Mutirão com 8 mil vagas para exames práticos é anunciado pelo Detran

Publicado em 18 de agosto de 2021

A partir desta quinta-feira, 19, os moradores de Belém e região metropolitana, assim como das ilhas, poderão realizar o exame prático de carro, moto e transporte de passageiros com lotação superior a oito lugares durante o mutirão promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). A ação que vai disponibilizar oito mil vagas busca reduzir a demanda que esteve muito alta devido as medidas de restrição e circulação de pessoas impostas pela pandemia da covid-19.

O exame prático é composto de três etapas: a primeira é fazer a baliza (estacionar), onde o candidato tem 5 minutos para concluir a tarefa, em até três tentativas. Na segunda etapa, o candidato precisa realizar o percurso indicado pelo instrutor do órgão. Já a terceira fase é retornar com o veículo até a área de exames e parar o veículo no local adequado.

De acordo com o Detran, um instrutor do órgão acompanha e avalia o candidato durante toda a execução das etapas, e que o candidato não pode ultrapassar três pontos ao cometer falhas. No dia do exame, o usuário precisa ter em mãos um documento com foto (original) e o comprovante impresso do agendamento. Em caso de reteste, também é necessário levar o boleto pago.

Como se inscrever

O usuário deve fazer o agendamento por meio do site do Detran, webchat ou call center do órgão, pelo número 154.  As provas acontecerão no Ginásio Municipal de Ananindeua (Abacatão), até o dia 1º de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O ginásio fica localizado na avenida Arterial 5-B, 181, na Cidade Nova.