No último sábado, a empresa Estre, responsável pela coleta de lixo, colocou em prática a denominada “Operação Intensiva”, que terá duração de uma semana, destinando-se a recolher lixo onde não deveriam ser colocados por moradores – e para tornar eficiente os serviços de recolhimento do lixo em pontos onde a regularidade era cobrada.
A movimentação de máquinas e de garis da empresa nas últimas 48 horas atingiu praticamente todos os bairros de Marabá.
Durante o dia de ontem, o próprio poster percorreu os cinco núcleos populacionais, conferindo o resultado inicial da operação.
Em contato telefônico, coordenador de limpeza da Estre informou que a empresa não realizou apenas coleta.
Operação envolveu roço, lavagem de algumas paradas de ônibus, e pinturas de guias.
Em muitas ruas, foi constatado também o hábito antigo de alguns moradores jogarem lixo na esquina, tão logo o caminhão da limpeza passa pelo perímetro.
“Como em seguida novos monturos são formados por moradores, fica a impressão de que a empresa não está cumprindo o calendário de passagem”, contou ao poster José Maria Lima, dono de uma pequena mercearia na Av. Paraíso, entre os bairros Liberdade e Independência.
A seguir, o blog posta algumas fotos do resultado da operação, com a intenção de alertar a população de que não basta apenas ter uma empresa na cidade efetuando serviços de limpeza.
É preciso educação ambiental no lar de cada marabaense, revelando-se, dessa forma, a obrigação cidadã no que se refere a colaborar, também, com a limpeza da cidade.
Eu percorri os cinco núcleos, como já disse, e em todos eles, diversas equipes da Estre trabalharam: Velha Marabá, Cidade Nova, Nova Marabá, São Félix (1, 2, e 3) e Morada Nova.
Agora, cabe a gente participar desse mesmo processo de ordenamento da cidade, evitando jogar lixo à porta ou na esquina mais próxima. O lixo tem que ser depositado em sacos específicos (ou em lixeiras fixada na porta de cada residência) no dia em que a empresa cruza o bairro, fazendo coleta.
Jogar lixo na rua logo depois que os garis passam, é sacanagem, e uma prova de que a pessoa não ama Marabá.
Vejam as fotos, e confiram como grande parte da cidade amanheceu, esta segunda-feira, 13.



























Operação Intensiva da Estre prosseguirá até o próximo sábado.
Posteriormente, a empresa pretende iniciar campanha educativa para sensibilizar a comunidade a participar ativamente do processo de limpeza da cidade, evitando jogar lixo nas esquinas.
Amanhã, o blog tentará ouvir algum dirigente da empresa para falar sobre a questão do lixo.
Ferraz
15 de janeiro de 2014 - 17:13aqui em Paragominas quase não encontramos lixeiras..mas a cidade é limpa e as praças sempre bem cuidadas..mas foi um trabalho com a população que já dura quase 20 anos.
Jose N. Filho
14 de janeiro de 2014 - 11:27Marcus é exatamente isso que acontece os garis recolhem o lixo e porem em um local pra quando o carro do lixo vir fazendo a rota seja mais rápido o trabalho dos mesmos, porem no intervalo que o caminhão leva para chegar até o local onde estar armazenado este lixo o cachorros fazem a festa e espalham lixo por toda a rua e calçadas e quando o caminhão chega para coletar o lixo os garis recolhem só as sacolas que estão intactas ficando muita sugeira espalhada pela rua.
Marcus
14 de janeiro de 2014 - 09:23Hiroshi, realmente a população tem uma parcela (e não é pequena) de culpa. Moro em Marabá há quase 5 anos e logo que cheguei achava estranha essa questão do lixo. Eu sempre deixava o lixo dentro da lixeira, na porta de casa. Quando voltava à rua meu lixo não estava na lixeira, mas amontoado na esquina, junto com o lixo do restante da rua. Não sei quem fazia isso, já até ouvi dizer que são os próprios catadores, pra facilitar na hora da coleta
Jode N. Filho
13 de janeiro de 2014 - 09:02Já era hora desta empresa fazer alguma coisa, pois a cidade estava ficando abandonada novamente, mais uma vez milhões de reais sendo investido em uma empresa privada para coleta de lixo e a cidade tomada por lixo por onde passamos, ate mesmo carros desta empresa é difícil de se ver circulando pela cidade. Outro ponto importante refere-se aos moradores serem os culpados por colocar lixo na hora errada na rua, porem qual é a hora correta de depositar o lixo nas lixeiras? O blog tão empenhado em mostrar o trabalho da PMM deveria então publicar o calendário da coleta de lixo nos bairros e ruas da cidade, pois a administração passada mesmo sendo um desastre teve a sensibilidade de fazer e divulgar amplamente um calendário com o dia e horários de coleta em cada rua da cidade.
Colaborem com a população neste sentido, pois nos somos os mais interessados em ver nossa cidade limpa.
JOde, conforme o post informa, a empresa disponibilizará o calendário de coleta nos próximos dias.