Mundo do Rádio: a arte e o talento do comunicador Arildo Carvalho

Publicado em 11 de fevereiro de 2021

Desde que surgiu no Brasil, o rádio tem sido um personagem ativo de nosso processo histórico.

Sua atuação como veículo de comunicação é marcada, mesmo nos momentos de crise, por um forte poder de renovação

Para quem viveu  dentro de estúdios de rádio, como este blogueiro,  dirigindo áreas artísticas e de Jornalismo, observar a evolução do rádio, e seus personagens, principalmente em nossa região, ora implantando projetos como a Rádio Itacaiúnas, em Marabá; e a rádio Imperatriz, na vizinha cidade -,  é com imensa satisfação que registramos  a presença de um profissional atuando hoje na rádio Web, e que esbanja competência por  ter a capacidade de unir dois estilos totalmente diferentes do modo de fazer Rádio.

Trata-se de Arildo Carvalho, profissional de comunicação social que atua há mais de 30 anos nas emissoras do Maranhão, encabeçando atualmente um projeto pessoal.

Arildo sabe cadenciar os estilos AM e FM de forma sincronizada, calibrando a dosagem de cada um com impecável estilo de leitura e interpretação de textos, além da perfeita técnica de respiração na hora em que solta a voz.

Atuando décadas numa cidade que hoje é referência dos bons locutores do país na Região Norte, Arildo dedica-se a uma rádio web de sua propriedade, fazendo aquilo que sabe fazer com extremo amor e dedicação.

Pegando sua biografia, pode-se dizer que ele viveu uma odisseia  no rádio maranhense.

Começou na Radio Mirante FM, em 1990, Imperatriz,  selecionado em um teste  realizado na empresa para contratação de locutores.

Iniciou como estagiário atuando na madrugada, como ocorre com todo iniciante de locução nas empresas radiofônicas – até assumir horários nobres.

Depois de uma temporada na Mirante, Arildo foi contratada pela FM Terra, onde permaneceu bom período.

Só que o talento de Arildo foi de novo mirado pela Mirante, para onde retornou tempo depois.

Ficou entre a Mirante e Terra, indo e vindo.

Que fique bem claro: as idas e vindas não tinham nada a ver com algum tipo de problema de relacionamento com  dirigentes das duas emissoras.

“Foi tudo por vontade própria. Ainda muito jovem, eu não tinha muito apego a tempo de serviço. Era convidado para trabalhar em outra emissora, e ia”, diz Arildo.

Embora atuasse mais em FMs, nosso competente locutor nasceu com o dom natural de adaptar-se às situações antagônicas, sabendo perfeitamente manter em evidência ora o estilo FM, ora a forma clássica de dirigir-se a ouvinte de AM – emissora de  Amplitude Modulada.

E ele viveu o “boom” da atividade FM exatamente em seu período de consolidação como “rádio do futuro” – aquela que tecnologicamente surgira para substituir a AM em qualidade sonora.

Há um hiato na vida profissional de Arildo Carvalho.

Entre 94 e 1995, ele decidiu mudar-se para São Paulo, em busca de novos horizontes.

“Não fui com intuito de fazer carreira no rádio, mas trabalhar em novos campos. Passei pouco tempo na capital paulista”, conta.

Arildo voltou a Imperatriz contratado, de novo,  pela FM Terra, onde permaneceu por 25 anos.

Nesse período de mais de duas décadas atuando na FM Terra, Arildo  acompanhou o sucesso da faixa de transmissão FM, como nova tecnologia da radiodifusão, que já estava absorvida pelos ouvintes como uma importante estrutura de sustentação das políticas de promoção e divulgação musical implantadas pela grande indústria fonográfica multinacional e, até hoje, não conseguiu se libertar desta função.

Nessa escola, o talentoso locutor sempre entendeu que seu “forte” era a leitura dos textos publicitários

Como profissional de comunicação social, dentro de uma emissora de rádio,  Arildo confessa que gostava mais de emprestar sua voz às gravações de comerciais, spots, e vinhetas.

“Eu gostava mais de Publicidade, gostava mais de fazer gravações publicitárias e não  em trabalhar animando programas realmente”.

Mas como está no sangue de todo locutor, Arildo dedicou-se com muito profissionalismo os programas que ele animava.

“Sempre tive respeito para com meus ouvintes, é tanto que a maioria desses ouvintes que me ouviram pelas emissoras por onde trabalhei,  todos estão comigo aqui na minha rádio web”, destaca o profissional de comunicação, cheio de orgulho.

Em 2015, se desligou da Terra e partiu para uma carreira solo experimentando os primeiros efeitos  do mundo Web.

“Eu já tinha a ideia de fazer uma rádio web, mas como eu trabalhava na rádio Terra -, o patrão, certamente, não aceitaria  eu fazer uma carreira paralela. Então, quando eu me desliguei na emissora, comecei a implantar meu projeto, Já estou indo aí para seis anos tocando aqui minha emissora digital, a Rádio manvox.com”, conta o locutor.

 

AQUI, o link da rádio web de Arildo)

 

Carvalho não vivei a escola do Rádio AM, mas tem todos os seus traços, quando um texto clássico assim exige.

O que se pode dizer  do universo profissional de Arildo é que ele tem dentro de si todos os formatos da radiodifusão:  AM, FM, Rádio Comunitárias e Rádio Web.

Com uma linguagem simples, coloquial às vezes, quando a situação exige,  utilizando a simpatia, alegria, o tom de informalidade e o poder de comunicação, os programas de variedades “animados” por Arildo conquistam todos os gostos.

Durante a sua caminhadas pelo mundo do rádio, trabalhando nas melhores emissoras do Estado do Maranhão, Arildo Carvalho soube administrar seu tempo.

Além do trabalho na área de comunicação social, ele  concluiu o curso de Direito em 2012.

“Sou bacharel  em Direito, porém não atuo ainda  na área de advocacia, porque a Publicidade e o Rádio nunca saíram de mim, nunca me deram espaço para mudar o curso de minha vida profissional”, revela.

Atualmente, além de tocar seu projeto na sua própria rádio web, Arildo Carvalho faz conexões para algumas emissoras de rádio.

“Trabalho boletins e participações especiais para as rádio Arari (Maranhão), Rádio Web Camocim (Ceará),  Rádio Ita Web, em Ceilândia (Brasília), Rádio Comunitária Açaí (Imperatriz) e para a rádio Alternativa FM, em São Luís”, revela o profissional.

Fazer conexões para emissoras diversas, atuar diretamente animando o espaço de sua emissora web, tudo isso dignifica a carreira profissional de Arildo ,  deixando-o ciente de seu valor como agente de comunicação social.

Só que ele ama mesmo é a Publicidade.

“Faço todas essas participações em várias emissoras de rádio diariamente, mas o que me enche de satisfação e felicidade são as gravações publicitárias que faço para meus clientes”, conta, radiante.

Arildo grava, diariamente, para grandes empresas, entre elas, o Grupo Mateus da rede supermercadista, Equatorial Energia (antiga Cemar, no Maranhão), Liliani Magazine, citando apenas estas.