas ao público.

    Mais uma vez, fica registrada minha grande admiração pelo seu trabalho.

    Parabéns pelo blog.

    • Hiroshi Bogéa

      15 de maio de 2012 - 18:09 - 18:09
      Reply

      Fanny, como ficou registrado no post, o Bibi não foi procurado porque não tenho telefones dele nem de alguém próximo a ele. Estou ausente da cidade, portanto, impossível ir pessoalmente até a Colônia, para ouvi-lo. Quanto a questão de “injustas as críticas” feitas pelos associados, eles que sabem o que passam dentro da Colônia – e com todo o direito de criticar a diretoria. A visão externa da vida associativa dos pescadores é muito tênue. Ademais, o Bibi já deveria era estar preparando novos dirigentes para permitir a renovação diretiva da entidade. No embalo que vai, perpetua-se como o “Imperador das Tarrafas” – como gostava de referir-se o escrito Ernest Hemingway quando se reportava aos ditadores de plantão da America Latina -, ao invés de oportunizar espaço às novas lideranças, exercitando a alternância de poder.

  8. COMISSÃO ELEITORAL COLÔNIA DOS PESCADORES Z-30

    15 de maio de 2012 - 17:27 - 17:27
    Reply

    A COMISSÃO ELEITORAL nomeada para gerir o Processo Eleitoral 2012 para escolha da nova Diretoria e Conselho Fiscal da Colônia dos Pescadores Z-30 para o triênio julho/2012 a julho/2015 vem a público informar e esclarecer o que abaixo se segue:
    Conforme deliberação em Ata de Assembleia realizada em 29.01.2012 na sede da Colônia dos Pescadores Z-30, encontra-se em aberto, desde o dia 26 de abril do corrente ano, o recebimento de documentos e registros das Chapas interessadas a concorrerem ao pleito eleitoral.
    Ressalta que até a presente data nenhuma chapa compareceu perante esta Comissão manifestando interesse na apresentação de documentação ou registro de chapa.
    Informa ainda que o processo de registro das chapas encontra-se aberto até o dia 20 de maio de 2012, podendo os interessados se dirigirem à sede da Colônia dos Pescadores Z-30 no Bairro Santa Rosa para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente.

    COMISSÃO ELEITORAL
    Raimundo Nonato Gomes Filho
    Fábio Henrique Oliveira Alves
    Reginaldo Costa

  9. Jorge Antony F. Siqueira

    15 de maio de 2012 - 17:10 - 17:10
    Reply

    Caro Hiroshi, no caso da Z-30, a perpetuidade de Bibí é ruim tanto para os pescadores quanto para a própria população, pois o cara “não se mexe” para, por exemplo, firmar convenio com a EMATER /SEMMA etc…para repovoar o Tocantins com alevinos senão de todos os exemplares de peixes da região, pelos menos os mais consumidos, como tucunaré, pescada, tambaquí, que hoje vêm de Tucuruí, pelos quais, pagamos exorbitantes preços, haja vista, despesas ao busca-los tão longe. Isso, sem citar os exemplares de grandes bagres que outrora tambem havia com abundancia nessa região. Mudanças Já. Em 15.05.12, Marabá-PA.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *