Não é de hoje que são registradas denúncias de roubos e saques ocorridas nos porões de bagagem das aeronaves da TAM.
Principalmente, na rota São Paulo-Belém.
Nesse trecho, parece existir uma gangue de saqueadores e ladrões de alta periculosidade, como gostam de citar os repórteres policiais.
A última vítima desses assaltos (e não será o último, certamente) foi minha filha, Julianna Bogéa.
Vejam o relato dela nos murais das redes sociais:
Revolta. É a palavra que define o q estou sentindo com o ocorrido nessa última madrugada (02/11).
Desembarquei em Belém no vôo vindo de SP JJ3544 da TAM, às 00:50.
Na sala de desembarque, notei que minha mala tinha sido extraviada (caso comum na Tam, mas nd comum para um cliente), e me dirigi ao balcão para abrir um protocolo.
Porém, resolvi retornar à esteira de bagagem e verificar um volume q por lá rodava, nada parecido com o meu.
Para meu espanto, “aquilo” era minha mala completamente envolvido por sacos plásticos preto, rasgados e furados e fitas da Tam.
Confesso que levei algum tempo para assimilar o que tinha acontecido com minha mala NOVA, comprada há um mês.
Procurei os funcionários da companhia e eles foram bem diretos – “Vamos levar sua mala para o conserto, caso não tenha jeito, você ganhará outra”.
Como assim, uma mala nova, minha gente??
Fomos pesar a mala e mais um baque> 5kg a menos do que embarquei.
Gente, fui abrindo a mala e me sentido mais impotente ainda… roupas em sacos plásticos da Tam, embrulhos danificados, minha mala não tinha fundo, não tinha uma roda, não tinha puxador. O que era aquilo? Como eu chegaria em casa com minhas coisas? Em sacos plásticos?
A minha sorte é que encontrei um casal de amigos desembarcando em outro voo, e me deram total apoio moral e psicológico.
Em casa me deparei com roupas rasgadas, sapato e bolsa desapareceram, 9 mil reais de prejuízo fora o dano moral que não consigo dimensionar.
Me sinto roubada, desrespeitada, impotente.
O que me faz mal agora é saber que na sexta viajo de novo por essa mesma companhia… Preciso da ajuda de vcs.
As fotos não chegam perto da realidade que encontrei.
Os piratas invadiram tb voos domésticos, onde vamos chegar?? #jeitotamdevoar #tamnasnuvens #staraliance
—
Nota do blog 1: as fotos abaixo mostram mais ou menos como ficaram roupas e demais bens que se encontravam na mala arromnbada pelos piratas da TAM.
Nota do blog 2: Minha filha está contratando advogado para acionar a TAM, exigir a reposição de seus bens e demonstrar, com seu gesto, a necessidade de todos nós nos mobilizarmos contra esse desrespeito e atitudes corriqueiras de uma companhia que escala, nos porões de suas aeronaves, verdadeiros saqueadores, piratas – como os batizou Julianna -, da pior espécie, qualificados para aumentar o volume de reclamações contra os desserviços prestados pela TAM.
Adriano
17 de dezembro de 2013 - 03:41Imagina na Copa!!! Amo o Brasil, mas as vezes (quase sempre) me envergonho dessa terra. Tantas caravelas chegando nas Américas e logo as Portuguesas pararam por aqui, é muita falta de sorte!! Boa sorte e não desista, a TAM tem que abrir os olhos!! Abraços!
Fernanda
11 de dezembro de 2013 - 22:17Parabéns pela coragem de expor este problema “corriqueiro”. Vim de Nova York e minha mala, bem como a de várias outras pessoas do mesmo vôo chegou aberta. Na minha remexeram em tudo, mas nada faltava. Para uma família do Piauí e uma de São Paulo a mala chegou vazia. Isto é uma vergonha diante do preço de uma passagem aérea aqui no Brasil!
Maria Elisabete Teixeira
9 de dezembro de 2013 - 22:16Com a mesma indignação também partilho com vocês o ocorrido comigo.No dia 02/09/2013 embarquei no aeroporto de Guarulhos com destino a Cracóvia-Polônia. Tal minha surpresa quando desembarquei no aeroporto de Varsóvia-Polônia, e minha mala estava sem um dos cadeados e o cadeado fixo da mala estava todo arrebentado, o carrinho da mala todo fora do lugar, a manga de uma jaqueta estava para fora da mala.Fiquei tão chocada que não tive reação, algumas pessoas me perguntaram se estava tudo bem, quando totalmente constrangida abri minha mala e a princípio parecia que estava toda revirada, mas que nada faltava,Total foi o constrangimento que nem me dirigi ao balcão da companhia para registrar o ocorrido, pois minhas roupas intimas estavam todas abertas . Fui para a cidade de Cracóvia de ônibus, e somente quando cheguei no hotel e abri minha mala para retirar a bagagem e que verifiquei que faltava alguns pertences, como semi-joias que estavam embalados no fundo da mala.Conversei com outros amigos pois estavam viajando comigo pois erámos um grupo e também outra amiga teve pertences roubados, tais como perfumes. A Cia não é a TAM, mas a TAP. Não sei onde ocorreu o roubo se foi no Brasil, Portugal onde fiz conexão , só sei que me senti invadida em minha privacidade. Já estou tomando algumas providências, e penso que temos que denunciar.
marco
9 de dezembro de 2013 - 21:11eu e minha familia iamos pra disney pela TAM
Iamos…
Murilo P. Siqueira
7 de dezembro de 2013 - 10:39Não devemos nos conformarmos com esta sacanagem toda. !!! Afinal, a TAM tem toda a responsabilidade sobre isto !!! Já houve tempo para esta Empresa cuidar disto com mais afinco.
É degradante, imundo, nojento, se ver nesta situação que há muito deveria ter acabado !!!
Vamos à luta !!! .
Anonimo
7 de dezembro de 2013 - 09:16Com esses MALAS governando o Brasil, tudo será bagunçado. O ParTido moiritário no País, creceu na clandestinidade às custas até de assalto a bancos.
Hoje o que vemos toda hora, todo dia é assalto a tudo.
Jp
6 de dezembro de 2013 - 11:58Além do mais ,quem procura emprego em uma empresa de grande porte como a TAM , ainda passa pelo teste de que tem que ter nível superior ou pelo menos está cursando. Ai te pergunto , para que serve o nível superior na TAM? Palhaçada.
Milton Fernandes
5 de dezembro de 2013 - 22:38Tenho um processo contra a TAM de 3 malas completas que sumiram a 4 anos qdo vinha dos USA para Fortaleza e até agora nada. É uma companhia extremamente negligente e sem compromisso com seus clientes, um absurdo. Mesmo sabendo que moro nos USA tiveram a cara de pau de me oferecer uma passagem na america do sul e na baixa estação como indenização, PENSE!!!!
ELEITOR
5 de dezembro de 2013 - 20:58EU IA COMPRAR MINHA PASSAGEM PARA FORTALEZA PELA TAM, AGORA SABENDO DISSO NAO VO MAIS COMPRAR.
VO DE CARRO MESMO.
wilbar
5 de dezembro de 2013 - 17:55Fácil.. deixem de usar a TAM… Se o faturamento cair drasticamente, eles dão um jeito….
claudenilton
5 de dezembro de 2013 - 00:00tudo culpa do nosso grande Pais. que não tem nenhuma segurança é vergonhoso eu sou Brasileiro mas não tenho nenhum orgulho são tantas coisas. que á com tese que só nus dar nojo..
Monica
4 de dezembro de 2013 - 18:11è verdadi no banco els robam na venda di passagem deveria pagar menos comprando na hora a passagem . Eu estava no aeroporto do Rio de Janeiro espèrando o vou para Vtoria que comprei pela internèt na Italia por 83 Euro Rio Vitoria vitoria Rio.. Chegou um rapaz que perdeu o vou um pouco antes eles venderam a 300 reais o dobro da passagem que ele tinha pagado este rapaz viajou no mesmo vou meu ….
Ana
4 de dezembro de 2013 - 16:23SEm punição rígida e exemplar, nada irá mudar. Nossa justiça acaba sendo conivente. Também já tive peças furtadas de dentro da mala, voltando de NY, porém com tamanha destreza que até o cadeado estava intacto!
apinajé
4 de dezembro de 2013 - 14:42São os “malas” cuidando das malas,o ano que vem com a copa e o Brasil lotado de gringo,a festa vai ser padrão FIFA.
em aeroporto,somos roubados no cafezinho,no copo d’agua,no pão de queijo,no check in,no excesso de bagagem…salve-se quem puder…
um abraço
Raga Neil
4 de dezembro de 2013 - 11:52Já fui roubado em voos pela TAM e voltando de Belém ou Manaus(não lembro direito).perdi um equipamento novo, instrumento de trabalho que seria usado logo após o desembarque e tal.Me fodi e fiquei sabendo que muita gente se fode nesta merda de TAM.Quem são estes piratas?Como ninguém percebe a ação destes fdp ou fazem vista grossa?Como é possível uma companhia deste porte dar espaço pra este tipo de coisa!bando de desgraçados.
kaory taniguchi
4 de dezembro de 2013 - 10:39isso eh brasil pode de tudo nw tem lei aqui …
kaory taniguchi
4 de dezembro de 2013 - 10:38eh minha gente aqui eh o brasil pode de tudo….
Neide Riegler
4 de dezembro de 2013 - 07:21no Balcao de vendas éles também usam desses sistemas de roubos, além de mandar o cliente para os aereoportos errados, uma canalhice.
luiz rocha
4 de dezembro de 2013 - 07:09Este tipo de roubo já acontece há vários anos e sempre vão acontecer, infelizmente, nunca os culpados sofrem
qualquer punição por seus atos ilícitos. Tá na hora de alguém tomar uma atitude, deveria haver mais rigor por estes crimes praticados por “funcionarios” ladrões que prestam serviços dentro dos aeroportos.
Gabriela Brega
4 de dezembro de 2013 - 01:37É com tamanha indignação que deixo aqui também o meu depoimento… Há 5 anos atras viajei para Paris, lá descobri que minha mala (comprada especialmente para essa minha primeira viagem internacional) havia sido extraviada. Fiquei os 3 primeiros dias das minhas tão sonhadas férias sem ter roupa para usar, até que minha mala, com cadeado arrombado, rodinhas quebradas e totalmente revirada, foi localizada. Depois de um processo longo e demorado fui reembolsada pela tam e companhia do seguro viagem. Porém, quando achei que um raio não poderia cair duas vezes no mesmo lugar, fui surpreendida. Voltando de férias no dia 22/11/2013, de Los Angeles para Belém, a tam me informa que minha bagagem havia sido extraviada. Na verdade, viajei num grupo de 5 pessoas e tínhamos 7 malas ao todo, dessas 7 apenas 2 chegaram ao destino final… Fomos informados que 5 estavam perdidas. Agora o que ninguém conseguiu me informar foi como que 5 malas se perderam (será que saíram correndo?) e como que de repente a companhia área tam se fragmenta. A tam de Belém não tem informações da tam de Manaus, muito menos da tam de Miami e menos ainda da american airlines com quem tem parceria, e por aí vai… Além do estresse, angústia e tristeza de ficar sem mala, temos que ter gigantesca paciência para lidar com o total despreparo, ignorância e falta de vontade dos “agentes tam”. Mas, graças a Deus depois de 2 dias recebemos nossas malas, com cadeados arrombados, roupas reviradas, rodinhas e puxadores quebrados, sujas, mas com tudo dentro… Agora me resta a seguinte dúvida: até quando teremos que pagar caro e calados por um serviço que está cada dia pior???
Imaculada
4 de dezembro de 2013 - 00:09Sinto dizer, pois ja passei por este dissabor.
As lei da aviaçao Civil são arcaicas e só protegem as Cias Aereas..
A empresa q te fato viola as bagagens, segundo a policia federal, é a SATA e no bagageiros das aeronovaes!
Boa sorte, pois eu não tive!
EDSON
3 de dezembro de 2013 - 23:33OLHA! ISTO E UM CASO DE POLICIA MESMO, VC DEVE DENUNCIAR A POLICIA FEDERAL, PROCURE SEUS DIREITOS VA FUNDO … ESSES LADROES DEVEM VARRIDOS DA EMPRESA E TEM DE SE PRESOS . ESTA EMPRESA TEM DE COLOCAR FUNCIONARIOS COM QUALIFICAÇAO HONESTA, ENQUANTO QUE OS LADROES DEPOIS DE CADEIA TEM DE IR E VARRER RUAS…
Vanessa
3 de dezembro de 2013 - 22:18Meu namorado também sofreu roubo num vôo retornando de Miami. A principio a mala estava intacta, porém ao chegar em casa vimos que sumiram alguns itens entre eles relógio e perfumes…
Carlos
3 de dezembro de 2013 - 17:11Há um ano, no voo Congonhas-Belém, minha mala chegou toda quebrada também. Tive que carregá-la na mão, pois ela saiu do bagageiro da Gol nesse estado. Fiquei chocado! Eles simplesmente brincam com nós, consumidores. Entretanto, não devemos deixar em branco situações como essa.
Adelson Pessoa
3 de dezembro de 2013 - 16:28Aconteceu comigo tbm. Nem pude tirar fotos pq no meu caso não reavi minha mochila. Tbm estou acionando a TAM, apesar do meu prejuízo ter sido bem menor q o caso em tela.
Carlos Mello
3 de dezembro de 2013 - 13:45Certamente o advogado será bem sucedido na ação, pois o que não falta nesse país é jurisprudência de casos como esse.
Não podemos deixar de reivindicar nossos direitos, temos que cobrar por prestação de serviços com qualidade, seja gratuito ou pago, é direito.
Andre
3 de dezembro de 2013 - 13:43Faz tempo que não despacho mais minhas malas,tento ao máximo levar somente o básico e levar minha mala como bagagem de mão!
André
3 de dezembro de 2013 - 13:41Por essas e por outras que não despacho mais minha mala,tento levar o mínimo dw bagagem possível e levar como bagagem de mão!
Dario
3 de dezembro de 2013 - 13:02Em todas as cias aéreas isso acontece, umas mais outras menos. Tem que acionar a cia TAM e receber por todos os prejuízos materiais e principalmente morais.
Fernando Takao
3 de dezembro de 2013 - 12:31Infelizmente, minha mala também foi violada em voo de Garulhos para Belém a um mês atrás. A mala chegou 2Kg a menos, onde levaram perfumes, eletrônicos, relógios, chocolates, etc.
Maria Oliveira
3 de dezembro de 2013 - 10:03Isso já aconteceu comigo, não nessa proproção, mais já abriram minha mala, não recordo qual cia aérea foi, mais o que existe são verdadeiros ladrões, funcionários das empresas que roubam e mexem nas nossas bagagens. Alguém tem que fazer alguma coisa.
Julianna Bogéa
2 de dezembro de 2013 - 15:54Obrigada pelo apoio pai. Vamos juntos divulgar tamanho desrespeito e “gritar” para todo o Brasil que precisamos lutar contra essa falta de dignidade que muitas vezes somos tratados.
Em frente, filha, com destemor. Conte sempre comigo.