Quem estava no regaboge é quem conta ao poster, pelo celular.
Durante festa de confraternização do PTB, à noite de quarta-feira, 21, em Belém, a estrela da patuscada foi o ex-governador Almir Gabriel.
Diante de cerca de 500 comensais presentes à Casa da Seresta, Gabriel marcou seu discurso de agradecimentos com uma frase de efeito:
– “O corpo pode estar velho, mas a mente está nova e tinindo. O velhinho vem ai…”
Exortou-se, ao blindar sua idade de septuagenário.
Almir brindou a plateia com citações históricas, ao lembrar datas e nomes de fundadores do PTB, puxando da Europa a origem do trabalhismo como bandeira partidária.
Didático, o provável candidato a prefeito de Belém pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) rememorou a denominação dada a uma vertente política surgida na Inglaterra, a partir de certas questões relacionadas à defesa de interesses políticos e econômicos defendidas pelos movimentos operários.
Gabriel, também, ensinou aos presentes que o trabalhismo brasileiro nasceu divorciado do trabalhismo europeu, a partir de sua criação, em 1945, por Getúlio Vargas, tendo como principal teórico Alberto Pasqualini.
“O Partido Trabalhista Brasileiro surgiu como resposta aos anseios da população por um sistema político que privilegiasse o capital nacional e garantisse ao trabalhador uma legislação regulamentadora de seus direitos”, dissecou o ex-governador.
A curta aula de História serviu para animar a militância petebista presente ao regabofe.
Duciomar Costa, prefeito de Belém e responsável pelo ingresso de Almir na legenda, foi bastante paparicado pelo seu provável candidato à sucessão.
TELMO MARINHO
1 de março de 2012 - 23:38O episódio de Eldorado de Carajás precisa ser melhor analisado. Creio ter sido fruto daquela malfazeja aliança de Almir Gabriel com Alacid Nunes. Cerca de um mês antes do massacre Alacid/Hidelgardo/Mário Malato mobilizaram os fazendeiros do Sul do Pará contra o MST. Encheram o Palácio dos Despachos pressionando o então Governador Almir Gabriel. Almir deu uma extensa entrevista no Jornal O Liberal radicalizando sua posição contra os “sem terra”: não aceitaria invasões de terras no Estado do Pará!.Os militares planejaram uma napoleônica operação de guerra – cerco e destruição – contra desarmados sem terras que obstruiam a Curva do “S”. .Os fazendeiros acompanharam os batalhões da Policia Militar de Marabá e de Parauapebas contribuindo com a “caixinha da UDR”. Com eles os seus bate-paus e pistoleiros. Todos sabem que um pistoleiro de nome JAMAICA foi o pivô de todo aquele incidente. Jamaica foi provocar os trabalhadores “sem terra” na sua área de acampamento. Perseguido de perto pelos sem terra correu e se refugiou junto aos policiais militares, os quais ao ver aquela multidão armada de facas, foices e facões reagiu aos tiros provocando, equivocadamente, aquela terrível mortandade que enodoou a História do Estado do Pará. É preciso disciplina e prudência da Policia para evitar esses Crimes contra a Humanidade como foi também o massacre da Ponte do Itacaiunas até hoje também impune para vergonha do Brasil. telmoadvogado@hotmail.com
George Hamilton Maranhão Alves
30 de dezembro de 2011 - 14:27O herdeiro original do trabalhimo getulista era Leonel Brizola. No entanto, com medo de que o trabalhismo se fortalecesse nas mãos do político gaúcho, os milicos “deram” o PTB para Ivete Vargas (se não me equivoco, neta de Getulio Vargas). A alternativa de Brizola foi fundar o PDT – esse sim, um partido de esquerda, herdeiro dos anseios nacionalistas do trabalhismo de Vargas. Aquele PTB criado foi um partido conservador, de centro-direita, ligado ao grande capital.
Almir Gabriel, um grande político, mas que não deve distorcer tanto a história a seu bel prazer.
George Hamilton Maranhão Alves
30 de dezembro de 2011 - 14:15Se o PT de Marabá apoiar o Maurino, eu rasgo a camisa do meu querido time (Vasco da Gama) e visto a do nosso arquirival (Flamengo)!
Paulo Roberto da costa chagas Júnior
28 de dezembro de 2011 - 14:12Melhor candidato a prefeito de Belém , Vcs não acham ?
Paulo Roberto da costa chagas Júnior
28 de dezembro de 2011 - 14:11Melhor candidato a prefeito de Belém …
Anônimo
27 de dezembro de 2011 - 21:59Hei,quem não conhece a história fala o que quer.você lembra da idade do Hélio Gueiros quando foi Governador.e Senador além de chamarem de velho,chamavam de cachaçinha e o povo não se importou com idade.pense nisso.
Raimundão
27 de dezembro de 2011 - 13:41Quando as obras em Ananindeua foram realizadas, o Prefeito era Manoel Pioneiro, que é aniguinho de Almir, Jatene e companhia. O dinheiro para a realização das referidas obras veio das privatizações e o Presidente era FHC, que era amiguinho de Almir, Jatene e companhia.
Hoje o prefeito de Ananindeua é Helder Barbalho, que é filho de Jader Barbalho, que não é amiguinho de Almir, Dudu, Jatene e companhia.
Só que em política tudo muda, os amigos de hoje serão os inimigos de amanhã e vice-versa.
Só Deus por nós.
Marcelo Campos
27 de dezembro de 2011 - 02:55Aquele homem que saiu de Traquateua para ser “alguém” em Belém do Pará, hoje está dando aula de Pós Doutorado em Política. A bem da verdade, até um dia desses as coisas pareciam já definidas e só se falavam em “dois” nomes para prefeitura. A Filiação de Almir Gabriel ao PTB, muito bem guardada, mudou totalmente o panorama das eleições da capital, e, passando ao segundo turno, fatalmente será o Prefeito de Belém, lembrando que a máquina administrativa já representa faixa de 20%. A candidatura de Almir influenciará ainda na acirrada eleição de Ananindeua, onde o PTB tem candidatura Majoritária e quando Governador Almir realizou grandes obras como a Rodovia Mário Covas, Ginásio Abacatão etc e etc … !
Para completar a notícia do Blog, Almir declarou ainda provocando suspense e risos : Duciomar, você vai mandar na Prefeitura ! Não vai mandar em mim … pq em mim só manda a minha mulher … ( rs) “
anonimo
25 de dezembro de 2011 - 17:32Uma pergunta: existe no Para politico melhor que o Dr. Almir
Raimundão
25 de dezembro de 2011 - 04:19O Almir jé deveria estar aposentado, já fez muita obra ( obrou muito) no Pará.
E o Dudu, já deveria ter sido processado há muito tempo, por suas peraltices.
Sandro
24 de dezembro de 2011 - 19:19Qual é a credibilidade do Dudu e qual o interesse do Dr Almir, afinal o Dudu não adiministra Belém e o Almir não vai obedecer o Dudu depois de eleito, se for eleto.
Não vejo nada util nessa parceria (sociedade sem fins lucrativos), seria criar uma cidade onde o prefeito é inimigo do governador e o governador é inimigo da presidente, um verdadeiro caos.
Não estou aqui defendendo um prefeito do governador , estou colocando que seja um que ao menos não seja um inimigo declarado como acontece em São Luiz no Maranhão!
Aqui em Marabá isso não acontece , pois ninguem vota em quem no futuro não possa se alinhar com o governador e a Vale.
Tenho pena do pessoal de lá não ter votado sim, porque ai o problema seria só deles, afinal como não votaram o problema tambem é nosso e não vamos deixar de botar o dedo ou sera que nos esqueceremos a trairagem do Sr JORDY?
Julio Mesquita Terra Firme
24 de dezembro de 2011 - 19:07queria saber se o filho dele marcelo vai vir ajudar na sua campanha ou só vira morar em belem se ele for eleito
Mestre Chico Barão
24 de dezembro de 2011 - 18:57Talvez de forma poética eu possa comentar o fato
COGNOSCITIVO BIOGRAFICO
Eu estou na época da decrepidez
Muito velho , talvez caduco
Terei forças ou serei breve
Terei vigor perene ou efêmero
Contudo tenho minha própria lucidez
Não me acho podre e sim apenas maturo
De sabor acido mais pesado do que leve
Porem meu desejo não é apenas mero
Entretanto algo me traz palidez
Resultado do que hoje educo
Espelhado no que me serve
Para conseguir o que mais quero
Acordo porem dessa insensatez
Com sensação de eunuco
E o raciocino em greve
Estar sozinho eu não espero
Chegou para minha realidade limpidez
Pelas muitas cantadas do cuco
Meus cabelos já são neve
Lembrando minha biografia me desespero
Um personagem é o que fez
Serei lembrado como um turco
Ainda que nem tudo revele
Saberão que comigo não fui sincero
Mestre Chico Barão
24 de dezembro de 2011 - 17:49COROA DE ORQUÍDEAS PARA UM SUICIDIO
Muita …………… do tal velhinho!
É o que um candidato na capital que ganhar a eleição aceitar apoio do Dulciomar, e ainda se lançar pelo seu partido?
O que se pode dizer de quem confunde uma historia do partido com um plano de governo?
Garantir caso ele fosse eleito de que terminaria seu mandato mesmo com sua dependência da “Souza Cruz” não é ou não uma imprudência?
Quarto qual o empresário que esteja lúcido fará uma doação para sua campanha ainda que em valor ínfimo?
O que se pode pensar de um medico exaltar alguém que foi processado por diploma falso de medico?
E para finalizar com chave de ouro o que se deve pensar em relação ao seu estado emocional vendo seus atos na ultima eleição para governador?
Uma coisa apenas nos faz pensar por um segundo que ele é um homem apesar de tudo prevenido, ele cultiva orquídeas para ter ao menos um coroa garantida no seu funeral político!
Uma colocação final, quando ele aparecer em filmagens ou pessoalmente de uma olhada em suas mãos , veras que elas estão com um tamanho muito grande em relação aos seus braços, uma coisa realmente desproporcional e a sabedoria popular fala que isto é um sintoma de quem na velhice não segue uma linha de raciocínio coerente no todo, apenas esporadicamente!
Paulo Pereira
24 de dezembro de 2011 - 17:39Caro Telmo Marinho
Não se deve confundir preconceito com a visão realistica do quadro que nos é exposto.Almir Gabriel já teve oportunidade de prestar relevantes serviços ao Pará, em meio aos erros que são comuns aos seres humanos.Afinal, lidar com o poder não é nada fácil e quase sempre se comete erros ao manuseá-lo.Agora, querer entregar a vida, o destino de um povo, nas mãos de alguém que nada de novo tem a oferecer é extremo absurdo e só pode ser praticado por uma pessoa como o atual Prefeito, que tem tratado nossa bela capital como o quintal de sua casa.Após os desastres de Edmilson e Duciomar, Belém merece uma visão administrativa moderna, algo que Almir Gabriel jamais poderá oferecer.Por atitudes como esta de Duciomar, revirando monturos e ressuscitando zumbis politicos é que excelentes promessas politicas tem estiolado precocemente, inclusive, voce, se for o Telmo Marinho advogado e dirigente partidário.Quem ama Belém não pode aceitar esta imposição de Duciomar, que só está pensando em aproveitar os restos do prestigio politico de Almir Gabriel e juntar ao seu e ao de alguns outros, para tentar manter-se no poder.Pode até eleger-se, mas que será um desastre, será, pois o inesquecível “é um poço até aqui de mágoas”, como diz a canção.
Mestre Chico Barão, acusar alguém de insanidade mental, como está registrado em seu comentário, é crime. E a responsabilidade legal dessa acusação sem prova é do blog. Sem essa. Refaz teu comentário. Feliz Natal.
TELMO MARINHO
23 de dezembro de 2011 - 19:00Todos os comentários preconceituosos perdem seu valor. Almir Gabriel merece o respeito do povo do Pará, assim como a Ana Julia e todos os que dedicam a sua vida à causa pública sem ser “ficha suja”.Esperemos que as urnas digam que o “bom velhino”, competente e zeloso com a “res publica” está tinindo no Coraçao do povo de Belém.
jose das graças ribeiro
23 de dezembro de 2011 - 14:50Ooooooo esse velhinho ai e quele que mandou matar os 19 sem terra em Eldorado do karajas acorda minha gente o mostro estar vivo.
Prof. Alan
23 de dezembro de 2011 - 12:45O Almir tem que se cuidar. O coração dele é um pote até aqui de mágoa. Na idade dele (e sendo médico) ele devia saber que guardar rancor causa uma série de doenças. Devia era ir cuidar dos netos e se aposentar.
Marabaense arretado
22 de dezembro de 2011 - 21:58O carcomido? O ultrapassado? O preguiçoso? O decrépito?
Paulo Pereira
22 de dezembro de 2011 - 16:47Caro jornalista Hiroshi Bogea.
Triste e lamentável politica, paraense e brasileira, que não se renova e retoma das cinzas lideranças carcomidas pelo tempo e de mentes retrogradas. O que se assiste é o reavivar das cinzas da vaidade de um ancião que se diz “inesquecível” e se auto elogia a todo instante.Desperta Belém!
judith assentada
22 de dezembro de 2011 - 15:59quero falar de outro rega bofe
O maurino foi convidado especial do PT para a confraternização do INCRA na quarta feira 21/12.
Mas enquanto acontecia os comes e bebes no salão,o prefeito e a prtizada se reuniam as portas fechadas no gabinete do presidente.
Presentes Luis Carlos,Bernadeth,Bressan e outros puxa sacos.
Sera que sai uma união desse balaio.????????????………