
Muitas situações inusitadas vem ocorrendo na fila do credenciamento para as moradias do programa Minha Casa Minha Vida, de responsabilidade do Governo Federal e que recebe apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (SEASP), que nada tem a ver com a coordenação do programa naquela secretaria. Uma dessas reclamações refere-se à venda de senhas por oportunistas, prática que deve ser denunciada à polícia, visto que se trata de algo além da responsabilidade da secretaria.
Segundo Bia Cardoso, titular da SEASP, foi divulgado um calendário de atendimento para as prioridades (gestantes, portadores de necessidades especiais e idosos) e para áreas distintas da cidade. “Não há necessidade de ninguém ficar três dias na fila. Estamos trabalhando para que todos sejam atendidos”, disse.
Existem também aquelas pessoas que insistem em “furar” a fila. Bia informa essa prática apenas atrapalha e tumultua o cadastramento do Minha Casa Minha Vida e que todos os interessados serão atendidos igualitariamente.
Outro fato que tem preocupado a coordenação da SEASP é a falta de documentos. “Tem gente que se diz casada portando documento de solteira”, exemplifica Bia, complementando ainda que os portadores de necessidades especiais são obrigados a apresentar laudo médico indicando o CID (Código Internacional de Doenças) de sua deficiência. Esse código ajuda na digitalização dos dados, sendo imprescindível na identificação da preferencial.
Veja a seguir, o calendário de atendimento para cadastramento no Minha Casa Minha Vida:
DIA | PÚBLICO |
10 e 11/03 | Prioridades (Idosos, PcD, Gestantes)de todas as localidades do município |
12, 13, 14/03 | Núcleos São Félix e Morada Nova |
17, 18, 19, 20, 21/03 | Complexo Cidade Nova |
22/03 | Marabá Pioneira |
24, 25, 26, 27/03 | Complexo Nova Marabá |
apinajé
14 de março de 2014 - 17:12é a prova que o povo sofre de “coitadismo crônico”esse é o mesmo povo que no início do ano dorme na fila por dias para pegar uma senha e para matricular seus filhos nas escolas tidas como as menos ruins,não duvidem,aqueles que conseguirem a casa através desse programa ainda sairão comemorando se sentindo sortudos,é para esse povo que se governa….”pobre povo brasileiro”.
programa minha escola minha vida já!!!
um abraço
Luis Sergio Anders Cavalcante
14 de março de 2014 - 09:06Hiro, ontem(13.03.14(Quinta) ví a bagunça em que se transformavam as filas que se formavam; ora na Maçonaria ora na Escola Mendonça Vergolino. Correria de centenas de pessoas com cadeiras/bancos etc. debaixo dos braços indo e voltando dum predio para o outro. Aviltamento e humilhação. Dizem que o slogan deveria ser : Minha Casa Minha Dívida”. O povo é manipulado e nem percebe. Assistencialismo, clientelismo ou o que quiserem. Vida de gado dessa grande parcela de munícipes. Em 14.03.14, Mba.-PA.
Elodi
13 de março de 2014 - 20:34Hiroshi o povo foi massacrado demais, muito sofrimento, humilhação. Lamentável
Func.público
13 de março de 2014 - 19:39Na verdade,é contraditório quando se diz que todo mundo será atendido,pois as senhas são limitadas e a oferta é menor que a procura.Toda essa confusão poderia ser evitada apartir do momento em que as pessoas começaram a chegar,isso já num sábado conseguentimente homens da guarda,postura e ag.patrimoniais com apoio da policia militar,teriam que identificar quem é quem entragava-se uma senha provisória formava-se fila única e seguindo esse padrão toda essa bagunça e humilhação não estaria acontecendo.
Fui pra lá pegar uma senha pra minha cunhada que é deficiente isso já num Domingo de manhã o tumulto e a bagunça já estava formada,tentei conversar com o comandante da guarda por sinal uma pessoa bruta e ignorante,logo me disse”que não tinha nada haver com isso”,então conversei com um policial militar que disse se a”guarda quizesse resolver isso resolveria sim,pois daquele jeito estavam queimando o filme do prefeito,homens tem pra fazer isso é só querer”.
Diodézia dos Reis
13 de março de 2014 - 12:56Boa tarde Hiroshi, houve um erro de digitação no calendário da Minha Casa Minha Vida.Marabá Pioneira é 22/03. Abraços
Diodézia, corrigido, querida. Obrigado