Hiroshi Bogéa On line

Normalizado acesso ao blog

Finalmente, parece que o sufoco passou.

Foram quatro dias de aborrecimentos, ligações telefônicas interurbanas demoradas, troca de emeios, e uma infinidade de outras operações estressantes na Internet, tudo na tentativa de restabelecer a normalidade de publicação do blog, que sofreu um bug no domingo.

Primeiro, ficou fora do ar durante parte da manhã dominical.

Depois, normalizou apenas em alguns computadores – sendo que a maioria das tentativas de acesso em Marabá direcionava sempre para o site do provedor do blog – Zooming Tecnologia.

Seguindo orientação de um comentarista do blog, cujo alerta foi reenviado ao provedor, à noite de ontem, 27, a parada foi resolvida.

Para encerrar, reproduzimos textuais do Suporte Técnico da Zooming, esclarecendo o problema, depois de solucionado:

 

 

O problema é de DNS sim.

Todo site tem um endereço numérico, chamado endereço IP.

O DNS é um serviço que converte o nome do site para o endereço numérico, que é o que é realmente usado pelos computadores.

Com a mudança de servidor, seu site teve o endereço IP alterado, então alteramos o DNS de modo que o nome passe a converter para o novo endereço IP.

O DNS tem configurações de cache, ou seja, de memória temporária, que é informado aos computadores. Quando o computador consulta o DNS, ele recebe o endereço IP e um tempo de validade desta informação, que normalmente é de 24 horas.

Nas próximas 24 horas o computador não precisa consultar mais o DNS e usa a informação obtida previamente, acelerando este processo.

Para a migração do seu site mudamos este tempo de cache para 5 minutos, então seu computador deveria buscar o novo IP após 5 minutos da consulta inicial.

Parece, no entanto, que o seu computador não está recebendo o endereço novo, e isto provavelmente está acontecendo pois o servidor do seu provedor não deve estar respeitando a regra de tempo de cache.
Infelizmente neste caso a solução é aguardar o cache expirar, de modo que o provedor faça uma nova consulta e obtenha o novo IP.

Algumas vezes resetar seu computador ou seu modem de conexão banda larga resolve o problema, caso o cache esteja sendo armazenado neles.

Fico à disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,

Suporte Técnico Zooming

Post de 

2 Comentários

  1. Leandro

    28 de julho de 2011 - 09:18 - 9:18
    Reply

    E bom saber que resolveram seu problema.
    Sou leitor fiel ao seu Blog, quando precisar de alguma ajuda de T.I. e só chamar (publicar).
    Abraço.

    • Hiroshi Bogéa

      28 de julho de 2011 - 09:20 - 9:20
      Reply

      Oi, Leandro. Meus sinceros agradecimentos, parceiro. Seguimos “a pista” e o problema foi resolvido. Abraços.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *