Mulheres festejam 82 anos do voto feminino

Publicado em 24 de fevereiro de 2014

 

Muher na Duque

Um evento realizado na tarde desta segunda-feira (24), em frente ao palacete Augusto Dias, na Praça Duque de Caxias e que contou com a presença do prefeito João Salame, marcou a comemoração pelos 82 anos da conquista do voto feminino no Brasil. A luta pela aquisição deste direito começou antes mesmo da primeira Constituição, de 1824, mas só em 1932 – quase um século depois – o Código Eleitoral provisório, instituído por decreto de Getúlio Vargas, declarou eleitor “o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo”.

Aprovado na Inglaterra em 1918, onde motivou protestos violentos e nos Estados Unidos em 1920, o voto feminino representou um dos maiores avanços no sentido de equiparar homens e mulheres em relação a direitos e deveres. Apesar da demora em garantir esta conquista às mulheres, o Brasil esteve à frente de muitos países, entre eles a evoluída França, por exemplo, que demorou até 1944 – 12 anos após o Brasil, portanto – para adotar a mesma medida.

O movimento de mulheres de Marabá, tendo à frente a primeira dama, Bia Cardoso Salame, a presidente da Câmara, vereadora Júlia Rosa e demais lideranças comunitárias, não deixou passar em branco a oportunidade para festejar a data, celebrada em todo o mundo. Elas lembraram que já houve muitos avanços, mas que é preciso avançar ainda mais na elaboração de políticas públicas voltadas para as mulheres.

A recente criação da Coordenadoria Municipal da Mulher foi citada como um exemplo do compromisso da atual administração com a busca pela redução da desigualdade  de direitos e oportunidades entre homens e mulheres em Marabá.

Aniversário – As mulheres aproveitaram, também, para parabenizar o prefeito João Salame Neto, pela passagem de seu aniversário com direito a bolo e o tradicional “Parabéns Pra Você”. O prefeito agradeceu o apoio que vem recebendo de todos os segmentos da sociedade, frisou as conquistas já alcançadas em seu primeiro ano à frente da Prefeitura de Marabá e garantiu que ainda será possível avançar muito na construção de uma cidade melhor para homens e mulheres. Da Praça Duque de Caxias, Salame seguiu para a Câmara Municipal de Marabá, para a solenidade de assinatura de diversos convênios entre o Instituto Nacional de Reforma Agrária – Incra e prefeituras da região.