Hiroshi Bogéa On line

MP pede urgência na manutenção de equipamento de ressonância magnética do Hospital Regional do Sudeste do Pará

O Ministério Público do Pará (MPPA) enviou uma notificação a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e a direção do Hospital Regional do Sudeste do Pará Geraldo Veloso (HRSP), pedindo a manutenção do equipamento de ressonância magnética do hospital e a redução do tempo de espera dos pacientes para a realização do exame.

A Recomendação foi expedida e assinada pela promotora de justiça de Marabá, Mayanna Silva de Souza Queiroz, em fevereiro deste ano.

No documento, a promotora argumenta que a falta de manutenção e outros problemas que existem nos equipamentos de ressonância magnética “retardam a assistência aos pacientes e aumentam o risco de morte e de sequelas neurológicas permanentes”.

O MPPA pede que tanto a Sespa, quanto a direção do Hospital Geraldo Veloso informe sobre a quantidade de pessoas na lista de espera para realizar exames de ressonância magnética, quais as empresas contratadas para fazer a manutenção dos aparelhos e quais as datas dos serviços.

Em nota, a direção do HRSP em Marabá, afirmou que o aparelho de ressonância magnética da unidade está em pleno funcionamento, mas que tratasse de um equipamento antigo e que por isso existe uma dificuldade na obtenção de novas peças.

A direção do Hospital informou também, que já solicitou para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de ofícios enviados em 10/10/2019 e 3/2/2020, a aquisição de um novo equipamento de ressonância magnética para a unidade, e que a regulação dos exames é feita exclusivamente pela Central Regional de Regulação.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *