Oficina de contação de histórias será ofertada gratuitamente pela Casa da Cultura

A agente cultural Cláudia Borges (foto) ministrará uma oficina de contação de histórias, em parceria com a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Denominada  Oficina de Contação de Histórias: Colcha de Retalhos e Muitas Histórias, a oficina será gratuita, durante uma semana, com transmissão on line, pelo período noturno, o que facilitará a participação de pessoas que trabalham durante o dia.

“Vou fazer uma partilha do que acumulei de experiencia nesses anos de contação de histórias. Uma semana para a gente desenvolver alguns pontos de contação e encerrar a oficina com um sarau de histórias”, diz Cláudia Borges.

A arte de contar histórias é sempre um ato de partilha!

Todos nós somos contadores de histórias natos: pensamos, fazemos e contamos narrativas todos os dias.

A narração artística é uma forma de se apropriar da história escolhida, um estudo anterior com as suas vivências e, portanto, ato singular e único.

Uma performance que será sempre inédita e se completa com o ouvinte cúmplice. Para que aconteça essa arte, os elementos principais são: o narrador, a história e o público.

Conteúdo:

  • Processo de investigação de uma voz autoral para cada contador/a. Ouvir-Contar-Encantar. Contar para quê?
  • Identificação com elementos, temáticas e gêneros de contos. O que essa história tem para mim? As imagens internas e externas
  • Contos populares: lendas, fábulas, contos de fadas e mitos. Partes da história (introdução, desenvolvimento, clímax, desfecho)
  • Fazer as escolhas de histórias de acordo com o processo de autoconhecimento. Repertório do narrador / Recursos internos e externos
  • Quem conta um conto, aumenta um ponto. Narração artística: eu conto, você̂ conta, nós contamos histórias.

Datas: 06 a 10 de dezembro de 2021

Horário: 20h

Local: oficina virtual via Google Meet

Público-alvo: comunidade em geral

Oficineira: Cláudia Borges – licenciada em Letras – Língua Portuguesa (UFPA) campus Marabá

Atividade gratuita

 

Interessados em participar da Oficina, usem este link   (CLIK  AQUI  )