O desespero do grande devedor

Publicado em 22 de março de 2008

Na coluna Coisas da Política, da lavra de João Carlos Rodrigues, do jornal Opinião:

Prefeito Darci Lermen (PT), acompanhado de sua equipe, deslocou-se para Belém com o objetivo de solicitar da governadora Ana Júlia (PT) revisão nos índices do ICMS em desfavor de Marabá e, naturalmente, a favor de Parauapebas. Assessoria do prefeito identificou incorreções na aplicação dos índices. A polêmica promete.

Promete.
E promete muito desgaste à imagem da governadora Ana Julia caso ela seja convencida de que vale a pena penalizar o município de Marabá em atendimento a pleito de correligionário que não está tendo competência de gestão no gerenciamento do município mais rico do Pará.

À exemplo do que já vem ocorrendo na esteira da ruidosa cobrança de R$ 175 milhões de supostos royaltes devidos pela Vale, os passos de Darci Lermen seguem o mesmo ritmo: subtrair dinheiro de quem está sabendo gerir com eficiência e responsabilidade para cobrir clareiras de dinheiro público mal aplicado.

Esse moço está a merecer, com a máxima urgência, uma ação enérgica dos Ministérios Público Federal e Estadual. Ou há forças muito mais poderosos colocando peias nas pernas dessas autoridades?

Algo terrivelmente de grave permeia o lerdo e contraditório mundo fantasioso darciniano.