Por ocasião da posse de Fernando Coura na presidência do Instituo Brasileiro de Mineração, em Brasília, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Italo Ipojucan, manteve contato com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, cujo tema principal da conversa foi o futuro da Alpa.
Ítalo conta que o presidente da mineradora ponderou ter “imenso carinho pelo Pará, onde viveu parte de sua vida de executivo”, razão pela qual nutre “compromissos com o Estado”, ratificando a construção da Alpa como fato consumado. “A Alpa é um compromisso da Vale”, disse Murilo.
Ítalo Ipojucan disponibilizou “esforços da ACIM como aliada incondicional do projeto, para ajudar na articulação de ações voltadas à desobstrução de alguns obstáculos que estão interferindo no cronograma do empreendimento”.
Narrou a Murilo a última movimentação da associação junto ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em audiência ocorrida em Brasília, informando-o da receptividade do ministro em assumir a luta pela hidrovia.