O gênio do nanquim

Publicado em 16 de abril de 2008

O desenho retrata a abertura da rodovia Pa-70, atual BR-230, ligando a Belém-Brasília a Marabá, nos anos 60.

A genialidade do marabaense Augusto Morbach substituindo a máquina fotográfica de então, por ocasião da visita do então interventor Jarbas Passarinho ( ao centro, à direita de boné) às obras de abertura da estrada, recebido pelo prefeito Pedro Marinho (de chapéu) e Eduardo Bezerra, à esquerda do governador.

Detalhes a serem notados: traços de trabalhadores da construtora e demais assessores da comitiva, destaque para um Jeep logo atrás das autoridades; distribuição de cores num realismo extraodinário de uma manhã de pouco sol; cortes em árvores usada na obra; um maravilhoso pé de ipê florido bem atrás, no alto; castanheiras realçadas, elas que foram por diversas vezes musa de inspiraçao do artista…

Augusto Morbach ainda não foi reconhecido neste país como deveria sê-lo. Em nossa própria cidade, merece ser muito mais lembrado do que as corrriqueiras citações de quem não o esquece.

Fotografado pelo poster ontem de manhã, o desenho, ampliado num grande quadro, está afixado no plenário da Câmara de Marabá.