Página para se inscrever no Fies sai do ar e deixa estudantes preocupados

Publicado em 25 de fevereiro de 2015

 

A página de acesso ao sistema de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) saiu do ar na manhã desta quarta-feira (25). O link do site sisfiesportal.mec.gov.br, que leva para a página de inscrição (sisfiesaluno.mec.gov.br), agora leva o usuário para a página do Ministério da Educação (veja no vídeo acima). O G1 recebeu dezenas de e-mails de estudantes preocupados por não conseguirem acessar o sistema.

Segundo a assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o sistema está em manutenção para corrigir a instabilidade apresentada desde a abertura das inscrições, na segunda-feira (23), por causa da alta demanda de acessos. Ainda não tem prazo para a página voltar. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano.

Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano.

Antes mesmo de o site sair do ar, estudantes não conseguiam finalizar a inscrição no Fies. Alanna Barros, estudante de Ananindeua (PA), não conseguiu efetuar o seu cadastro para pedir o financiamento de 100% da mensalidade do curso de enfermagem da Universidade da Amazônia (Unama). “Na hora que eu tinha de preencher o número de celular dá erro e não consigo mais prosseguir”, disse Alanna.

A jovem pagou a matrícula na faculdade e recebeu da instituição um prazo de 45 dias para se inscrever no programa e levar para depois levar os documentos do Fies para a faculdade.

A mensalidade do curso de Alanna é de R$ 1 mil.