A Banda Rodrigues dos Santos, do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, fará uma apresentação gratuita em comemoração aos seus 135 anos de fundação nesta quarta-feira, 20, às 18h, no Theatro da Paz. Um grupo folclórico da terra foi convidado a se apresentar junto com o grupo, que mostrará um repertório que vai do erudito ao popular. Os ingressos para a apresentação poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 9h. Esta será a segunda vez que a banda se apresentará no teatro.

 

Fundada em 24 de fevereiro de 1881 como “Clube Musical Cezarino das Chagas”, o grupo teve o nome alterado para “Clube Musical Rodrigues dos Santos”, em 1886, para homenagear João Rodrigues dos Santos, que passou a colaborar financeiramente com a entidade. Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual N° 488, em 1952, tornou-se Sociedade Artística Beneficente Rodrigues dos Santos. Atualmente, a instituição desenvolve projetos para promoção do ensino da música no municpipio por meio da inclusão sociocultural, bem como a valorização do ensino musical na formação completa do cidadão.

A escola atende 300 alunos, com cursos de musicalização, prática de instrumentos de sopro, violão e percussão, e desenvolve também um trabalho de extensão na comunidade de Cachoeira. A banda tem 60 integrantes, na faixa entre 10 e 20 anos, todos formados na Escola de Música da banda. Em 2010, tornou-se Patrimônio Artístico e Cultural, bem como Órgão de Utilidade Pública do Município de São Caetano de Odivelas. Recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Pará o título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à cultura. Com 135 anos, a Banda “Rodrigues dos Santos” é considerada o patrimônio cultural mais antigo do município de São Caetano de Odivelas e é uma das mais antigas bandas de músicas do Brasil.

 

Natural de São Caetano de Odivelas, Marcio Rodrigues iniciou os estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Artística Beneficente Rodrigues dos Santos. Em 1988, ingressou como clarinetista na Banda “Rodrigues dos Santos”. Tornou-se professor na escola de música da banda, onde implantou uma nova filosofia de ensino voltada a crianças e jovens, a partir de um trabalho de reestruturação e renovação do grupo. Em 2007, formou-se pelo Conservatório Carlos Gomes no Curso Técnico em Música: Mestre de Banda, Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. Atualmente, é presidente da Sociedade Artística Beneficente Rodrigues dos Santos e regente da banda.