Patrícia lança “Membranas da Luz”

Publicado em 28 de março de 2012

 

 

A associação Fotoativa volta com as atividade do Café Fotográfico. O primeiro deste ano será realizado nesta sexta-feira, 30, no auditório do IAP com a participação de Patrícia Gouveia, autora do livro “Membranas da Luz” que será lançado às 18h, seguido do bate-papo (Café Fotográfico) às 19h. Entrada franca.

De volta em 2012, o Café Fotográfico da Associação Fotoativa recebe a artista Patrícia Gouveia, Mestre em Comunicação e Cultura, na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem pela ECO/UFRJ.

O trabalho artístico de Patrícia Gouveia prioriza a fotografia, a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa.

Fundadora e diretora artística do Ateliê da Imagem, centro de referência da fotografia e imagem no Rio de Janeiro, Patrícia Gouveia, exibe seu trabalho dentro e fora do Brasil, com exposições na Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia.

Seu livro “Membranas da Luz – Os tempos na imagem contemporânea” (Azougue Editorial, 2011 – Formato 20 x 14,5 cm, 135 páginas, brochura) foi lançado no primeiro semestre do ano passado, durante o FotoRio 2011, e em setembro no Paraty em Foco.

O livro é descrito pelo museólogo, Eurípedes da Cruz Junior, como uma obra de leitura densa e agradável que desconstrói as noções de “tempo congelado” das imagens e leva o leitor a ir além da superficialidade e que propõe sair da mera reação para a experiência dessas imagens.

O bate-papo que é promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Fotoativa e conta com o apoio cultural da “11 e 11 arte cultura projetos” e do IAP reúne público em prol do interfluxo de informações sobre a imagem, especialmente a fotografia, e retoma as atividades com a participação de Patrícia Gouveia que vai aproveitar a passagem por Belém para conversar com o público sobre sua trajetória nos estudos da imagem e relatar suas experimentações.
Serviço
O Café Fotográfico com participação de Patrícia Gouveia, autora do
livro: “Membranas da Luz – Os tempos na imagem contemporânea” é nesta sexta-feira, 30/03, no auditório do IAP, a partir das 18h. Entrada franca.