Hiroshi Bogéa On line

Noves fora, nada

 

 

À avaliação que o poster teve do debate da RBA , o raciocínio do deputado blogueiro Parsifal Pontes trafega em linha semelhante:  os debatadores do Sim e do Não nada esclareceram sobre pontos que o paraense quer saber para tirar suas dúvidas.

Um trecho do pensamento de Parsifal:

 

O debate entre as frentes pró e contra a divisão do Pará nada esclareceu sobre o objeto a que se deveria propor. Os debatedores se comportaram como se estivessem sobre um palanque, sofregamente angariando votos para as suas respectivas tulhas.

Nem um dos participantes respondeu às perguntas do outro, preferindo, à guisa de respostas, réplicas e tréplicas, debulhar mais do mesmo: o debate não passou de uma decorada reprise que o bate-boca de todos tem protagonizado.

Impressionou-me a falta de urbanidade e poder argumentativo: os debatedores, literalmente, esculhambaram-se do início ao fim, beirando as falas a impropérios mútuos.

Infelizmente o objeto do plebiscito travestiu-se em tentativas de um pegar o outro na esquina: sofrível.

 

Para ler o post completo.

Post de 

17 Comentários

  1. Alberto Lima

    7 de dezembro de 2011 - 00:35 - 0:35
    Reply

    Certíssimo Sr.Hiroshi!

    O que se viu foi apenas pessoas que, pra provarem que os seus são melhores, precisão dizer (e não provar) que o o dos outros são piores. Isso de ambos os lados!

  2. Anônimo

    4 de dezembro de 2011 - 21:19 - 21:19
    Reply

    Hiroshi, não concordo com o Parsifal, pra mim quem diz que nao está entendendo nada é os do contra a separação, temos outros exemplos ai de estados que se separaram e que nao querem se juntar novamente.Isso é conversa de quem é contra.Quem assistiu o debate gostou e vai votar SIM E SIM 77 E 77.Carajás e Tapajós já estão com o título nas mãos para votar no dia 11 de Dezembro 77 e 77.Adorei os dois debates da RBA e o da Record, so fiquei chateado porque o Dep. Zenaldo chamou nosso povo de forasteiros e criticou o sotaque do povo do Carajás.Vc viu Hiroshi?

  3. A Força do SIM...

    4 de dezembro de 2011 - 12:03 - 12:03
    Reply

    Ô Hiroshi, me desculpa, como que pode se dizer que não houve esclarecimento?As perguntas do pessoal do contra foram todas respondidas com a argumentação lógica do João e do Deputado Lira Maia. É que os argumentos do SIM são claros, não tem o que ser discutidos, não há novidade a ser dita. A questão aqui no blog, é que, os frequentadores, já esclarecidos de tudo que está posto em jogo neste plebiscito, ou já são contra ou a favor, conforme a sua conveniencia, me desculpem, mas a verdade é essa. Isso é um jogo de interesses, a própria população da nossa região em sua esmagadora maioria defende seus interesses votando no SIM, pois tem certeza que com isso sua vida pode melhorar e até o blogger tem interesses profissionais em se manter neutro, mas ele tem sua posição firmada, extremamente esclarecido que é. Até aquele que se diz “desacreditado”. Quanto a essa questão de capital, amigo Raimundão, ninguém, a não ser a “naturalidade”, jamais disse que Marabá ou Santarém vão ser as capitais dos novos estados, caso o plebiscito vingue. As duas cidades, apesar de suas mazelas gravíssimas, cresceram mais do que as outras, concentraram mais problemas também, e naturalmente são cotadas para isso. Qual das cidades não querem isso? Todas querem. A questão é que as regiões criaram naturalmente seus pólos. E ISSO NÃO ESTÁ EM DISCUSSÃO AGORA, NÃO É HORA DE SE PENSAR DESUNIR!

  4. Raimundão

    4 de dezembro de 2011 - 00:32 - 0:32
    Reply

    Carajás Capital :Marabá,Tapajós Capital :Santarém, é isso mesmo?
    Quais foram os critérios que definiram essas cidades como capitais dos futuros Estados?
    Será que os políticos e os moradores das outras cidades concordam com isso, ele foram consultados?
    Com a palavra o pessoal de Parauapebas, Redenção, Conceição do Araguaia, Rondon do Pará… Altamira, Óbidos, Alenquer, Oriximiná…

  5. Desacreditado

    3 de dezembro de 2011 - 14:06 - 14:06
    Reply

    A verdade é que ambos os lados não têm nada a dizer ou a fazer que não puderam fazer até hoje de posse dos mandatos que lhes demos em troca de promessas de palanque que sempre nos fizeram.

  6. Raimundão

    3 de dezembro de 2011 - 00:17 - 0:17
    Reply

    Prezado Hiroshi, se postei o mesmo comentário repetidas vezes, não fiz com a intenção de prejudicá-lo, pois postei em artigos diferentes, com o objetivo de alcançar mais leitores, tendo em vista que cada artigo atrai pessoas diferentes. Se você entendeu de outra forma, peço-lhe desculpas.

    • Hiroshi Bogéa

      3 de dezembro de 2011 - 08:29 - 8:29
      Reply

      Explicado, Raimundão. Até fiquei surpreso com o procedimento, mas sua explicação restaura a verdade. Gosto de tê-lo aqui como um de meus comentaristas. Volte sempre. Bom final de semana.

  7. Hiroshi Bogéa

    2 de dezembro de 2011 - 20:31 - 20:31
    Reply

    Comentarisra Raimundão: não adianta insistir em mandar comentários repetitivos, com o mesmo texto. Isso já é querer “entulhar” a caixa de comentários, e não permitirei. Se insistires, marcarei teu IP como spam.

  8. Raimundão

    2 de dezembro de 2011 - 19:55 - 19:55
    Reply

    Os Deputados SePARASITAS, vão governar em acampamentos e comer somente pizza sabor SALAME.

    .

  9. Marcelo

    2 de dezembro de 2011 - 18:49 - 18:49
    Reply

    Hiroshi…

    A bandidgem ta que ta. Acabarm de assaltar a agência do BB em Jacundá, às 18hs, levaram o tesoureiro de refém.
    Nós bancários estamos vivendo momentos de tensão e insegurança neste parazão sem segurança pública…

  10. José C. da Silva

    2 de dezembro de 2011 - 18:44 - 18:44
    Reply

    vc q é contra a divisão tá bem de vida ou é ingênuo demais (bôbo). Vamos votar na mudança, vote 77 “SIM”, votar “não” é bobeira, se liga, eu sei q em Belém tem muita gente q não esta morrendo, mas precisa melhorar, como ‘eu’. VOTE “77” SIM,ficar como está não dá, Vamos mudar. “77” SIM. vc viu, o “SIM” tem proposta.

  11. Marabaense/Paraense

    2 de dezembro de 2011 - 17:11 - 17:11
    Reply

    Gostaria de parabenizar o autor do Blog, pois o mesmo tem se mantido neutro a toda esta questão, além de nos manter informados sobre vários assuntos importantes e fornecer a todos nós, este excelente espaço para que possamos dar nossa opinião.

    Parabéns pelo Blog.
    Um abraço

  12. Marabaense/Paraense

    2 de dezembro de 2011 - 17:07 - 17:07
    Reply

    Gostaria de saber onde está o grande líder do projeto de Divisão do Estado, o
    Deputado Giovani Queiroz, pois só quem está se expondo na mídia e dando a cara para bater, é o Deputado João Salame que está servindo de boi-de-piranha. Os demais políticos e interessados, estão atrás do muro só à espera do resultado.

    Um Abraço

  13. Eleito indeciso

    2 de dezembro de 2011 - 15:30 - 15:30
    Reply

    Uma pergunta: o que vai ser feito com os políticos que têm e tiveram mandatos no futuro estado do Carajás, já que eles contribuiram enormemente para as mazelas que hoje vivemos? Vamos dividir e entregar nas mãos desses incompetentes? Se for para as mãos dele, vai mudar alguma coisa em relação ao caos que hoje vivemos?

  14. Luis Sergio Anders Cavalcante

    2 de dezembro de 2011 - 14:34 - 14:34
    Reply

    Hiro, tambem fiquei com a mesma impressão do Parsifal. Foi como se os 4(quatro) debatentes se encontrassem na porta de entrada da RBA, iniciassem bate-boca com acusações mútuas, passando pelos bastidores e saindo por outra porta, deixando o eleitor menos esclarecido, mais baratinado ainda. Em 03.12.11, Marabá-PA.

  15. Marabaense/Paraense

    2 de dezembro de 2011 - 14:08 - 14:08
    Reply

    Concordo em genêro, número e grau com o que foi dito pelo Parsifal.

    Um abraço.

  16. Anônimo

    2 de dezembro de 2011 - 13:43 - 13:43
    Reply

    Como NADA hiroshi.

    O debate serviu pra explicitar que o NÃO não tem proposta nenhuma para mudar a realidade que aí está.

    O sim pelo menos apresentou algo palatável.

    O q

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *