Os principais veículos de comunicação do país se uniram novamente para mobilizar a sociedade em prol da vacinação.

UOL, Folha de São Paulo, G1, GloboNews, O Globo, Extra e O Estado de São Paulo assinam a campanha “Vacina, Sim”, que será lançada nesta sexta-feira, 29/01, durante o Jornal Nacional, e simultaneamente nos sites e redes sociais de todas as marcas.

O objetivo é conscientizar a população da importância da vacina e reforçar que ela é uma decisão que protege a todos, especialmente neste momento em que enfrentamos uma pandemia que já matou mais de 220 mil pessoas no Brasil.

“Todos os dias os jornalistas do UOL e dos outros veículos do consórcio trabalham intensamente, checachecam fatos, questionam autoridades, traduzem em linguagem acessível a enorme massa de dados científicos do combate à pandemia – tudo para levar às pessoas a melhor informação possível. Nos unimos para garantir que haveria números confiáveis sobre a pandemia e, agora, estamos juntos mais uma vez para vencer a desinformação e mostrar que a vacina é a única alternativa”, diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

 

Ao deixar de lado a concorrência, os veículos levam à sociedade uma visão unificada, transparente e amparada pela ciência.

A parceria, tão bem sucedida em seu trabalho colaborativo para buscar informações precisas sobre a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, também é fundamental nesta fase em que se inicia a imunização, para que leitores e telespectadores tomem decisões bem informadas e compreendam que ações individuais impactarão todos os brasileiros.

 

“O consórcio nasceu pra suprir uma lacuna grave. Como superar a pandemia sem saber onde o vírus está chegando, com que força e alcance? O jornalismo profissional preencheu esta lacuna. A campanha de estímulo à vacinação inaugurada agora é um segundo passo natural para o consórcio. Veículos que concorrem entre si unidos para o bem coletivo. Motivar os brasileiros a buscarem a vacina”, explica Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.

“Se vacinar é cuidar de si, do outro, da família, dos amigos, da sociedade. Entendemos que este é um bom momento para lembrar isso. E, como nos últimos meses estivemos juntos, todos os dias, com outros veículos de comunicação para levar para a sociedade números e informações confiáveis sobre a média de casos de covid-19 no Brasil, achamos importante estar novamente ao lado deles e do público para fazer essa reflexão”, destaca Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

 

O primeiro filme, que será lançado hoje à noite, é uma animação em que o locutor afirma que “É hora de dizer Vacina Sim. Ela protege você e protege os outros. Vacina Sim. Uma campanha para todos”.

A mesma mensagem será transmitida em peças de publicidade digital e de redes sociais.

 

Os diretores de redação dos jornais Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila, e do Globo, Alan Gripp, ressaltam a iniciativa do consórcio: “O consórcio de veículos de imprensa é uma iniciativa sem precedentes, com a dimensão que a pandemia exige, em razão da urgência de consolidar dados confiáveis diariamente. Agora é a hora de o país garantir a maior vacinação possível, pelo bem coletivo, e este grupo não poderia ficar de fora deste momento”, disse Gripp.

De acordo com Dávila, “não há saída para a pandemia fora da vacina. Mais uma vez, cabe ao jornalismo profissional divulgar esta informação vital. Por incompetência das autoridades, o consórcio inédito dos meios de comunicação se une novamente para reforçar a necessidade da imunização nacional e para contabilizar a porcentagem dos vacinados no país”.

Já para o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto, a promoção da vacina é um passo à frente na contenção da Covid e das fake news: “A defesa e promoção da vacina, além de ser um passo crucial na contenção da Covid, significa dar um basta às fake news, ao negacionismo, ao obscurantismo, e valorizar a informação, a ciência e a cidadania. Portanto, ao promovermos essa campanha estamos seguindo nossa missão de informar e conscientizar a sociedade”.

O lançamento é parte de um movimento que ganhará desdobramentos ao longo dos próximos meses, com ativação nas redes sociais, novas peças publicitárias e presença de porta-vozes.