Nos meios empresariais de Marabá, crescem rumores de que a parceria entre os Grupos Leolar e Yamada está por um fio, correndo o risco de haver distrato de operação das duas marcas.
A parceria entre os dois gigantes do varejo paraense, anunciada em maio de 2013, abriu espaço para a Yamada implantar supermercado nas maiores lojas do grupo Leolar, até então líder no segmento de móveis e eletrodomésticos no sul do Pará, com 45 lojas em 24 municípios.
Executivos dos dpis grupos entendiam que a união das duas marcas poderia impactar o varejo na região Sul do Pará, com projeção de faturamento somado das duas marcas ficar entre as dez maiores operações de varejo do Brasil – com uma receita anual próxima de R$ 4 bilhões.
A Y.Yamada é a maior empresa varejista do Norte em faturamento e 13ª no ranking nacional da Abras.
Suas operações estão concentradas na região metropolitana de Belém e nordeste paraense, além de uma loja no centro-oeste do Estado (Santarém) e outra no estado do Amapá (na capital Macapá), totalizando 36 lojas de departamentos, sendo 20 com supermercado.
Por seu turno, o grupo Leolar, àquela época com 45 lojas em 24 municípios da região, tem três empresas de extração de minérios e uma siderúrgica.
O grupo atua também na área de empreendimentos imobiliários, lojas de informática e franquias de móveis modulados. No ano passado, inaugurou o primeiro shopping multiuso da região, com 274 lojas e uma torre comercial de 165 salas.
Para checar a informação, o blog tenta contato com a assessoria de imprensa do Grupo Yamada, além de fazer esforços para obter informações do empresário Andrey Rocha diretor-presidente do grupo Leolar.