Hiroshi Bogéa On line

O Certo e o Errado

A Fundação Victor Civita concedeu o título de Escola do Ano à Escola Municipal Serafina Carvalho, de Itupiranga. Ao repercutir  a importante premiação em discurso na Câmara Federal, o deputado  Wandenkolk Gonçalves (PSDB) contou pequena história sobre o sucesso da unidade educacional.

Sou natural daquele município, distante 572 quilômetros de Belém, ao qual se tem acesso por longo trecho da descuidada Transamazônica, onde tradicionalmente as letras são escassas e biblioteca não existe.

(…)  Destaco que a iniciativa e a concepção do projeto são da Coordenadora Pedagógica Adilma de Sousa Oliveira, exemplo de educadora, orgulho de todos nós. Focado no conhecimento didático em leitura e escrita e tendo como estratégia a formação continuada dos professores na escola, o projeto tem como objetivo a formação de alunos leitores e escritores. Os resultados da experiência corroboram um sem-número de análises que indicam que não há qualidade na educação sem formação continuada em exercício.

Num trabalho coordenado, que envolve todos os integrantes da Escola, com amplo apoio do Poder Público Municipal, o programa vem conseguindo aprimorar as atividades de leitura e escrita realizadas pelos professores em sala de aula, o que atesta profunda mudança nas concepções pedagógicas do grupo.

Graças a essa experiência exitosa, sabe-se hoje, em Itupiranga, que é impossível valorizar a palavra escrita e querer formar novos leitores sem que haja leituras diárias de boas e envolventes histórias; que é imprescindível trabalhar os diferentes gêneros, as diferentes linguagens e as diferentes formas de comunicação, para desenvolver a competência comunicativa; que mais importante que corrigir um texto é revisá-lo, com o autor; que formar leitores pressupõe amor à leitura e à palavra; e que planejar o trabalho é absolutamente imprescindível.

(…)  Nesse sentido, a experiência do distante e ainda desconhecido município de Itupiranga serve de referência para o País.

 

Pena que o prefeito municipal, Adécimo Gomes (PR) seja a pior referencia para os prefeitos eleitos recentemente. Na área educacional, servidores  com salários atrasados, não conseguem estender às demais escolas do Ensino Fundamental o desempenho premiado da Serafina Carvalho.

 À equipe da pedagoga Adilma de Sousa Oliveira deve ser creditado todo o sucesso da premiação.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *