Nome de Belisário Arce indicado para ocupar Secretaria-Geral da Organização de Tratado de Cooperação Amazônica

Publicado em 19 de maio de 2021

O diretor-executivo da PanAmazônia, Belisário Arce, foi indicado para a Secretaria-geral da Organização de Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

O órgão que reúne oito países da Amazônia Legal foi criado em 2003 e tem sede em Brasília.

Caso seja escolhido, essa pode ser a primeira vez que o Brasil vai gerenciar o organismo.

Falando ao blog, o presidente do Conselho Diretor da Associação PanAmazônia,  empresário marabaense Alexandre Zucatelli, disse que a indicação do nome de Arce, encaminhada ao Presidente Jair Bolsonaro através de carta, está amparada  na biografia  qualificada do candidato ao cargo.

“O Belisário é um dos personagens que mais conhece as necessidades e potencialidades do países que compõem a Organização de Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), estando apto a nos representar, como aos demais signatários da organização, com competência, seriedade e amor à luta pelas nossas causas, que são inúmeras”, diz Zucatelli.

Alexandre diz ainda que para que o nome de Belisário Arce seja aprovado, terá que ser apreciado pela Presidência da República.

“Em razão desse formato de escolha do  dirigente maior da OTCA, é que nos dirigimos ao presidente Jair Bolsonaro, através de uma carta, solicitando  sua indicação, porque temos certeza de que ele é a pessoa desenhada para tocar os destinos da organização”, garante Alexandre.

Alexandre conclui dizendo que não basta o Presidente da República fazer a escolha.

“Depois da indicação do nome, pelo Presidente da República,  o processo é encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores,  que terá a reponsabilidade de estender contatos diplomáticos a outras chancelarias dos países que integram   a Organização de Tratado de Cooperação Amazônica. A escolha é sacramentada depois que se registra unanimidade entre todos os oito países”, explica.

Zucatelli reforça a importância de Arce à frente da OTCA analisando sua luta pela constituição da entidade.

“Belisário Arce  é um dos membros pioneiros da organização, razão maior para termos esse brasileiro qualificado dirigindo nossos destinos na organização”, finaliza Alexandre.

Conforme cópia do documento encaminhado à Presidência da República, o pedido foi formalizado dia 7 de maio.

Na foto, Alexandre Zucatelli e Belisário Arce