A paraense Eliene Lima, de Parauapebas, no sudeste do Pará, está entre os brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) no primeiro voo realizado nesta terça-feira, 10, em Israel, país que está em conflito com um grupo extremista Hamas.

A aeronave da FAB decolou de Israel às 14h12 do aeroporto internacional de Tel Avive, no horário de Brasília e chegou ao Brasil por volta das 4h da manhã, no Rio de Janeiro. O avião fez um voo direto, sem escalas e segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30 está com a tripulação de 211 passageiros brasileiros. Entre eles, 10 paraenses.

Eliene é missionária e participava de um congresso em Jerusalém, capital de Israel, quando os bombardeios iniciaram no país do Oriente Médio.

Ela conversou com o Portal Roma News e deu detalhes do clima de tensão que viveu.

A paraense relata que voltaria ao Brasil ainda no sábado, 7, ela já estava no aeroporto quando os voos foram cancelados após ataques.

“Esse foi o momento mais tenso, foram umas três explosões seguidas e um barulho muito grande. Houve correria dentro do aeroporto, muito desespero, muito choro, eu imaginava uma bomba caindo e explodindo tudo”, disse.

A paraense passou a noite no aeroporto de Tel Avive e, por conta do voo cancelado, precisou voltar ao hotel em que estava hospedada. Ela foi selecionada para retornar ao Brasil no primeiro voo da FAB após preencher o formulário das Forças Armadas. “Ainda ficaram muitos brasileiros, eu ouvir falar que eram 1700, só vieram 211 nesse voo. Quando entramos no avião, nós ficamos muito felizes”, relatou

 

Texto: Chrystian Machado