No combate à violência, Governo deflagra Operação “Lago de Tucuruí”

Para coibir a prática criminosa com ações desencadeadas de forma integrada pelo sistema público de segurança, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) lançou, nesta quinta-feira (19), mais uma operação que compõe a segunda fase do projeto “Segurança Por Todo o Pará”, desta vez em Tucuruí, no sudeste paraense e sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública.

A operação, denominada “Lago de Tucuruí”, homônima à região integrada, percorrerá os sete municípios e contará com agentes de segurança pública da polícias Militar e Civil, além de homens do Departamento de Trânsito, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), da Polícia Científica do Pará (PCEPA), além dos órgãos municipais de trânsito que também contribuem na ação integrada.

As ações serão desenvolvidas pelos próximo dias, com as equipes realizando abordagens e patrulhamento em áreas indicadas pelo levantamento da mancha criminal, com o objetivo de proporcionar mais segurança e reprimir o cometimento de crimes. O combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes será um dos pontos observados na operação.

No trânsito, as fiscalizações buscarão a manutenção da eficácia das norma legais, bem como realizar procedimentos de autos de infração de condutores que eventualmente descumpram o Código de Trânsito Brasileiro, como por exemplo, a alcoolemia.

Todos os materiais encontrados na ação integrada serão periciados, além de inspeção de supostas adulterações e exames de elementos que compõe veículos suspeitos. Somam também às ações a fiscalização do cumprimento de medidas de monitoramento eletrônico.