Ordenamento da propaganda urbana é bem vinda

Publicado em 13 de janeiro de 2015

 

Retirada de outdoors irregulares
Retirada de outdoors irregulares

Já passava da hora.

Estabelecer normas à veiculação de anúncios e sobre o ordenamento da publicidade no espaço urbano de Marabá, é uma necessidade que vara décadas.

As ruas da cidade foram transformadas numa grande pocilga, com propagandas em placas e outros tipo de mídias sobrepostas.

A prefeitura  tem a responsabilidade de preservar, proteger e recuperar a paisagem urbana, assegurando a função estética da cidade e o bem estar da população.

O que se vê em Marabá, nos quatro cantos e numa sequencia estonteante, é sucessão de  placas, painéis, cartazes, cavaletes, faixas, banners, totens, outdoors, back-lights, front-lights, painéis eletrônicos e painéis televisivos de alta definição.

Além de causar agressões visuais e físicas aos “espectadores”, os excessos de anúncios retiram a possibilidade dos referenciais arquitetônicos da paisagem urbana, transgridem regras básicas de segurança, aniquilam as feições dos prédios obstruindo aberturas de insolação e ventilação, deixam a população sem referencial de espaço, estética, paisagem e harmonia, dificultando a absorção das informações úteis e necessárias para o deslocamento.

De uns dias pra cá, a coisa tá mudando.

Pelo menos o secretário de Urbanismo, Cláudio Feitosa, tenta mudar, retirando placas fora do padrão  e em locais inapropriados.

Outdoor 2

Mas só isso não bastará.

É preciso ir mais longe.

Retirar, como exemplo, os imensos  triedros instalados em pontos d cidade, como na entrada da Antonio Maia e próximo a Getúlio Vargas, em frente a praça Duque de Caxias.

Aquelas mídias com pontos luminosos, naqueles locais,  e daquelas dimensões – ofuscam motoristas e passageiros dos veículos de transporte que passam nas imediações, o que de pronto comprovam os inadequados pontos de suas localizações.

Cláudio Feitosa é um talentoso servidor.

Tem boas ideias para executar à frente da secretaria de Urbanismo. E já conta com um planejamento de ações pronto para ser aplicado.

Todo apoio que lhe for dado,  será importante.

Outdoor 3